O que é o ciclo de composição de saldos contábeis

Grupo de colaboradores reunidos realizando o fechamento financeiro
A composição de saldo de contas contábeis é uma tarefa extremamente importante para a contabilidade e o ciclo do fechamento.

Compartilhe

O principal objetivo da contabilidade é refletir a posição patrimonial da empresa de forma autêntica e fiel. Por isso, é muito importante que os saldos contábeis estejam perfeitamente conciliados com as informações de origem externa que os suportam.

Uma verdade comum para os contadores e os auditores externos é: toda contabilidade precisa ter um suporte para validação. Dentro desse contexto, a composição de saldo de contas contábeis é uma tarefa extremamente importante para a contabilidade e o ciclo do fechamento.

Nas grandes empresas, não é atípico encontrar poucos processos bem definidos de governança, seguidos por auditorias que encontram erros na contabilidade. Geralmente,  os processos de conciliações não são mapeados corretamente e isso pode trazer grandes prejuízos para as organizações.

Para que a contabilidade reflita fielmente a posição patrimonial da empresa, é fundamental que os saldos contábeis estejam perfeitamente conciliados com as informações de origem externa.

A eventual falta de conciliações irá fatalmente gerar desconfianças quanto às entregas da área contábil. E esse pode não ser o maior problema: o lançamento de informações imprecisas pode levar a estimativas de lucros e apurações de impostos diretos sobre bases erradas. E isso pode ocasionar multas para a empresa.

Quando falamos do ciclo de composição de saldos contábeis, os melhores modelos são aqueles em que passam por workflow de aprovações e validações, uma vez que se o time consegue assegurar a veracidade da composição, é mais fácil encontrar possíveis erros e ajustá-los rapidamente.

team solving problem

Para a correta composição de saldos, fundamental para a realização do fechamento contábil, é preciso que a documentação-suporte seja reunida de forma completa. Nesse sentido, são necessários:

    • Movimentação trabalhista
    • Recibos de pagamentos de salários, férias, benefícios e outras despesas
    • Movimentação fiscal
    • Comprovantes de recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais
    • Movimentação financeira comprovando despesas e receitas
    • Controles de caixa e de recebíveis
    • Controles referentes a estoque

 Nesse cenário, já é possível contar com ferramentas que garantem movimentações financeiras refletidas nos registros contábeis da empresa, com praticidade e segurança, garantindo que o ciclo de composição de saldos seja feito de forma completa e sem erros,  tornando o fechamento contábil mais preciso e assertivo.

cropped shot of accountant checking company data graph, auditing

O Dattos Close™ é uma solução voltada para gestão do fechamento e conciliação contábil, que traz visão do processo de conciliação, status das contas contábeis, workflow de aprovações, composição de saldos para ajuste, capa de conciliação e gerenciador de tarefas e um repositório de arquivos para anexo das evidências do processo.

A solução Dattos Close™ centraliza todas as contas, atividades e documentos suportes envolvidos no processo de fechamento contábil. Com o Dattos Close™, é possível também tornar os times contábeis mais produtivos, obtendo uma visão holística de todo o processo de fechamento, com atualizações em tempo real de seu andamento – tudo através de uma interface intuitiva e prática.

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.