Fechamento contábil: por que é preciso automatizar?

adult asian woman working on payment bills accounting summary da
Neste blog post você vai encontrar 04 passos para te ajudar na automação dos processos do seu fechamento contábil e por que essa transformação precisa acontecer!

Compartilhe

O que é o fechamento contábil e como ele funciona?

O fechamento contábil é, com certeza, a principal prioridade para os departamentos contábeis e financeiros. Segundo a Nucont, esse é um processo em que são identificadas e discriminadas todas as operações financeiras realizadas por uma determinada empresa e em um determinado período.

Ou seja, no final do mês, os colaboradores envolvidos nos times financeiros realizam e revisam as atividades e resultados do fechamento contábil com o objetivo de assegurar o reporte preciso das informações financeiras e garantir a saúde do negócio.

Entretanto, no geral, a gestão de uma empresa e dos seus processos contábeis é um grande desafio. Muitas tarefas precisam ser executadas ao mesmo tempo e em meio a planilhas e atividades manuais, os times financeiros se veem diante de pilhas e pilhas de trabalho.

Além disso, o fechamento contábil também é composto por muitas tarefas que transitam por diversos departamentos da empresa, o que dificulta o controle total das informações financeiras que, geralmente, estão em papéis, planilhas e demais documentos descentralizados.

Para muitas organizações, o fechamento contábil pode ser um processo extremamente estressante. E claro que isso não traz boas consequências; ou seja, a visibilidade e a capacidade de trazer insights oriundos de informações financeiras corretas acabam limitadas por processos complexos e morosos.

Geralmente, processos baseados em planilhas para gerenciar o fechamento contábil apresentam muitos outros problemas e riscos como:

target market

Erros causados por processos manuais

time management

Equipes improdutivas

phone text

Informações financeiras descentralizadas

lectern

Inseguranças para tomada de decisões

Por isso, colocar em prática uma revolução na forma de se fazer o fechamento contábil pode ser a melhor forma de evitar que haja falhas em todo o processo. 

E como isso pode mudar? Nós temos a resposta!

Não é segredo que aqui na Dattos a gente defende sempre a automação de processos e inteligência de negócio para os departamentos financeiros das grandes empresas. As organizações que estão sempre buscando crescer no mercado, geralmente, buscam soluções tecnológicas que modernizem os seus planejamentos e suas análises do fechamento contábil.

A Dattos tem soluções para o fechamento contábil que ajudam os nossos clientes a melhorarem a governança de seus processos contábeis, aumentando a assertividade e a transparência nos ciclos do fechamento contábil.

Nesse vídeo você vê um resumo de como a Dattos pode transformar o seu fechamento contábil:

Agora, vamos a grande pergunta deste texto: por que é preciso automatizar o fechamento contábil?

Quando falamos sobre a automação do fechamento contábil, abrimos espaço para nos aprofundarmos na transformação das atividades que envolvem o fechamento. Ou seja, mais do que automatizar tarefas, esse processo abre caminho para que as grandes empresas possam revolucionar a forma de trabalho dos seus times financeiros. 

Como automatizar as rotinas do fechamento contábil das empresas?

Abaixo, sugerimos 04 passos que dão início à automação do fechamento contábil: 

1) Mapear os processos do fechamento contábil

O primeiro passo é o mais importante: é preciso mapear a fundo todas as atividades que envolvem o fechamento contábil do seu negócio, analisando quais delas podem ser mais potencializadas com a automação, já que o ideal é começar dando pequenos avanços e estruturar a transição do fechamento contábil.

2) Planejamento e preparação para os times financeiros

Em seguida, é hora de fazer um planejamento mais completo, estabelecendo as primeiras metas e quais serão os ganhos desejados com o processo de automação do fechamento contábil. Além disso, é importante fazer o redesenho das rotinas dos times financeiros de modo que os colaboradores estejam preparados para a nova cultura de automatização. 

3) Buscar soluções tecnológicas que sejam parceiras

Na etapa mais importante, chega o momento de escolher as soluções que irão ser a base da automação do fechamento contábil da empresa. Nossa principal dica é: busque soluções especializadas e com reconhecimento de mercado Aqui na Dattos já fomos reconhecidos por uma Big Four que, durante o processo de auditoria, encontrou processos bem estruturados, automatizados e assertivos!

4) Avaliar os primeiros resultados obtidos

No último passo, é preciso avaliar quais foram os principais ganhos obtidos nos primeiros momentos e, com este movimento, validar como está a implantação da automação no fechamento contábil. Implemente indicadores que sejam capazes de analisar os verdadeiros ganhos nas rotinas dos times financeiros e na assertividade do fechamento.

A partir desses 04 passos, já é possível ter um panorama geral de como começar a automação do fechamento contábil nas empresas. E se você ainda não está convencido, separamos dois exemplos dos impactos da automação do fechamento contábil que já foram comprovadas pelos nossos clientes:

colleagues doing a fist bump

Centralização do fechamento contábil

Aqui na Dattos temos uma solução poderosa: O Dattos Close™! Ele possibilita que você faça o gerenciamento do fechamento contábil, fornecendo aos times financeiros um método simplificado de conciliação e composição de saldos, dando visibilidade a todos os times para verificar a exatidão e adequação de seus balanços, investigar discrepâncias e tomar ações necessárias tudo isso em um espaço de trabalho unificado e intuitivo. 

Além disso, o Close™ dá visibilidade como um todo nos processos contábeis, mantendo a segregação e controle de atividades em tempo real, centralizando registros, documentos suporte e notas explicativas para acelerar processos de auditoria externa.

Confiabilidade na gestão dos dados contábeis

Com a automação do fechamento contábil, as tarefas manuais e repetitivas podem ter fim. E, a partir disso, os dados financeiros param de circular de forma desorganizada, o que evita eventuais falhas nos processos contábeis. Por isso, com dados assertivos e seguros, as tomadas de decisões podem ser mais certeiras.

Quer ver como isso funciona na prática?

E se você quer saber mais sobre como a Dattos pode te ajudar, é só agendar uma demo!

Quer experimentar nossa Solução para Fechamento Contábil Gratuitamente?

Logo Dattos