Guia útil – Tudo o que você precisa saber sobre automação de conciliações contábeis!

everyone is busy in the company
As conciliações contábeis são comuns dentro das grandes empresas, mas nem sempre são feitas de forma automatizada. Neste conteúdo desenvolvemos os principais conceitos para que a automação de conciliações seja realidade dentro das organizações.

Compartilhe

Ao longo do tempo, tornou-se comum dentro das organizações que os processos de conciliações contábeis e de diversos tipos de dados sejam feitas de forma manual. Nasceram, então, processos longos, passíveis de erros humanos e, quase sempre, com entregas de dados sem qualidade e segurança.

Além disso, esse procedimento é construído dentro de planilhas complexas, lentas, sujeitas a erros de processamento e passíveis de manipulação.

Definitivamente, o processo de conciliação contábil realizado de maneira manual, não é o cenário ideal, ainda que seja a realidade na maioria das empresas no Brasil e no mundo.

O que é uma conciliação contábil?

A conciliação contábil nada mais é do que uma análise que compara os saldos das contas de uma determinada empresa e qual caminho toda a movimentação financeira percorreu. Através das constatações do que entra e sai, a organização consegue verificar possíveis erros que possam comprometer os valores finais do balanço patrimonial e corrigi-los a tempo.

De maneira didática, o canal Sevilha Contabilidade traz uma excelente definição sobre o processo de conciliação:

Por onde começo a automação das conciliações e do fechamento financeiro?

Por ser dependente de todos os tipos de conciliações existentes na organização e dos diversos departamentos responsáveis, as rotinas do fechamento financeiro tornam-se extremamente repetitivas, quase sempre com foco em correção de divergências e menos tempo de análise para tomadas de decisão.

Entretanto, as tecnologias disponíveis no mercado vêm para mudar esse cenário. Processos complexos podem ser otimizados através da automação de conciliações, da transformação e da consolidação de dados, e das plataformas de automação contábil, que eliminam completamente o risco de erros manuais na conciliação e na correção dos dados.

Ou seja, precisamos começar pela tecnologia e transformação digital!

Como a automação de conciliações pode acontecer?

A resposta para essa pergunta é bem simples: transformação digital! 

No mercado existem diversas soluções disponíveis para automatizar os processos dos times contábeis. Com a tecnologia contida nas plataformas de automação de conciliações, por exemplo, os prazos apertados e os esforços excessivos gastos para encontrar inconsistências nas conciliações contábeis e nos relatórios.

Veja aqui no nosso case como isso pode ser feito:

Além disso, utilizando plataformas de automação de conciliações, as organizações podem:

Time Management

reduzir o esforço manual e os riscos de sonegação

Task

melhorar os controles internos 

Research

redirecionar o foco das tarefas de reconciliação para a análise dos eventuais erros e inconsistências

Tax

diminuir em até 80% nos custos dos processos de conciliação

Planilhas manuais e automação de conciliações

Quando falamos de processos financeiros, quase automaticamente somos remetidos às famosas “ferramentas” de trabalho dos times contábeis: planilhas.

As planilhas são uma ferramenta multifuncional e um poderoso instrumento, porém essa ela possui suas limitações; em pesquisa realizada pelo professor Ray Panko – professor de Tecnologia da Informação da Universidade do Havaí nos Estados Unidos – foi identificado que 88% de todas as planilhas contêm erros em 1% ou mais em células com fórmula. 

Quando falamos de planilhas, também falamos de atividades manuais. Atualmente, soluções chegaram ao mercado para disponibilizarem a oportunidade das grandes empresas conciliarem contas e exercícios contábeis de forma bastante ágil por meio da automação de conciliações, eliminando a possibilidade de erros manuais e, evitando assim, longas jornadas de trabalho.

Isso ocorre graças à automação de processos tanto da área contábil, quanto da área fiscal e da possibilidade que a ferramenta oferece de consolidar um grande volume de informações, transformando dados brutos em instrumentos essenciais para o planejamento e tomada de decisões de um negócio.

Quais são as vantagens da automação de conciliações contábeis?

  • Maior autonomia e direcionamento de equipes para o core business do negócio
  • Economia de até 75% com gastos sobre reconciliações contábeis
  • Padronização nos processos de fechamentos contábeis
  •  Maior controle informacional e aproveitamento dos dados do negócio
  • Ganhos em escalabilidade e otimização do desempenho dos times contábeis

Nesse cenário, a plataforma Dattos nasceu para fazer essas vantagens serem realidade nas grandes empresas, integrando pessoas, departamentos e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, tornando os times contábeis, fiscais e financeiros mais ágeis, estratégicos e confiantes para tomarem decisões assertivas visando, sempre, o crescimento do negócio.

Quer obter automação para as suas conciliações contábeis?