Por que você precisa do Continuous Accounting na sua empresa?

black pen in hands
As organizações que buscam a necessidade de abraçar mudanças culturais, bem como de processos e de tecnologia, têm caminhado para um novo cenário.

Compartilhe

Frustradas com as limitações do fechamento contábil, especialmente agora que muitas equipes financeiras estão realizando isso remotamente, algumas empresas têm buscado maneiras de reinventar seus processos e criar novas formas de trabalhar.  As organizações que buscam a necessidade de abraçar mudanças culturais, bem como de processos e de tecnologia, têm caminhado para um novo cenário. 

Quando falamos do setor contábil, ter um fechamento contábil assertivo é o principal objetivo das equipes, mas também é um trabalho que exige muitos recursos e um esforço concentrado, não apenas dos times contábeis, mas de todos os segmentos da organização.

Registrar lançamentos contábeis, produzir balancetes, reconciliar extratos bancários, reconhecer receitas e outras tarefas essenciais ao processo não são como a maioria dos contadores ou controladores escolheriam gastar a maior parte de suas horas de trabalho. Entretanto, essa é a realidade.

Uma abordagem desatualizada

Durante anos, as equipes de contabilidade operaram como linhas de montagem. Algumas, infelizmente, ainda trabalham assim. O problema é que, no momento em que a equipe entrega o fechamento, geralmente semanas após a chegada dos números, o resultado já é “notícia velha” e, portanto, de valor mínimo para os tomadores de decisão. 

O fechamento passa a ser, então, apenas uma janela para o passado e não para o futuro, como deveria ser. Além disso, há pouco tempo para analisar os resultados do mês anterior antes que o foco se volte novamente para o fechamento do próximo mês.

team solving problem

Trabalho remoto

A implementação de um fechamento na abordagem do continuous accounting será uma grande aliada caso as empresas realizem o fechamento remotamente – um processo que oferece benefícios, incluindo o incentivo à colaboração da equipe e a segurança dos dados contábeis.

As limitações do fechamento continuam

Quando realizar o fechamento contábil leva tanto tempo, a capacidade dos profissionais de participarem de atividades voltadas para o futuro fica comprometida, visto que pouco eles podem atuar na previsão e análise de dados. 

Se os times contábeis demoram duas, três semanas ou mais para realizar o fechamento todo mês, não há muito tempo para interação. Se os times pudessem interagir com o resto da organização, poderia ser mais intuitivo com o que está acontecendo e ser um parceiro de negócios, fornecendo percepções importantes para melhorar a tomada de decisões e, em última análise, os resultados.

No quadro de funcionários, o estresse e o aumento de horas trazidos por aquela crise de final de mês também levam a horas extras, esgotamento e rotatividade de funcionários.

Uma nova abordagem: o continuous accounting e o fechamento contínuo

Também chamada de contabilidade contínua,o continuous accounting é uma alternativa atraente para empresas que buscam uma maneira mais rápida e melhor de realizar seu fechamento contábil e obter acesso em tempo real aos dados financeiros.

Uma empresa que pratica o continuous accounting deve ser capaz de realizar um “fechamento suave” a qualquer momento, pois a equipe de contabilidade está constantemente processando e agregando informações financeiras relevantes. 

Em vez de reconciliar, por exemplo, 70 itens no final do mês, um contador da equipe pode reconciliar dois ou três itens todos os dias. O fechamento contínuo deve tornar o trabalho diário das equipes contábeis mais agradável e capacitá-los para ter mais influência sobre as decisões estratégicas de negócios. É uma mudança filosófica na maneira como uma empresa aborda a contabilidade, com benefícios valiosos o suficiente para convencer muitas empresas a fazer a mudança.

Este conceito representa uma mudança fundamental na maneira como a contabilidade e as finanças são feitas. Implementar essa abordagem de forma eficaz requer uma ação 360°, combinando tecnologia, processos e pessoas para realizar melhorias contínuas em toda a organização. 

cropped image of businesswoman inserting last missing puzzle, bu

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.