Conciliação financeira: quais são os principais tipos?

finances saving economy concept
Este blog post traz discussões sobre uma transformação digital bem estruturada para os Centro de Serviços Compartilhados das organizações e como aqui na Dattos a gente ajudou a COFCO a alcançar esse objetivo.

Compartilhe

O que é a conciliação financeira?

A conciliação financeira nada mais é do que um processo que identifica todo o caminho que um pagamento percorre dentro da empresa, trazendo as informações desde suas origens até o seu recebimento final – e claro, identificando todas as divergências conforme elas surgem.

A conciliação financeira é fundamental para qualquer tipo de negócio, já que é através desse tipo de conciliação que se identifica rapidamente as vendas, os recebíveis e quais são os potenciais de prejuízo e/ou lucro da empresa.

Além disso, é através da conciliação financeira que as organizações podem ter acesso aos erros mais difíceis de se encontrar e, até mesmo, possíveis fraudes. 

Qual a importância da conciliação financeira?

Aqui na Dattos sempre batemos na tecla de como a conciliação – de dados no geral – é extremamente importante para que toda empresa conheça de fato como está a sua saúde financeira. E mesmo que seja evidente, nem sempre as organizações sabem de fato quanto elas receberam e gastaram.

Se o processo de conciliação financeira estiver bem estruturado dentro da empresa, com certeza o impacto na veracidade dos dados financeiros será positivo. Ou seja, se a empresa tem dados assertivos, é mais fácil avaliar o desempenho e tomar decisões baseadas em informações corretas.

Por isso, a gente pode classificar a conciliação financeira como um verdadeiro espelho de tudo que acontece na parte financeira de uma empresa. Agora, se unirmos esse processo a nossa tão amada automação, esse controle pode ser ainda melhor, garantindo visibilidade e transparência para a organização.

A empresa que adotar um processo de conciliação financeira bem estruturado e automatizado começa, também, a controlar mais de perto as contas a pagar e receber, por exemplo. Por meio da conciliação financeira é possível identificar se existem cobranças indevidas e se tudo que a empresa vendeu está, de fato, na sua conta bancária.  

Eliminando possibilidade de fraudes por meio da conciliação financeira

Se uma organização já adotou um processo de conciliação financeira – seja diária ou mensalmente – é muito mais fácil identificar qualquer tipo de ação que levante suspeitas. Através das informações financeiras geradas no processo de conciliação, é possível ter um retrato fiel da origem dos dados, eliminando o risco de fraude e evitando eventuais prejuízos.

Quais são os desafios da conciliação financeira?

Infelizmente, ter um processo completo de conciliação financeira dentro da empresa pode não ser tão simples assim, já que ainda encontramos muitas atividades manuais e com informações perdidas com frequência. E tudo isso gera uma bola de neve cheia de equipes desmotivadas, análises incompletas e planejamentos imprecisos.

Começar uma mudança e adotar um processo de conciliação financeira automatizada, por exemplo, pode ser uma enorme ruptura no “jeito de sempre” de se fazer as coisas. Mesmo com cenários desse tipo, fazer pequenas revoluções na forma de fazer conciliações só trará benefícios para a empresa.

Nesse vídeo sobre o Dattos Recon – nossa solução que ajuda grandes empresas a processar reconciliações críticas e com grandes volumes de dados financeiros – você pode ver como é possível vencer os desafios da conciliação financeira através de uma solução de automação:

Quais são os três principais tipos de conciliação financeira?

Abaixo, vamos falar sobre quais são os tipos principais de conciliações financeiras e como elas são feitas:

Conciliação de cartões de crédito

Esse tipo de conciliação financeira é uma das mais importantes e precisa ser feita diariamente. O principal objetivo é verificar se todos os dados que as operadoras de cartões disponibilizaram sobre as vendas estão corretas.

Conciliação bancária

A conciliação bancária nada mais é do que o processo de conferência dos saldos bancários das contas de movimento de sua empresa com as informações contábeis do controle financeiro interno. Em outras palavras, é nesta etapa que analisamos as entradas e saídas de recursos, comparando-os com o saldo e a movimentação de uma conta corrente.

Conciliação de pagamentos

A conciliação de pagamentos representa todos os valores passivos de uma empresa, como: contas a pagar para fornecedores, encargos e salários de funcionários, etc. Esse tipo de conciliação ajuda a empresa a encontrar prazos e preços com fornecedores com flexibilidade, mantendo também o pagamento dos colaboradores em dia. 

Como a automação melhora a conciliação financeira

happy successful businesspeople, man and woman, after signing ag

A automação, hoje, é essencial para que qualquer negócio permaneça rodando. Por meio da automação da conciliação financeira encontramos diversos benefícios:

  • Colaboradores livres para aproveitar seu tempo analisando dados assertivos e gerando insights  de crescimento para o negócio
  • Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas 
  • Todas as transações da empresa podem ser acessadas na mesma plataforma, gerando centralização das informações financeiras

Mas claro, não é apenas automatizar. É preciso escolher as melhores soluções, aptas a transformar digitalmente a sua empresa, trazendo informações financeiras confiáveis e com potencial estratégicos para análises inteligentes e uma gestão financeira mais assertiva.