Big data contábil é o conceito relacionado ao grande volume de dados financeiros gerados diariamente dentro das organizações. Automatizar o processamento de dados é um passo essencial para que os profissionais possam superar os desafios da contabilidade, como gerir o grande volume de informações que fazem parte do dia a dia da área.
O big data contábil, nesse sentido, é uma fonte importante para a tomada de decisão dos gestores, mas precisa ser padronizado, organizado e conciliado de forma contínua.
A rigor, as rotinas operacionais do setor contábil podem ser impulsionadas por meio da digitalização, dando espaço e tempo para que especialistas e lideranças usem os dados da contabilidade como base para o planejamento de ações estratégicas e estruturação de políticas de compliance.
Sobre esse ponto, como se sabe, a quantidade de rotinas fiscais e contábeis das empresas é ampliada graças ao complexo sistema tributário brasileiro.
Não por acaso, atualmente as companhias brasileiras gastam mais de 1.500 horas por ano apenas para preparar, calcular e pagar tributos no país, segundo pesquisa do Banco Mundial.
O tempo de execução pode ser explicado por outra amostra, quando revela que 62% dos CFOs ainda executam os processos de fechamento financeiro manualmente, pois 74% afirmam não possuir expertise para o uso de ferramentas automatizadas.
Além disso, outro relatório recente mostra que 45% dos profissionais na área de finanças não se sentem confiantes em relação aos números colhidos e analisados.
Ou seja: dentro de um cenário em que não há domínio da automação e otimização das atividades rotineiras do setor, as empresas não conseguem evoluir e expandir seu potencial no mercado.
Além disso, uma gestão que não conta com o suporte da inovação pode ser refém de falhas operacionais e impactar financeiramente o negócio.
Erros em planilhas, por exemplo, são uma prática comum: de acordo com um estudo divulgado em 2013, foi identificado que 88% de todas as planilhas analisadas continham pelo menos uma incorreção.
O lado positivo é que, por mais que haja um grande horizonte para ser desbravado, a jornada pela transformação digital já está sendo trilhada. Hoje, já é possível vislumbrar empresas que investem em tecnologia para automatizar seus processos de ETL e preparação de dados.
Podemos perceber por meio de um relatório feito ainda em 2019, o qual informa que 90% dos contadores veem a contabilidade se transformando culturalmente e se voltando para a tecnologia.
Outra pesquisa do mesmo apontou que 58% dos profissionais já previam a automação e o uso de ferramentas inteligentes nas suas rotinas.
Assim, por meio da gestão de dados da contabilidade a partir da tecnologia de big data contábil, desafios podem ser superados e as empresas poderão vislumbrar um futuro no qual a automação pode promover para a contabilidade:
- Tomada de decisão assertiva;
- Cruzamento dados;
- Posicionamento estratégico da área contábil;
- Geração de relatórios e insights;
- Integração de diferentes setores;
- Comparativos estatísticos.
Pensando nisso, este artigo se dedica a explorar o poder dos dados na contabilidade. Confira!
Big data contábil: o que é?
Antes de nos aprofundarmos no que é big data contábil e como otimizar essa gestão de dados na contabilidade, vamos entender melhor o que significa essa tendência e qual o seu papel.
Na introdução, sinalizamos o potencial do big data com breves spoilers dos benefícios do uso da tecnologia para a gestão de dados contábeis, mas ainda há muito para dizer.
A tradução de big data para o português pode ser entendida como “grande volume de dados”, o que já nos dá dicas do que se trata. Basicamente, é um conjunto de informações complexas e de diferentes origens em uma alta velocidade de processamento.
Na casa dos terabytes e zettabytes, o grande fluxo de dados representa para o setor contábil uma oportunidade de extrair valor e transformá-lo em ações estratégicas. Para tanto, o primeiro passo é investir na transformação cultural da área contábil, que deve se familiarizar com tecnologias de conciliação informacional e gestão de processos da área.
Ou seja: o novo perfil do profissional contábil precisa estar atrelado ao domínio de ferramentas, combinadas com o perfil analítico que já faz parte do seu dia a dia.
Embora seja desafiador, corporações que adotam tecnologias para a gestão de dados da contabilidade aumentam sua competitividade, pois sempre estarão à frente na tomada de decisões, aplicação de controles e gerenciamento de riscos.
A seguir, resumimos os benefícios que a conciliação, análise e gestão de dados pode trazer para a área contábil.
Benefícios da automação de dados na contabilidade
Uma gestão eficiente no ambiente de negócios atual deve contar com o suporte da tecnologia e da automação para o processamento dos dados de uma empresa.
Veja como essa visão pode trazer benefícios diretos para a contabilidade.
Identificação e monitoramento de risco
Os lançamentos contábeis em planilhas estão sujeitos a erros, pois é comum que ocorram imprevistos, podendo ser na digitação ou até mesmo no cálculo ou fórmula do Excel.
Nos processos financeiros e contábeis, tais falhas podem custar caro. Por isso, as empresas precisam contar com soluções tecnológicas para minar riscos e identificar falhas na gestão contábil.
Tal ponto, além de beneficiar os processos internos da companhia, pode contribuir para a chegada de novos investimentos, haja vista que uma boa gestão de dados na contabilidade traz mais transparência e confiabilidade para o negócio.
Integração da empresa e seus departamentos
Uma gestão eficiente também permite uma maior integração dos dados de uma empresa, o que facilita a busca, armazenamento e acesso às informações desejadas dentro do conceito de big data contábil.
Com uma visão panorâmica, consequentemente, a centralização e padronização dos dados contábeis favorece o alinhamento entre diferentes equipes. Além disso, a partir de tal perspectiva, é possível corrigir eventuais inconsistências a tempo de evitar transtornos com o Fisco.
Como já reforçado, dados íntegros reduzem, ainda, possíveis problemas em auditorias e dão mais agilidade para toda a área financeira de uma organização, sendo uma das principais razões para o investimento em automação e soluções tecnológicas.
Acesso de dados em tempo real: big data contábil
A desorganização dos dados provoca instabilidade no controle da empresa sobre suas obrigações financeiras, fiscais e contábeis.
Sem um levantamento, conciliação e análise das informações de forma contínua, as projeções e o planejamento estratégico do negócio ficam comprometidos.
Por isso, o auxílio de soluções tecnológicas é um caminho para manter a empresa sincronizada, organizando e estruturando os dados do negócio.
Desta forma, a empresa consegue lidar com mudanças de exigências legais e acompanhar de perto e em tempo real os dados da contabilidade.
Aprimoramento das análises e da tomada de decisão
Ao projetar receitas e despesas a partir de dados organizados, a contabilidade consegue adotar novas categorias de análises e KPIs.
Com uma análise mais acurada, o grau de eficácia é aumentado tanto nas atividades rotineiras da contabilidade, quanto na integração deste setor com toda a empresa.
As ações do departamento contábil se tornam mais precisas, levando a organização para um outro patamar no detalhamento dos relatórios, assim como na extração de dados mais estratégicos e relevantes.
Isso, como consequência, potencializa a tomada de decisão, haja vista que, por meio de dados consolidados, os objetivos da organização serão traçados com realismo e assertividade.
O poder dos dados contábeis nas suas mãos com a Dattos
A Dattos é uma plataforma líder na automação e conciliação de dados contábeis, fiscais e financeiros, pontos que dialogam com os benefícios e a superação dos desafios de big data contábil citados ao longo deste artigo.
Por meio da nossa solução tecnológica, sua empresa consegue reduzir custos e eliminar chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.
A Dattos empodera os times contábeis a tomarem decisões mais assertivas, sendo uma fonte de informações confiáveis para qualquer empresa. Com a nossa plataforma, você irá otimizar a gestão de dados estratégicos lidando com o big data contábil e conseguirá também:
- Ter uma visão geral do seu negócio com uma plataforma que potencializa e acelera o processo de análises financeiras, contábeis e fiscais das grandes empresas;
- Automatizar seus processos e, consequentemente, ganhar agilidade e inteligência nas rotinas gerenciais da área de contabilidade;
- Contar com um acompanhamento contínuo das finanças de sua empresa, favorecendo o equilíbrio, controle e um planejamento financeiro bem estruturado;
- Implementar tendências inovadoras como o continuous accounting e evitar picos de trabalho excessivos em processos de fechamento contábil;
- Reduzir riscos, custos e tornar seu departamento financeiro estratégico e ágil, com segurança e qualidade dos dados.
A Dattos reduz ainda em até 70% o tempo gasto em conciliação contábil, financeira e fiscal, fale com a gente!
Conclusão: big data contábil e o fortalecimento da área
Percebemos, até aqui, que a área de contabilidade tem, na tecnologia, um importante suporte para a gestão, processamento e conciliação de dados do setor.
Além disso, por meio da automação, a companhia consegue reduzir fraudes, acompanhar despesas orçamentárias e tributárias, assim como projetar modelos analíticos em relatórios financeiros.
Portanto, ao prover para a contabilidade soluções que digitalizam processos e potencializam o poder da análise de dados da área, além de tornar o departamento mais eficiente, as lideranças irão garantir que o setor contábil tenha um papel estratégico para o crescimento e futuro do negócio.