Melhores Práticas para conciliações de PIX!

smiling woman calculating and paying bills in home office
Com a Dattos, todo o processo de conciliações de pix pode ser feito de forma automatizada e agendada previamente, uma vez que a plataforma Dattos pode consumir os dados de acordo com o calendário de necessidades do cliente.

Compartilhe

Primeiro, o que é o Pix?

Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Ou seja, é uma nova maneira disponível para pagar, receber e transferir valores. Com o PIX, tanto as empresas quanto as pessoas físicas poderão fazer transações em apenas alguns segundos a qualquer hora e dia da semana e sem limite para quantidade de transações.

Para fazer uma transferência ou pagamento é necessário usar uma chave que vai identificar a conta PIX, como: CNPJ, CPF, e-mail, número de telefone, etc. Além dessas chaves, também é possível usar os dados bancários existentes.

Quais benefícios do Pix?

1) Transação acontece na hora e sem restrições de horário!
Dentro das transações do PIX não existe limite de horário ou dia da semana que não possa ser feita nenhuma movimentação.

2) É de graça!
As pessoas físicas não precisam pagar pelo Pix. Já para empresas, são apenas alguns bancos que oferecem isenção de taxa para PIX Empresas: Nubank, Inter, C6 Bank, Caixa e Banco Original

3) Controle financeiro para as empresas!
Dentro das transações do PIX tudo é feito digitalmente e instantaneamente. Com isso, as empresas podem controlar o fluxo de caixa, uma vez que o dinheiro está disponível mais rapidamente.

Dentro do cenário das conciliações, ter boas práticas para a conciliação do PIX é muito importante para as empresas a gestão financeira como um todo.

closeup accountant using calculator.

Boas práticas para a conciliação de PIX

Primeiro, é importante entender como é possível conectar as informações financeiras para que elas estejam sempre atualizadas e centralizadas. Uma boa prática é usar APIs para o consumo dessas informações. 

Com a chegada do Open Banking – um sistema de compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada através de APIs – é possível que as diferentes instituições financeiras consigam acessar os dados dos clientes para oferecer produtos e serviços personalizados.

Dentro desse cenário, a Dattos pode ajudar as fintechs a buscar essas informações financeiras de diversas maneiras, principalmente utilizando uma API Rest, no qual o caminho de consumo pode ser adaptado ao cenário do cliente. Basta configurar dentro da plataforma.

Ganhos com uma plataforma de automação de conciliações

O ganho de tempo que a Fintech tem através de uma plataforma de automação de processos de conciliação que envolvem PIX e outros cenários de integração entre bases vindas de instituições financeiras, parceiros de mercado e sistemas internos, uma vez que as equipes são enxutas, é extremamente relevante.

Com a Dattos, todo esse processo de conciliação pode ser feito de forma automatizada e agendada previamente, uma vez que a plataforma Dattos pode consumir os dados de acordo com o calendário de necessidades do cliente.

businessman drawing financial graph

Como a Dattos pode ajudar?

Nosso propósito é evoluir a gestão das informações e tornar os times mais analíticos para otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.

Como já é de conhecimento geral, as pessoas têm utilizado cada vez mais o PIX, chegando recentemente ao recorde de 40 milhões de transferências num dia.

Isso tem se tornado uma dor para gerenciar todo esse volume de dados na rotina dos times financeiros, com tantas transações acontecendo ao mesmo tempo.

A Dattos já está ajudando outras Fintechs a trabalhar esses processos de conciliação de forma automatizada e agendada, fazendo com que 100% das suas transações estejam centralizadas em uma única plataforma, garantindo a assertividade dos seus dados.

Nós já participamos de programas de aceleração e, atualmente, somos residentes do Cubo Itaú e fazemos parte do BoostLAB, um hub de negócios para empresas tech do BTG Pactual em parceria com a ACE Startups.

Até hoje, já ajudamos mais de 150 empresas a transformarem seus processos, entre elas pequenas, médias e grandes empresas, incluindo Startups e Fintechs de diversas áreas, e empresas que se tornaram Unicórnio nos últimos anos.