Guia completo para aplicar o continuous accounting no seu departamento contábil

technology software business office programming people concept
As organizações que buscam a necessidade de abraçar mudanças culturais, bem como de processos e de tecnologia, têm caminhado para um novo cenário.

Compartilhe

Como já vimos anteriormente aqui no nosso blog, o continuous accounting é uma abordagem para o gerenciamento dos ciclos contábeis de uma empresa no qual as equipes contábeis conduzem as tarefas do fechamento de forma contínua e os dados são entregues continuamente, fornecendo visibilidade em tempo real das transações e reconciliações contábeis.

creative business people working on business project in office

Benefícios do continuous accounting e porquê aplicá-lo na sua empresa

A proposta de valor central para o continuous accounting é o acesso mais rápido às informações financeiras que direcionam para as tomadas de decisão. Além disso, vamos ver neste post outros benefícios que vão ajudar a entender porque o continuous accounting é uma abordagem para o futuro das empresas

Departamentos contábeis e financeiros mais produtivos: quando realizar o fechamento contábil não está sugando duas ou três semanas todos os meses, os times agora têm tempo para interagir com os colegas. Eles podem atuar de fato como analistas que trazem percepções financeiras e isso se torna um recurso extremamente valioso para a organização. De forma mais ampla, os contadores podem assumir um papel estratégico.

Decisões mais informadas e um perfil de CFO mais proativo: Acesso imediato a dados financeiros críticos (incluindo KPIs básicos e estatísticas específicas do departamento) leva a decisões mais bem informadas. Decisões estruturadas em dados assertivos estabelecem sucesso e o crescimento de uma empresa. Em última análise, as equipes contábeis podem fornecer aos CFOs informações completas e prontas para compor as tomadas de decisões da organização.

Integridade de dados: mesmo as empresas que automatizam sua contabilidade ocasionalmente apresentam erros, geralmente introduzidos na entrada inicial de dados. Quando alguém analisa informações importantes diariamente, é mais provável que esses erros sejam detectados antes que um período perdido se transforme em um problema maior. O mesmo vale para detectar transações fraudulentas. E, quanto mais os contadores praticarem essa rotina, melhor eles irão obtê-la, melhorando a integridade geral dos dados, disse Kelly.

Menos desgaste da equipe: dentro de tantas tarefas para as equipes contábeis e fiscais, o fechamento financeiro como um todo é o ponto mais crítico. Um time contábil livre do trabalho moroso fica mais feliz e mais motivado para colaborar com os demais colaboradores. Aqui na Dattos acreditamos que times contábeis mais engajados podem ser um dos pontos de mudança mais eficazes dentro das grandes empresas.

Conformidade e auditoria mais fáceis: quanto menos intervenção manual nos processos contábeis de uma empresa, maior a probabilidade de a organização permanecer em conformidade com os requisitos legais. Com todas essas informações em um sistema de gerenciamento do fechamento contábil (link para a página do close) ao invés de planilhas, os auditores podem facilmente ver a fonte de todas as informações financeiras. Eles podem responder muitas de suas próprias perguntas.

Cultura de melhoria contínua: se olharmos para a equipe contábil como uma “fábrica de números” que pega os dados e os transforma em demonstrações financeiras apenas, não faz sentido nenhuma mudança. O continuous accounting promete uma melhoria contínua nas atividades contábeis. Ao fornecer os meios para trabalhar em um ritmo mais moderado, o continuous accounting também pode ajudar a melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para os contadores da empresa.

Graças ao continuous accounting, os times contábeis podem realizar as tarefas em tempo real e na velocidade em que ocorrem as transações da empresa. Ao quebrar as tarefas em partes menores e, em seguida, automatizar cada uma, sua conclusão se torna rotinizada. De forma resumida, o continuous accounting promove a melhoria contínua, criando uma mentalidade para incorporar diariamente tarefas de fechamento financeiro.

close up businessman hand moving the king in a chess game for wi

O continuous accounting como agente transformador

O continuous accounting oferece benefícios incríveis para contabilidade e finanças. Em vez de equipes reativas, os times trabalham de forma proativa. Em vez de desequilíbrios na carga de trabalho, o trabalho é distribuído ao longo do período, liberando tempo para análises aprofundadas e projetos que agregam mais valor para o negócio.