Processos de composição de saldos mais eficazes com o Dattos Close™

macbook pro touch bar mockup home office vol 08 c
O Dattos Close™ oferece uma interface de fácil utilização para armazenar documentos suporte e realizar as composições de saldos, padronizando as conciliações contábeis, documentando notas explicativas e gerenciando os fluxos de preparação, revisão e aprovação.

Compartilhe

O principal objetivo da contabilidade é refletir a posição patrimonial da empresa de forma autêntica e fiel. Por isso, é muito importante que os saldos contábeis estejam perfeitamente conciliados com as informações de origem externa que os suportam. 

De outra forma, na ausência de conciliações, ou na existência de erros nesse tipo de processo, haverá o lançamento de informações imprecisas, o que pode trazer riscos para a empresa. 

Para a correta composição de saldos, fundamental para a realização do fechamento contábil, é preciso que a documentação-suporte seja reunida de forma completa. Nesse sentido, são necessários:

    • Movimentação trabalhista, com todas as guias de impostos e contribuições realizadas no período
    • Recibos de pagamentos de salários, férias, benefícios e outras despesas
    • Movimentação fiscal
    • Comprovantes de recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais
    • Movimentação financeira comprovando despesas e receitas, controles de caixa e de recebíveis, entre outros
    • Controles referentes a estoque
  •  

Nesse cenário, já é possível contar com ferramentas que garantem movimentações financeiras refletidas nos registros contábeis da empresa, com praticidade e segurança, garantindo que o processo de fechamento seja feito de forma completa e sem erros, e tornando o fechamento contábil mais preciso e assertivo.

Com a tecnologia atual, é possível transformar processos manuais em atividades totalmente mapeadas, centralizadas e gerenciáveis, trazendo conhecimento prévio de todo o fechamento contábil, dos entregáveis envolvidos e dos prazos que compõem o fechamento como um todo.

Para atender a todas as demandas do fechamento contábil das organizações de grande porte, nós criamos o Dattos Close™, uma solução que permite a realização do fechamento contábil com velocidade e precisão, através de um método simplificado de conciliação e composição de saldos – gerando com isso visibilidade a todos os stakeholders envolvidos.

O Dattos Close™ oferece uma interface de fácil utilização para armazenar documentos suporte e realizar as composições de saldos, padronizando as conciliações contábeis, documentando notas explicativas e gerenciando os fluxos de preparação, revisão e aprovação.

Além disso, é possível ter uma visão consolidada dos grupos de contas, organizada por negócios ou empresas/filiais, apontando a situação financeira atual e as diferenças de valores entre os saldos contábeis e suportes.

Com o Dattos Close™, é possível também tornar os times contábeis mais produtivos, obtendo uma visão holística de todo o processo de fechamento, com atualizações em tempo real de seu andamento – tudo através de uma interface intuitiva e prática.

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.