Regulamentação COSIF para Fintechs

man working with documents and calculator
As normas para Fintechs relacionadas ao COSIF procuram centralizar e uniformizar os registros contábeis possibilitando a análise das demonstrações financeiras para que elas expressem fielmente a situação econômica da empresa.

Compartilhe

Em resumo, o que é o COSIF?

O COSIF é o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional, que apresenta os critérios e procedimentos contábeis a serem observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, bem como a estrutura de contas e modelos de documentos previstos.

As normas para Fintechs relacionadas ao COSIF procuram centralizar e uniformizar os registros contábeis possibilitando a análise das demonstrações financeiras para que elas expressem fielmente a situação econômica da empresa.

Para as empresas que aderem ao COSIF, é trazido um plano de contas padrão, na qual cada “letra” representa uma posição e regulamentação diferente. Em cada uma, existe uma informação que precisa ser enviada para o Banco Central.

O COSIF e as Fintechs

Essa prática requer muito trabalho e precisão. Geralmente, dentro de uma Fintech, as equipes são mais enxutas e fazem diversas tarefas ao mesmo tempo. O trabalho manual gasta muito tempo dos times financeiros e, por muitas vezes, são feitos milhares de lançamentos por dia, dificultando ainda mais o trabalho.

Com isso, em meio a esses problemas, é preciso garantir a consistência das informações que estão sendo reportadas ao Banco Central para assegurar a qualidade dos dados financeiros e também os prazos estabelecidos. 

Por isso, um grande motivador para as Fintechs otimizarem seus processos é utilizar uma plataforma de automação para ganhar tempo nas conciliações e entregar dados mais assertivos e de forma mais rápida.

happy young people working together on laptop. teamwork, study, technology, office concept

Como a Dattos pode ajudar?

Com a Plataforma Dattos, é possível obter o ganho da automação das conciliações e, além disso, existe a possibilidade de gerar relatórios, apontar rapidamente para as divergências e trabalhar diversas informações e dados ao mesmo tempo.

Acompanhar os prazos de entrega do BACEN pode ser um “problema” para os times contábeis, financeiros e fiscais, mesmo que seja enviar as informações nos layouts padrões como o CADOC. Este pode ser um processo que toma mais tempo dos times do que deveria.

Na Dattos os nossos clientes, por meio da nossa plataforma, resolveram esses problemas e hoje conseguem entregar com facilidade os CADOCs, exportando as informações direto do sistema no modelo exigido pelo BACEN.

Assim, as Fintechs podem atender às exigências do COSIF de forma transparente, assertiva e muito mais rápida, gerando ganhos para os times financeiros e para a empresa como um todo.

Sobre a Dattos

Nosso propósito é evoluir a gestão das informações e tornar os times mais analíticos para otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.

Nós já participamos de programas de aceleração e, atualmente, somos residentes do Cubo Itaú e fazemos parte do BoostLAB, um hub de negócios para empresas tech do BTG Pactual em parceria com a ACE Startups.

Até hoje, já ajudamos mais de 150 empresas a transformarem seus processos, entre elas pequenas, médias e grandes empresas, incluindo Startups e Fintechs de diversas áreas, e empresas que se tornaram Unicórnio nos últimos anos.