Conciliações automatizadas para mais de 840 contas contábeis

Segmento

Agronegócio

Região

Global

Tamanho

Grande porte

Veja como a COFCO International automatizou conciliações para mais de 840 contas contábeis, melhorando a eficiência e reduzindo significativamente o trabalho manual da sua equipe.


Confira alguns números da multinacional

  • 10.000 colaboradores por todo o mundo
  • 31 bilhões de dólares em receita
  • 106 milhões de toneladas (volume de negócios)
  • 30 milhões de toneladas (capacidade portuária)
  • 24 milhões de toneladas (capacidade de processamento)
  • 2.2 milhões de toneladas (capacidade de armazenamento)
  • 60% dos ativos mundiais estão na América do Sul, maior região exportadora do mundo

Sobre a COFCO

A COFCO International é uma empresa estatal chinesa de negócios agrícolas com operação em 35 países. Com US$31 bilhões de receita global, movimenta 114 milhões de toneladas de grãos ao ano e conta com mais de 10 mil colaboradores. Com sede em Genebra, Suíça, é líder nas cadeias globais de fornecimento de grãos, oleaginosas, açúcar e café.

A multinacional está focada em ser a líder mundial dentro da cadeia de abastecimento de grãos, oleaginosas e açúcar, com ativos nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Hoje, a empresa negocia com mais de 50 nações, proporcionando aos agricultores acesso direto ao crescente mercado chinês.


Objetivo

Em função da sua visão de ser líder mundial de abastecimento no agronegócio, a COFCO International tinha metas ousadas de expansão do negócio, o que implicava, automaticamente, no aumento do volume de dados financeiros a serem processados pelas empresas do grupo.

A operação financeira de uma empresa com crescimento em escala global precisa ser precisa e eficaz, não pode contar com erros e nem atrasos. A COFCO precisava, então, encontrar uma ferramenta que apoiasse o time na gestão dos controles, na acuracidade das informações e na centralização e padronização dos processos de conciliação.

Sendo assim, a motivação inicial era contratar uma solução tecnológica que garantisse a qualidade das informações financeiras e a auxiliasse na gestão e análise do processo de fechamento, para fins de reporte para a sede em Genebra.


Desafios

A COFCO International fazia as reconciliações de forma manual por meio de planilhas e como não havia solução para formalizar os procedimentos e processar essas informações em massa

O departamento financeiro precisava de maior controle sobre as atividades, prazos e responsáveis para garantir a entrega dos dados nas datas corretas e o atendimento à governança

Devido ao seu porte, a empresa possuía diferentes departamentos responsáveis pela entrega dos dados financeiros, o que ao final do processo, impactava diretamente na qualidade da informação gerada


Solução

A COFCO International precisava de um parceiro confiável que pudesse automatizar as reconciliações contábeis e gerenciar o fluxo de aprovação das contas para o fechamento. O Centro de Serviços Compartilhados da empresa necessitava de uma solução robusta com funcionalidades que permitissem à equipe mais assertividade e agilidade nos processos. 

Assim, a empresa implementou um projeto em conjunto com a Dattos para processamento analítico de grandes volumes de dados financeiros. Com funcionalidades como dashboards gerenciais, capas contábeis personalizadas, controle de aprovação e justificativas, bem como a possibilidade de criar regras customizadas de limpeza, tratamento e batimento de dados, de acordo com a estrutura dos arquivos atuais e/ou regras do negócio. 

Os principais resultados foram a centralização dos processos de fechamento, a automação das reconciliações contábeis, a garantia da qualidade das informações e a transparência para auditoria.


Resultados

840 contas contábeis de 15 grupos de contas

Administração e 13 CNPJs em 5 unidades de negócios

Mais de 2 milhões de registros inseridos na plataforma todos os meses

Já ganhamos, pelo menos, um dia de trabalho durante o fechamento nas operações do CSC. Tivemos uma mudança de estratégia que exigia uma redução global no prazo do fechamento. Coincidentemente, isso aconteceu quando acabamos de implantar a Dattos. O fechamento deixou de ser estressante e passou a ser confortável.

Marcel Durante

Gerente do Centro de Serviços Compartilhados da COFCO

Quer saber como alcançar os resultados da COFCO com nossa tecnologia?

Garanta dados mais confiáveis e reduza o tempo automatizando tarefas manuais

Segmento

Agronegócio

Região

Global

Tamanho

Grande porte