Como facilitar a visão contábil para auditoria externa

businessman point to the graph of the company financial statemen
A auditoria externa é a principal garantia de que a contabilidade da organização representa de forma fidedigna as suas informações, garantindo transparência e confiabilidade ao mercado.

Compartilhe

Como funciona a auditoria externa?

As demonstrações contábeis das grandes empresas são utilizadas, geralmente, para definir se elas estão em conformidade com as informações financeiras fornecidas ao mercado e também com as normas contábeis do Brasil. Entretanto, para garantir que os números apresentados são verdadeiros, é preciso considerar um processo de auditoria externa.

A auditoria externa é a principal garantia de que a contabilidade da organização representa de forma fidedigna as suas informações, garantindo transparência e confiabilidade ao mercado.

Quais os principais benefícios da auditoria externa?

Garantir a veracidade dos registros contábeis 
Ao avaliar os registros contábeis, a auditoria externa avalia todos os processos para que eles sejam o mais assertivos possíveis, fornecendo dicas para evitar problemas e sanções fiscais, por exemplo.

Tomada de decisões mais assertivas
Se as atividades contábeis estiverem bem mensuradas, consequentemente, os gestores terão acesso à informações precisas e corretas sobre a posição econômica do negócio, podendo tomar decisões mais confiáveis e assertivas.

Cumprimento da legislação
A auditoria externa também é responsável por verificar se a empresa cumpre com todas as determinações legais impostas a ela. Não é incomum algumas empresas estarem atuando  em desacordo com a legislação brasileira simplesmente por desconhecimento. Por isso, a auditoria externa pode revisar as questões legais específicas do negócio e evitar que sejam aplicadas multas à organização.

Fraudes ou desvios podem ser evitados
O objetivo principal da auditoria externa não está na identificação de processos fraudulentos ou desvios de dinheiro, entretanto, como a auditoria atua nas atividades contábeis, fiscais e financeiras da organização, naturalmente, é mais fácil encontrar esse tipo de situação, caso ela seja uma realidade na organização. 

Visão contábil mais simples para auditoria externa

Com o Dattos Close™ a visibilidade dos processos contábeis com um todo é otimizada, mantendo a segregação e controle de atividades em tempo real, centralizando registros, documentos suporte e notas explicativas para acelerar processos de auditoria externa. Além disso, o Dattos Close torna o processo de auditoria muito mais rápido, eficaz e menos custoso. 

O Dattos Close™ busca no ERP as informações do balancete e possibilita visualizar um resumo de todas as conciliações e diferenças em uma tela. é mais fácil encontrar quais contas estão conciliadas ou pendentes, eliminando o risco das planilhas manuais, mantendo a segregação adequada de responsabilidades e criando registros históricos para consulta durante o período de auditoria.

entrepreneurs desginers architects business people conference in office

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.