Tudo o que você precisa saber sobre conciliação de marketplace!

programmer working in a software developing company
Criamos esse post com o objetivo de reforçar a importância da conciliação de marketplace e quais são os principais benefícios de adotar esse processo.

Compartilhe

Primeiro, o que eu preciso saber sobre Marketplace?

O marketplace é, em resumo, uma plataforma completa de vendas. Segundo o Canal Tech, o marketplace pode ser classificado como uma vitrine online, um site ou plataforma e, que diversas empresas podem divulgar e vender seus produtos, como se fosse uma vitrine em um shopping. 

No geral, eles oferecem toda a estrutura necessária para receber os compradores, desde a disposição dos produtos até o pagamento e logística de entrega. O marketplace surgiu no Brasil em 2012 e hoje muitas empresas participam desse mercado, como: Americanas, Mercado Livre, OLX, entre outros.

Muitas vezes, os mais diversos lojistas começam sua operação dentro de uma plataforma de marketplace, mas acaba não sabendo de fato quais são todos os custos necessários ao vender dentro de um marketplace parceiro. E isso só aponta para uma necessidade de se obter uma boa gestão financeira imprescindível para o andamento de qualquer negócio.

Uma conciliação de marketplace é composta por todos os valores vendidos confrontados com os valores a serem recebidos. Essa validação não serve apenas para ter um número no final de um relatório financeiro, mas também para entender de fato quais foram todas as transações envolvidas em uma venda, tais como frete, estornos, impostos, etc.

Agora, se a conferência dos valores for feita de forma manual, além da enorme possibilidade de erros, será necessário abrir caso por caso e conferir se todas as transações estão de acordo com as particularidades do lojista. Ou seja, o trabalho é enorme e está sujeito a diversos problemas. 

A conciliação de marketplace é uma forma segura de garantir que a gestão das informações está sendo feita da melhor forma, priorizando a transparência na saúde financeira. Por meio dela é possível compreender o exato valor de cada venda.

programmers cooperating brainstorming at information technology company

Por que é preciso fazer a conciliação de marketplace?

Já defendemos aqui que a conciliação de marketplace é uma forma de validar quais se todos os valores das transações feitas nas plataformas estão corretas.

Evitar retrabalho, ter dados financeiros corretos e saber que tudo o que foi vendido será recebido são alguns dos muitos alicerces na saúde financeira de uma empresa.  Sem a conciliação de marketplace é praticamente impossível saber se o caixa da empresa está saudável, gerando dúvidas sobre a rentabilidade do negócio.

Conciliação de marketplace como aliada do negócio

A conciliação de marketplace, se for feita de forma ideal, pode ser a melhor ferramenta para um planejamento financeiro estruturado. Se não houver acompanhamento de todos os repasses, os erros podem passar despercebidos e gerar a falsa ideia de que está tudo indo bem, quando na verdade pode ser que nem tudo que foi vendido esteja de fato refletindo os valores a serem recebidos.

Mais segurança através da conciliação de marketplace

A conciliação de marketplace traz um sentimento sem igual para qualquer negócio: ela garante segurança e transparência financeira para o negócio. Por isso, se torna possível desenvolver planejamentos financeiros mais assertivos e baseados em dados corretos. Assim, a empresa consegue desenvolver vários cenários de crescimento e investimentos a curto prazo.

Principais benefícios do processo de conciliação de marketplace

FIlter
Fluxo de caixa dentro de um controle estruturado
Cash Flow
Recebimento correto dos repasses dos marketplaces
Protection
Segurança quanto aos recebimentos de cada marketplace
FIlter

Fluxo de caixa dentro de um controle estruturado

Como a Dattos pode te ajudar

Se a conciliação de marketplace for feita manualmente, os benefícios acima podem desaparecer. E isso se dá porque, geralmente, o volume de transações é muito alto, fazendo com que os times financeiros percam muito tempo em conciliações manuais.

E sempre defendemos aqui na Dattos que fazer conciliações de forma manual torna esse processo mais suscetível a erros. Mas a boa notícia é que essa não precisa ser a realidade: a automatização de conciliações é uma realidade no mercado – inclusive aqui na Dattos!

Neste vídeo da nossa solução Dattos Recon você consegue descobrir tudo sobre automação de conciliações de dados!