Qual o maior desafio do fechamento contábil?

Fechamento contábil feito manualmente
O processo de reconciliação geralmente é o mais desafiador de todo o fechamento e, portanto, o primeiro lugar lógico para começar a automatizar.

Compartilhe

A grande maioria das organizações focam em seu processo de reconciliação. Isso ocorre, principalmente, porque contas devidamente reconciliadas e as demais transações financeiras oriundas de diversos departamentos são a base do fechamento financeiro.

 

O processo de reconciliação geralmente é o mais desafiador de todo o fechamento e, portanto, o primeiro lugar lógico para começar a automatizar. As empresas reconhecem a necessidade de melhorar a precisão e eficiência de suas reconciliações e a automação é uma base importante para essa melhoria.

 

E ainda, embora as empresas reconheçam as desvantagens de seus processos manuais, historicamente, surgem obstáculos significativos para fazer mudanças, tais como custos de novos projetos e tempo para treinar as equipes contábeis e fiscais em novos sistemas. Por isso, a onipresença das planilhas é um dos grandes desafios nos departamentos.

 

Mas então, qual é o maior desafio do fechamento contábil?

Organizar e gerenciar o grande volume de informações financeiras

Os departamentos contábeis e fiscais realizam um trabalho que pede muita organização e um alto controle do volume das informações financeiras. Um dos principais desafios é encontrar e gerenciar todos esses dados e mantê-los atualizados. 

 

Se há desorganização e descontrole, o processo de fechamento contábil acaba sendo desgastante. Além disso, os erros de reconciliação contábil têm consequências importantes para o bem-estar financeiro de uma empresa. Aqui listamos apenas algumas variáveis que podem aumentar os problemas do processo de fechamento:

 

    1. Altos volumes de transações;
    2. Múltiplas contas bancárias;
    3. Diferentes tipos de transações;
    4. Diversas moedas;
    5. Vários formatos de arquivos bancários.

Felizmente, para as equipes contábeis, as soluções de reconciliação inteligentes reduzem o tempo e os recursos necessários para o fechamento. Plataformas de reconciliação automatizadas baseadas em nuvem ajudam no gerenciamento dos dados contábeis, reduzindo o investimento de tempo humano necessário para o fechamento.

Time contábil satisfeito em usar uma plataforma de automação

E qual a resposta para esse grande desafio?

1- Adoção de novas tecnologias disponíveis no mercado

Para auxiliar com os desafios mencionados anteriormente, a melhor resposta é a tecnologia, otimizando processos para que eles sejam mais automatizados. Além de permitir maior agilidade, os controles baseados em sistemas de automação diminuem os riscos de erros humanos que podem impactar o processo de fechamento contábil.

As tecnologias baseadas em automação podem ajudar estas equipes a tornarem-se mais estratégicas dentro das grandes empresas, podendo oferecer inteligência financeira, em tempo real, para os executivos.

A adesão da tecnologia de automatização no fechamento financeiro permite que os times financeiros tornem-se menos operacionais e mais estratégicos, fazendo do seu tempo e expertise um aliado ao crescimento do negócio.

 

2 – O futuro do fechamento contábil

Quaisquer que sejam os desafios que as empresas enfrentaram no passado, há esperança. As novas tecnologias tornam possível uma melhora na velocidade e eficiência das reconciliações. As grandes empresas estão reconhecendo os muitos benefícios de uma nova onda de ferramentas inteligentes que aproveitam a tecnologia, como plataformas em nuvem, por exemplo.

Com automação dos processos de reconciliação contábil, as empresas podem ser mais ágeis e eficientes, tendo maior visibilidade de suas operações e podendo responder rapidamente aos novos desafios que, com certeza, não vão parar de surgir.

Caso você já tenha necessidade deste cenário para sua empresa, conheça a plataforma de gestão de fechamentos e automação de conciliações Dattos e agende uma demonstração com nossos especialistas.