logo oficial

5 Benefícios de um software de automação contábil

A automação de processos é uma etapa decisiva da transformação digital e esse novo mindset mudou muitos setores, incluindo a área contábil.

Basicamente, a automação contábil utiliza um conjunto de ferramentas digitais para otimizar as atividades e as rotinas de profissionais desse mercado.

Compartilhe

No entanto, muitas empresas ainda não se apropriaram da tecnologia para fortalecerem seus negócios, realizando processos de forma morosa, manual e descentralizada.

Assim como em outras áreas, é inegável o impulsionamento promovido pela inovação, o valor agregado que contribui para um trabalho de maior qualidade, com redução de custos e do tempo de execução das tarefas.

Além disso, a automação contábil possibilita que os especialistas da área consigam fornecer dados mais assertivos para suas análises e melhorar a tomada de decisão.

Por isso, uma empresa precisa de um software poderoso, que consiga trazer segurança para documentos fiscais, transparência aos processos contábeis e mais agilidade no cotidiano.

Com esta introdução, já é possível perceber a importância de uma boa ferramenta para automação contábil

Ao longo deste novo artigo, apresentaremos mais detalhes e os benefícios que uma solução digital pode trazer para o seu negócio.

Vamos lá?

O que é um software para automação contábil?

Basicamente, é possível inferir que um software de automação contábil é um sistema que auxiliará nos processos gerais da área de contabilidade, incluindo:

  • Conciliação contábil;
  • Análise e fechamento de balanços;
  • Processos de auditoria, dentre outros.

A importância de tal solução envolve o fato de que, ao cruzar dados e gerar relatórios de modo informatizado, a possibilidade de falhas é reduzida e não dependemos, por exemplo, de planilhas manuais para a nossa gestão. 

No setor contábil, a automação permite também o controle de dados em uma única plataforma, melhorando a produtividade e a visão geral do negócio.

Uma vez que a morosidade da atualização dos processos manuais é descartada, os profissionais conseguem assumir outras demandas, como elaboração de estratégias para aproveitar oportunidades e tomar decisões com assertividade.

A era atual da digitalização oferece ao mercado incríveis soluções que podem gerar ganhos de qualidade de processos e lucro para empresas dispostas a se aproximar destas tecnologias.Para tanto, é importante preparar seu time para o domínio de novas ferramentas.

Benefícios da automação contábil

Em outros artigos, mencionamos como a imprecisão de dados é um grande gargalo nas tomadas de decisões, principalmente de grandes empresas.

Com a automação da área contábil, este risco é diminuído, já que as informações tendem a ser mais seguras, pois a própria plataforma consegue identificar inconsistências.

Isso reflete em toda empresa e garante a saúde financeira do negócio.

Em seguida, listamos os benefícios de automatizar os processos do setor contábil. Continue a leitura!

Gerentes financeiras olhando para a plataforma Dattos em um notebook sobre a mesa

Geração de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são métricas que a gestão precisa utilizar para avaliar o quanto o negócio tem crescido, regredido, perdido ou ganhado dinheiro.

Além disso, eles indicam quais estratégias e ações estão sendo efetivas para guiar os próximos planos de ações do negócio.

As métricas são pontos-chaves e um bom norte para o processo de expansão de qualquer companhia.

No caso da automação contábil, os profissionais da área poderão assumir um papel mais estratégico e contribuir com as decisões centrais de uma companhia.

Neste sentido, uma ferramenta de automação que consiga fornecer informações confiáveis, ajuda a liderança no processo de análise e para a compreensão do negócio como um todo.

Alguns softwares já possuem indicação de métricas e emitem relatórios que a liderança consegue analisar por completo.

Transparência nas informações financeiras

A transparência numa empresa é essencial para sua credibilidade entre os colaboradores e os órgãos fiscalizadores.

Uma vez que as informações são centralizadas, as equipes conseguem ter uma visualização 360 do negócio e corrigir eventuais inconsistências. 

Estes dados íntegros reduzem possíveis problemas em auditorias e dão mais agilidade para a área contábil, sendo uma das principais razões para o investimento em automação.

Monitoramento de erros

Lançamentos contábeis em planilhas estão susceptíveis a erros humanos. 

Isso porque, durante uma rotina empresarial, é comum que ocorram imprevistos, podendo ser na digitação ou até mesmo no cálculo ou fórmula do Excel.

Nos processos financeiros e contábeis, o erro humano é bastante comum. Por isso, com o uso de soluções tecnológicas, é possível minimizar a possibilidade de enganos e aumentar a consistência das informações financeiras de uma empresa.

Tal ponto, além de beneficiar na relação da companhia com o Fisco, pode contribuir para a chegada de novos investimentos.

Nesse processo, também é possível constatar movimentações suspeitas oriundas de erros intencionais e não intencionais. 

Dessa forma, a gestão consegue agir com antecedência, evitar prejuízos e potencializar seus processos de compliance.

Para exemplificar, podemos citar o Banco Britânico Standard Chartered PLC que recebeu uma multa por órgãos reguladores que provinha de dados incorretos em uma planilha.

Para sermos mais específicos, a organização teve que pagar 46,6 milhões de libras (61 milhões de dólares).

A Autoridade Reguladora do Banco da Inglaterra (Prudential Regulatory Authority), identificou um erro em uma única célula da planilha do Monitor de Métrica de Liquidez.

Em outra caso, uma pesquisa realizada por um professor de Tecnologia da Informação da Universidade do Havaí nos Estados Unidos constatou que 88% de todas as planilhas contém erros.

Isso nos mostra como estes dados são sensíveis, e a necessidade de uma automação no processo de coleta de informações e análise contábil.

Previsibilidade do fluxo de caixa

Outro benefício da automação contábil é o monitoramento de contas a pagar e a receber.

As informações aqui levantadas ajudarão o setor dedicado a esta função a compreender o quanto foi vendido, data e prazo de recebimento.

Todas essas rotinas, guiadas pela inovação, aumentam a previsibilidade de caixa de uma companhia.

Neste cenário, quando a previsibilidade de caixa é acompanhada de modo eficiente, é possível fazer um bom planejamento financeiro e ter visão estratégica do negócio.

Diante disso, o empreendedor compreende quais são os recursos disponíveis para realizar pagamentos, contratações, controle de estoque, entre outras ações sem comprometer a empresa.

Embora essa atividade possa ser feita manualmente, novamente, a empresa está sujeita a falhas. 

O ideal, nesse sentido, é contar com uma equipe especializada em automação, e buscar suporte em soluções inteligentes

Uma vez que há esse alinhamento entre tecnologia e processos bem estruturados, as chances de sucesso aumentam para qualquer companhia.

Padronização de conciliações e entregas no prazo

Finalmente, um bom software de automação contábil favorece uma conciliação sem erros e ágil de dados contábeis, fiscais e financeiros.

Tal padronização – centralizada em um único sistema – irá contribuir, por sua vez, para entregas de fechamentos contábeis dentro dos prazos e com assertividade.

Além disso, será possível efetuar conferências e solucionar problemas de modo muito mais simples e intuitivo, fator que só aumenta a transparência de seu negócio.

Automação contábil com a Dattos

A Dattos é uma plataforma líder na automação e conciliação contábil. 

Centralizar os processos e as informações (financeiras, contábeis e de demais áreas) ajuda a gerar mais valor para o negócio, aumentando a confiança por meio de uma estrutura padronizada, dados assertivos e seguros. 

Pensando em um movimento de transformação digital que, de fato, traga resultados, um dos passos importantes é automatizar rotinas operacionais de áreas como a contábil.

Entretanto, não basta apenas automatizar processos, é preciso escolher as melhores soluções do mercado que garantam uma digitalização sem riscos das informações contábeis do negócio.

Com a Dattos, é possível implementar toda a automação de suas conciliações contábeis, contando ainda com interfaces dinâmicas e a possibilidade de analisar, de modo minucioso, cada movimento financeiro das suas contas.

Por meio da automação de conciliações, é possível reduzir custos e eliminar chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.

O primeiro passo – é um dos mais importantes – é investir em ferramentas que de fato sejam parceiras nessa transformação. 

Afinal de contas, tarefas manuais e processos descentralizados podem ser problemas sérios para qualquer empresa.

Soluções como a Dattos podem empoderar os times financeiros e contábeis a tomarem decisões mais assertivas, sendo uma fonte de informações confiáveis para qualquer empresa.

Com a nossa plataforma, você consegue ainda:

  • Ter uma visão geral do seu negócio com uma plataforma que potencializa e acelera o processo de análises financeiras de empresas;
  • Automatizar seus processos e, consequentemente, ganhar agilidade e inteligência nas rotinas gerenciais;
  • Contar com um acompanhamento contínuo das finanças de sua empresa, favorecendo o equilíbrio e controle; 
  • Reduzir riscos, custos e tornar seu departamento financeiro estratégico e ágil com segurança e qualidade dos dados.

Conclusão

Vale pontuar que a automação caminha também com uma cultura mais data driven, na qual os registros de dados são a base para geração de insights e planejamento empresarial

Assim, ao investir em automação contábil, uma empresa não só consegue reduzir erros e aumentar a produtividade, mas também fortalecer sua competitividade no mercado.

O uso de tecnologias potencializa ainda o controle de custos e a saúde financeira do negócio.

Portanto, investir em um software de automação contábil, mais do que uma opção, é uma tendência crucial para o sucesso de uma empresa.