A gestão contábil para grandes empresas encontra diferentes desafios. Enquanto em pequenas e médias empresas a dificuldade é realizar a conciliação fiscal, financeira e contábil, as corporações lidam com um alto volume de informações.
Em PMEs, toda a gestão se limita aos desafios frequentemente citados da contabilidade brasileira, como a complexidade de cada imposto, o tempo dedicado ao cálculo de alíquotas, o planejamento por período, entre outros exemplos.
Nas multinacionais, este desafio está presente, mas há uma hierarquia de processos que evita erros frequentemente comuns, como a perda de prazo e a descentralização das informações.
Ao mesmo tempo, as dificuldades dos grandes negócios surgem ao lidar com um volume muito mais alto de dados. Neste sentido, a integração entre setores e o controle dos dados partem como prioridade para os líderes contábeis e CFOs, buscando soluções que evitem o desperdício de recursos ao lidar com a contabilidade.
Neste artigo, a Dattos, plataforma líder em conciliação financeira, contábil e fiscal no Brasil, destaca a gestão contábil para grandes empresas e as boas práticas que você deve seguir na sua corporação!
Gestão contábil para grandes empresas: por que é diferente?
A gestão contábil para grandes empresas é diferente da gestão que acontece em pequenas e médias empresas. Embora partam de uma mesma premissa, ambos os métodos de gestão encontram dificuldades e objetivos distintos.
Em PMEs, a contabilidade considera áreas fiscais, financeiras e contábeis. Contudo, geralmente este setor fica integrado e facilmente comporta todos os dados produzidos, especialmente quando aliado a uma plataforma de conciliação financeira, fiscal e contábil.
Em grandes corporações, a gestão contábil não fica centrada ou conta com um único setor. Pelo contrário, as áreas financeiras, fiscais e contábeis são independentes e têm uma dinâmica própria, mesmo relacionadas.
Há a necessidade de separar cada frente para produzir informações distintas e facilitar a gestão no geral. Isto é, demandas financeiras são resolvidas no setor financeiro, processos fiscais compete aos auditores e contadores, e tarefas que unam todos os setores são integradas em situações pontuais.
A partir disso, a gestão contábil para grandes empresas fica mais fácil e comporta o alto volume de informações, fracionando dados e destinando processos às áreas específicas dentro da empresa.
Quais são as dificuldades da contabilidade em corporações?
Lidar com um alto volume de informações faz com que a gestão contábil para grandes empresas encontre desafios a serem superados. Abaixo, a Dattos destaca as barreiras que dificultam a contabilidade nas corporações.
1. Diferentes obrigações fiscais
Lidar com filiais internacionais pode ser um problema a ser superado. Além das conciliações fiscais comuns, há ainda as obrigações dos países onde o seu negócio está presente, cumprindo entregas além do Brasil.
2. Operação em larga escala
A operação em larga escala significa que há informações sendo produzidas a todo minuto, sendo necessárias considerá-las e lançá-las no sistema para ter controle. Felizmente, graças à plataforma de conciliação, hoje grandes empresas não encontram dificuldade em centralizar dados contábeis.
3. Dificuldade em conciliar obrigações acessórias
Presente também em PMEs, a gestão contábil para grandes empresas encontra dificuldade em conciliar todos os levantamentos que impactam nas obrigações acessórias. Mantê-los sempre em fácil acesso pode ser um grande desafio, especialmente ao não ter uma plataforma para dar apoio.
Como fazer a gestão contábil em grandes negócios
Fazer a gestão contábil em grandes negócios é possível. Para isso, há passos que toda empresa deve seguir e todos eles estão destacados abaixo!
1. Adote uma política de compliance fiscal
O compliance fiscal define um plano tributário voltado à área operacional. Na prática, você cria um programa de ação para que todas as obrigações fiscais sejam entregues até um prazo pré estabelecido.
2. Avance na digitalização das entregas
É impossível trabalhar com todos os dados contábeis, financeiros e fiscais que uma grande empresa produz no dia a dia sem digitalizá-los. Por isso, entre todos os passos, vale a pena destacar a importância de digitalizar informações pertinentes ao negócio e considerar a automatização de tarefas.
Vantagens da gestão contábil para grandes negócios
Adotar boas práticas em gestão contábil para grandes empresas gera benefícios ao negócio. Isso acontece porque as entregas em sinergia reduzem riscos e, ao mesmo tempo, facilitam a comunicação entre setores.
1. Uma gestão contábil eficaz reduz riscos fiscais
Toda gestão contábil, quando bem feita, evita riscos fiscais, como juros e situações de multas ou advertências.
2. Agrega dados às análises contábeis
As análises contábeis mais importantes dependem de informações que retratam a realidade da empresa. Felizmente, uma boa gestão entrega e melhora as informações armazenadas.
3. Diminui custos operacionais
Ao contrário da mão de obra manual, os robôs não erram. Portanto, automatizar conciliações e lançamentos diminui os custos operacionais por tornar os erros mais raros.
No vídeo abaixo, você pode conferir como automatizar suas rotinas de conciliações e reduzir até 70% do tempo gasto nessas atividades.