Times contábeis gastam cerca de 95% do tempo em atividades que poderiam ser automatizadas

Gerente de times contábeis observando o relógio
Você sabia que times contábeis podem gastar 95% do tempo em atividades que poderiam ser automatizadas?

Compartilhe

Você sabia que times contábeis podem gastar 95% do tempo em atividades que poderiam ser automatizadas?

Vivemos tempos de mudanças rápidas e necessárias. Novas tecnologias aparecem do dia para a noite e às vezes é difícil acompanhar um mercado dinâmico e crescente que insiste em apontar para as grandes empresas a necessidade de se posicionarem como vanguardistas.

E o que acontece com um time contábil nesse contexto de mudanças constantes?

Muitas vezes, as equipes contábeis e fiscais continuam envoltas em pilhas de papéis, planilhas complexas e rotinas cansativas. Este problema é herdado por uma cadeia de atividades repetitivas que, nos últimos anos, não tiveram a atenção devida.

 

Segundo uma pesquisa da EY, cerca de 7600 horas são perdidas por dia em batimentos de dados que poderiam ser feitos de forma automática. Esse número pode assustar, já que ele revela o quanto esse departamento precisa de atenção.


De acordo com um relatório da MIT Sloan School of Management, cerca de 15 a 25% da receita do negócio pode estar sendo prejudicada devido à baixa integridade de dados financeiros. Ou seja, horas e dinheiro perdidos e soterrados em atividades repetitivas, manuais e improdutivas.

TIme definindo o processo contábil

E qual a solução?

Não é novidade que defendemos que as novas tecnologias são importantes para o departamento  contábil. O mercado tem oferecido boas opções que ajudam a transformar as equipes que lidam com um volume de dados muito grande e, com certeza, as grandes empresas começam a olhar para essa necessidade. 

No nosso e-book Como tornar os times contábeis e fiscais mais ágeis e produtivos?, falamos sobre como trazer agilidade e produtividade para a rotina de trabalho dos times contábeis e fiscais. Esse material foi criado com base em métodos e tecnologias atuais do mercado, demonstrando de maneira simples e objetiva os benefícios de aderir essas práticas na rotina da sua equipe

Outro ponto importante é a automação. Ao automatizar e centralizar as informações financeiras, duas coisas são certas: redução do tempo total do fechamento e aumento da confiança nos dados financeiros. Olhando para quanto tempo uma equipe contábil gasta em processos manuais, com certeza, essa urgência aponta para uma direção: é preciso automatizar.

As empresas buscam dados contábeis confiáveis

Se o time está preso em atividades repetitivas, como ele vai fornecer dados contábeis confiáveis? De acordo com o Aite Group, 47% das empresas ainda processam dados manualmente. Esse número só destaca como esse problema de dados é real. 

 

A pressão acaba caindo sobre as equipes contábeis e fiscais para modernizar os processos de back-office, mas a maioria das empresas fica em algum ponto intermediário, tentando contratar tecnologias capazes de automatizar algumas das tarefas mais simples, mas incapazes de lidar com processos mais complexos. 

 

A meta final é encontrar na adoção de tecnologias, novas metodologias e automação de reconciliações poderosos aliados para transformar a maneira dos times contábeis desenvolverem seu trabalho. O ganho não será, apenas, individual para o colaborador, mas para a organização, trazendo dados mais assertivos, pessoas mais produtivas e negócios mais rentáveis.

working over project

Dattos: sua plataforma de automação de conciliações

A Dattos é uma empresa que desenvolve soluções para gestão do fechamento financeiro e automação de reconciliação de dados. Já transformamos os processos de mais de 150 médias e grandes empresas através da automação de atividades de reconciliação contábil, fiscal e de back office bancário.

 

Entre as soluções da plataforma Dattos estão:

    • Reconciliação de dados de qualquer natureza
    • Gestão de tarefas e checklist de auditoria, contábil, fiscal, etc
    • Limpeza, tratamento e validação de dados
    • Relatórios gerenciais e capas contábeis

 

Nossa missão é empoderar pessoas a lidarem com problemas complexos de dados. Em um mundo cada vez mais dinâmico, competitivo e com um volume crescente de dados, acreditamos que processos mais rápidos, pessoas mais produtivas e decisões financeiras mais assertivas são fatores chave para o sucesso corporativo.

Quer saber um pouco mais, agende sua demonstração da plataforma Dattos: