dattos ai (1)

Guia de bolso para inteligência artificial nas funções de finanças

Balanço patrimonial: o que é, para que serve e como fazer

Balanço patrimonial: veja como esse documento pode ser elaborado com eficiência e saiba também como ele é utilizado. Confira!
Contadora realizando um balanço patrimonial eficaz com as melhores práticas.

Balanço patrimonial é um relatório que consiste em uma das demonstrações financeiras mais importantes para a realidade e equilíbrio das finanças de uma empresa. Essa demonstração tem foco na análise patrimonial e na construção de um retrato fidedigno do posicionamento mercadológico ou situação financeira da empresa. 

Durante o balanço, as lideranças contábeis conferem todos os fatores organizacionais capazes de gerar lucro. Além disso, organizam a liquidação das obrigações com terceiros. Nesta demonstração, os dois conceitos fundamentais são o ativo e o passivo, que representam todos os bens, direitos e obrigações da empresa.

No primeiro, listam-se todos os bens e direitos, ou seja os ativos. Já no segundo, analisam-se os valores a serem pagos pela empresa, ou seja, as obrigações da empresa com vencimento. Patrimônio líquido é a diferença entre os dois fatores. Com o balanço patrimonial, é possível traçar diferentes análises tendo como base esses dois indicadores. Assim, entendendo com mais detalhes a saúde financeira do negócio.

Dito isso, quais são as etapas essenciais do balanço patrimonial? É o que veremos ao longo deste guia exclusivo. Ótima leitura!

O que é o balanço patrimonial de uma empresa

Dada a importância do balanço patrimonial para a gestão financeira, é fundamental que ele seja estruturado a partir de processos organizados. Isso ocorre por meio da visão analítica dos responsáveis pela sua execução. Confira, a seguir, os passos principais desse processo.  

Como é feito o balanço patrimonial

Para entender nas empresas o que é balanço patrimonial, é preciso ter em mente que ele é feito com base em algumas etapas principais, a partir dos registros no livro diário, que vamos conhecer mais a fundo a seguir.

Quais são as principais contas do balanço patrimonial

As principais contas do balanço patrimonial representam os grupos de contas conjunto de ativos, passivos e patrimônio líquido (PL). O termo “balanço” indica que será realizada uma conferência entre o ativo e as contas de passivo para realizar a conferência de todos os saldos.

Neste caso, trata-se de uma operação de conciliação de dados, um processo fundamental para garantir a saúde financeira as empresas. Assista nosso webinar gravado gratuito sobre o assunto e aprofunde seus estudos!

balanço patrimonial

Determinação do período do balanço patrimonial

Inicialmente, a obrigatoriedade de elaboração dessa peça contábil é anual. Contudo, a depender da necessidade da empresa, essa rotina pode ser antecipada ou envolver um recorte temporal mais específico.

Por exemplo, imagine que a necessidade do CFO da empresa é apresentar seus balanços para um potencial investidor. Ou ainda, pense que eles precisam acompanhar com mais detalhes um cenário de crise que está transcorrendo na empresa.

Nesses casos, é possível fazer fechamentos contábeis intermediários. Ou seja, antes do fechamento anual, que ocorre no dia 12 de dezembro de cada ano.

Assim, é fundamental que os gestores determinem o período de análise do balanço para obter com precisão o resultado do exercício. Além disso, eles também precisam definir as equipes que ficarão responsáveis por sua execução.   

Balancete de verificação

Estipulado o período do balanço patrimonial, é hora de estruturar o balancete de verificação. Esse é um elemento essencial para a análise do patrimônio de uma empresa.

Basicamente, é feito um mapeamento inicial das receitas e despesas da companhia ao longo do período determinado para o balanço. Esse levantamento é o que dará indicativos se a organização está gerando lucros ou prejuízos. 

Para tanto, são estudadas todas as contas da empresa. Ou seja, tanto patrimoniais, quanto de resultados, assim como seus débitos, saldos e créditos a receber. 

Vale ressaltar que o balancete de verificação é apenas uma das etapas do balanço patrimonial. Afinal, apenas esse demonstrativo não é capaz de auferir toda a dinâmica dos lançamentos contábeis da empresa

O que é ativo e passivo no balanço patrimonial

Na estrutura de um balanço patrimonial, também é indispensável haver uma determinação dos ativos da empresa e passivos. Eles se dividem em dois grupos cada um. Veja mais nos tópicos abaixo.

O que é ativo circulante

Esse é o subgrupo do ativo que comporta o saldo do caixa da empresa, contas e títulos de curto prazo a receber etc. Nessa categoria, entram todos os direitos de alta liquidez. Ou seja, que podem ser transformados em recursos rapidamente.

A ordem das contas ocorre de acordo com sua liquidez. Nesse caso, o caixa é o mais líquido. Logo, é a primeira conta do Ativo Circulante. Já as rubricas, como clientes a receber, são as últimas a comporem esse subgrupo.

Ativos não circulantes

Já os ativos não circulantes são de ordem das propriedades do negócio, seus bens intangíveis e as contas/títulos de longo prazo. Nesse subgrupo do Ativo são inseridos o patrimônio da empresa. Por exemplo, veículos, imóveis, máquinas e equipamentos etc.

Os Ativos Não Circulantes têm baixíssima liquidez. Apesar de serem bens e direitos da empresa eles não podem ser transformados em recursos rapidamente.

Passivos circulantes

Seguindo a mesma linha de raciocínio, os passivos circulantes são despesas fixas e de curto prazo. Assim, incluindo o aluguel, contas de manutenção da propriedade do negócio, entre outras.

Passivos não circulantes

Finalmente, os passivos não circulantes envolvem despesas de longo prazo, como as tomadas de crédito e empréstimos.

Conciliação contábil

A partir de todas essas etapas, é hora de seguir com a conciliação contábil das contas do negócio. Basicamente, esse é o processo de comparação das demonstrações do negócio.

O foco é entender se esses controles espelham a realidade da empresa dentro dos princípios, convenções e postulados contábeis. O objetivo da conciliação contábil é simples: garantir que todas as informações financeiras estejam corretas

Nesse sentido, a conciliação é determinante para o balanço patrimonial. Isso porque, essa rotina oferece uma garantia mais concreta de que os saldos contábeis das empresas estão corretos.

Além disso, ela também auxilia no perfeito cumprimento de obrigações com o fisco. Permitindo que os dados sejam encaminhados aos órgãos de fiscalização e os investidores estejam corretos e traduzam a realidade da empresa.

Ainda sobre a conciliação contábil, é interessante que você conheça o módulo de comprovação contábil da Dattos. A melhor escolha para executar esse processo em sua empresa! Fale com nossos especialistas e confira você mesmo.

balanço patrimonial

Ajustes e revisão do processo

Finalmente, é feita uma última averiguação de todo o balanço patrimonial. Esse trabalho objetiva garantir que não haja erros antes de sua conclusão.

Inclusive, a conciliação pode ser utilizada nesse processo. Nesse caso, o foco é identificar pendências e determinar eventuais aplicações de ajustes contábeis, que podem incluir:

  • Complementação: utiliza-se quando o lançamento contábil é realizado com o valor errado. Assim, podendo ser aplicado um ajuste para aumentar ou reduzir o saldo de uma conta;
  • Estorno: ocorre quando há uma duplicidade de um mesmo lançamento contábil;
  • Transferência: utilizada para transferir valores cadastrados equivocadamente para as contas contábeis adequadas.

Qual a importância do balanço patrimonial?

Além de ser um processo obrigatório para muitas empresas, o balanço patrimonial é um instrumento fundamental para a gestão financeira.

Por meio dessa rotina contábil, será possível definir estratégias mais claras para o crescimento da empresa. Além de executar a correção de rotas de crise e planejamentos de longo prazo. 

Para que serve o balanço patrimonial

Para entender melhor a importância do balanço patrimonial nós resumimos abaixo alguns dos principais benefícios que ele oferece. Continue lendo!

1. Entendimento detalhado da realidade financeira de uma empresa

O balanço patrimonial oferece um norte para as projeções financeiras de uma companhia. Principalmente, quanto para a mensuração do contexto atual de suas finanças.

A partir desse entendimento, estratégias mais acuradas para a geração de lucros no negócio poderão ser definidas. Nesse sentido, o balanço patrimonial é também um instrumento importante para a definição das metas de curto, médio e longo prazo.

2. Cumprimento de obrigações contábeis

Além de trazer benefícios do ponto de vista analítico, o balanço patrimonial é um controle obrigatório para muitas empresas brasileiras.

Junto a ele, são apresentados outros relatórios econômicos e financeiros. Alguns exemplos são a Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultados etc.

3. Otimização dos controles financeiros

Esse demonstrativo também auxilia na identificação de potenciais riscos financeiros para a empresa. Isso porque, ele pode demonstrar erros na gestão financeira, oferecendo pontos de otimização e ajustes.

Assim, tomando ações efetivas para afastar falhas antes que elas gerem problemas. Além disso, essa otimização também facilita a identificação de pontos de melhorias que podem ser implementados no setor financeiro.

4. Mais transparência para o negócio

Quanto maiores forem os níveis de controle financeiro da organização, maior será a sua transparência.  Esse é um elemento indispensável para a estruturação de boas políticas de governança corporativa e compliance

Empresas que estão em alto grau de conformidade têm mais chances para atrair investidores. Principalmente, no momento atual do mercado em que conceitos como o de ESG avançam pelo Brasil. 

5. Tomada de decisão baseada em dados financeiros objetivos

Finalmente, o balanço patrimonial é um dos instrumentos para que se analisem os dados financeiros de uma empresa. Assim, permitindo que eles sejam organizados de modo que funcionem como uma base confiável para a tomada de decisão. 

Qual é o papel da tecnologia no balanço patrimonial?

A tecnologia tem um papel fundamental no fechamento do balanço patrimonial. Principalmente, quando envolvemos rotinas importantes que podem ser aceleradas nesse processo.

Isso faz com que os colaboradores da companhia ganhem tempo para se dedicar a atividades estratégicas. Ou seja, aquelas que estão ligadas ao core business e objetivos do negócio.

Graças à tecnologia, processos como o de conciliação, atualmente, já são passíveis de automação por meio de ferramentas inovadoras. Para tanto, sua empresa pode contar com a Dattos, plataforma líder na automação e conciliação de processos financeiros e contábeis.

Esqueça a gestão orientada por planilhas e invista na digitalização de sua operação. Colocando como foco os ganhos nos planos do compliance, governança e de uma cultura realmente orientada por dados.

Com a Dattos, o CFO pode também preparar melhor sua empresa para auditorias. Além de aumentar a transparência do negócio, potencializando, inclusive, a entrada de investimentos. 

Além disso, é possível centralizar processos e informações (financeiras, contábeis e fiscais). Dessa maneira, gerando mais valor para o negócio e reduzindo seus riscos. Com a nossa plataforma, você consegue ainda:

  • Ter uma visão geral do seu negócio com uma plataforma que potencializa e acelera o processo de análises financeiras das empresas;
  • Otimizar todo o processo de fechamento contábil mensal;
  • Realizar conciliações e reconciliações contábeis de modo digitalizado;
  • Automatizar seus processos e, consequentemente, ganhar agilidade e inteligência nas rotinas gerenciais;
  • Contar com um acompanhamento contínuo das finanças de sua empresa, favorecendo o equilíbrio e controle; 
  • Reduzir riscos, custos e tornar seu departamento contábil estratégico e ágil com segurança e qualidade dos dados.

Ou seja, a inovação atua em favor de processos como o balanço patrimonial. Assim, alinhando tecnologia e as etapas descritas neste artigo essa rotina será realizada com mais eficiência em sua empresa.

Por fim, o balanço patrimonial é uma ferramenta de gestão essencial para toda empresa. Porém, para que ele produza os efeitos esperados é muito importante contar com ferramentas de gestão de dados. Facilitando e agilizando todo processo.

Converse com os consultores Dattos especializados em demonstrações financeiras de declarações contábeis e saiba mais sobre como automatizar os seus processos!

balanço patrimonial
Picture of Felipe Laneri

Felipe Laneri

Especialista Dattos em tecnologia e automação de preparação e análise de dados financeiros.

Deixe um comentário

Descubra que você pode mais com a Dattos

torfeu

Descubra materiais gratuitos para fazer parte do seu dia a dia

conteudo rico

Conheça cases de sucesso dos clientes que contam com a Dattos