Melhores Práticas para composição de Saldos Contábeis

businessmen discussing strategies in cafe
Neste post você vai ver quais são as melhores práticas para a composição dos saldos contábeis.

Compartilhe

A composição de saldo das contas contábeis é uma ação importante dentro da contabilidade, dando um grande suporte para para a demonstração de saúde financeira da empresa. Geralmente, cada conta contábil é conciliada de forma mensal (ou, menos comum, trimestral) e tem seu controle interno através da composição de saldo estabelecida.

A conciliação contábil nada mais é do que a análise dos saldos das contas contábeis, suas movimentações e os eventuais ajustes que precisam ser feitos. 

O principal objetivo da composições de saldos contábeis é demonstrar contabilmente – e de forma correta – como a empresa está se comportando financeiramente. Quando devidamente conciliados e ajustados, os saldos contábeis espelham a realidade da organização. 

Neste post você vai ver quais são as melhores práticas para a composição dos saldos contábeis. 

Mas antes disso, vamos listar primeiro quais são as más práticas que podem trazer riscos e consequências desastrosas para as organizações:

  • Conciliações sem análises reais e efetivas
    Não é incomum encontrarmos processos de conciliações que podem ter, por exemplo, diferenças não identificadas que se arrastam ao longo do tempo. Esse tipo de problema pode refletir em processos mal estruturados e informações financeiras irreais. Se a empresa não tem controle contábil, como ela pode estar saudável?

  • Informações financeiras perdidas
    O mau controle das conciliações pode levar a informações que se perdem ao longo do tempo e que podem gerar problemas contábeis irreversíveis. Já imaginou ter impostos não recolhidos por descuidos internos e dados contábeis equivocados? A empresa pode ser multada e perder muito dinheiro.

  • Investidores desconfiados
    Se os problemas contábeis persistem, como a organização pode continuar girando? Como consequência, além de perdas financeiras, a credibilidade da empresa diante do mercado e investidores pode ser perdida. 
team solving problem

As melhores práticas para composições de saldos contábeis são aquelas que são estruturadas com informações originais e informações suportes. Mas se pudéssemos resumir em uma só frase, destacamos a necessidade de ter dados contábeis rastreados. 

Se os processos são bem definidos, as informações originais e de suporte estão corretas e se as conciliações estão bem estruturadas, com certeza, fica muito mais fácil encontrar os dados contábeis e torná-los mais assertivos.

Em resumo:

Composição de saldos contábeis

Informações originais

Informações de suporte

Conciliações estruturadas

Dados contábeis corretos

Tempo otimizado

Tomada de decisão assertiva

O Dattos Close™ é uma solução que oferece um método simplificado para verificar a exatidão e adequação de seus saldos contábeis, tornando os times contábeis mais produtivos e aprimorando os controles internos das conciliações contábeis.

O Dattos Close™ oferece também uma interface de fácil utilização para armazenar documentos suporte e realizar as composições de saldos, padronizando as conciliações contábeis, documentando notas explicativas e gerenciando os fluxos de preparação, revisão e aprovação.

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.