Melhores práticas para melhorar seu Fechamento Contábil

Mesa cheia de dados contábeis e duas pessoas analisando os dados
Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para te ajudar a melhorar seu fechamento.

Compartilhe

Melhores Práticas Para Melhorar Seu Fechamento Contábil

Todos os processos que envolvem o fechamento contábil, geralmente, são complexos e demorados. Sem dúvidas, é composto por atividades que exigem boa comunicação entre muitos departamentos da empresa, além de uma organização precisa quanto aos documentos que compõem o fechamento.

Entretanto, o fechamento contábil não precisa ser tão complicado assim. Por meio de um bom planejamento, é possível realizá-lo assertivamente. Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para te ajudar a melhorar seu fechamento. 

Em resumo, o que é um fechamento contábil?

Fechamento contábil é uma rotina contábil realizada, geralmente, de forma mensal para processar e registrar as transações de um determinado período. Mesmo sendo um processo com fins contábeis, diversas áreas da mesma empresa fornecem dados financeiros para compor o fechamento.

Calculadora sobre um arquivo suporte

Por que o fechamento contábil é importante?

Ter uma rotina de fechamento contábil assertivo é muito importante para a saúde da empresa. Sem as informações financeiras registradas corretamente, é impossível tirar bons insights para a evolução do negócio. 

Além disso, existem outros fatores importantes que precisam ser considerados:

    • Os sócios e os administradores da organização precisam de dados confiáveis e íntegros para a tomada de decisões estratégicas
    • As informações financeiras atendem também aos fins regulatórios e fiscais, por isso precisam estar devidamente registradas
    • Um fechamento contábil assertivo garante que os recursos da empresa sejam utilizados da melhor maneira, além de promover controle interno.

Como realizar o fechamento contábil?

O processo de fechamento começa com o registro e a análise das informações e termina na elaboração de relatórios para a administração.

Crie um calendário de fechamento

Tenha um calendário com as datas mais importantes que precisam ser observadas pelos times envolvidos no fechamento contábil. É importante também identificar quais as tarefas que podem ser realizadas ao longo do mês, uma vez que a antecipação das atividades pode evitar possíveis erros e diminuir o estresse do fechamento.

Defina responsáveis

O fechamento contábil, assim como outros processos dentro de uma empresa, precisa de um sistema para apoiar suas tarefas. Por isso, é importante designar profissionais dos times contábeis para acompanhar essas atividades.

Se esses profissionais não atuarem especificamente nas rotinas do fechamento contábil, provavelmente eles serão bombardeados com outras tarefas que acabam aparecendo e não priorizam as atividades do fechamento. 

Promova a integração entre processos, informações e departamentos

Processos unificados podem tornar os departamentos responsáveis pelo fechamento muito mais produtivos. Conforme as informações necessárias – e corretas – chegam aos departamentos, o fechamento contábil da empresa vai sendo otimizado, eliminando o retrabalho e ganhando produtividade.

Entretanto, para que a integração e padronização desses processos realmente dê certo, é preciso ter uma plataforma de gestão de fechamento contábil que faça essa centralização e gestão, investindo em análises mais assertivas para a tomada de decisões estratégicas. 

Tenha um alinhamento com os times

Faça reuniões para ajudar com as divisões das tarefas, alinhe prazos e promova a importância que os times têm dentro da organização. Infelizmente, é muito comum encontrarmos casos em que os responsáveis pelo fechamento contábil não conhecem 100% o modelo de negócio.

Tenha um check-list das rotinas de fechamento

A contabilidade é um trabalho que requer muita organização e controle das informações. Um dos principais desafios operacionais de fazer o fechamento passa por conseguir estabelecer bons controles, de forma que a contabilidade não seja um processo traumático a cada fechamento, e ocorra de forma natural. 

Os controles precisam ser contínuos e confiáveis. Por isso, crie um check-list com todas as atividades necessárias para o fechamento contábil, definindo responsáveis e prazo para entrega. 

Adote tecnologias para otimizar fechamento contábil

Hoje, melhorar a produtividade de qualquer negócio e/ou equipe contábil sem o auxílio da tecnologia é praticamente impossível (principalmente na rotina de grandes empresas). Com a adoção de tecnologias, o gerenciamento do fechamento contábil se torna muito mais produtivo. 

Com o Dattos Close, é possível fazer uma gestão do fechamento contábil que engloba as rotinas de composição de saldos suportes e conciliação de contas, centralizando as atividades e documentos envolvidos no processo de fechamento. Tudo isso traz mais segurança e credibilidade para o fechamento contábil, liberando as equipes a serem mais estratégicas para o crescimento do negócio.