Automação de conciliações dentro do CSC é mais do que uma tendência — é uma realidade que já está revolucionando times contábeis ao redor do mundo.
Mas, o que isso realmente significa? E como pode trazer benefícios práticos para o seu time? A resposta a essas perguntas pode ser mais surpreendente do que você imagina.
Neste post, vamos explorar as muitas formas como a automação de conciliações pode transformar a maneira como os Centros de Serviços Compartilhados (CSC) lidam com suas tarefas contábeis. Prepare-se para um futuro mais eficiente e produtivo!
Automação de conciliações contábeis: o que é?
Primeiro, quando falamos de automação de conciliações contábeis, estamos nos referindo a digitalização e otimização das atividades que compõem as rotinas contábeis.
Aqui na Dattos defendemos que é muito raro uma organização que busque crescimento opte por manter sua gestão financeira atrasada e recheada de processos manuais. É preciso mudar; é preciso automatizar as conciliações contábeis!
Por exemplo, através de uma gestão contábil eficiente e automatizada, os gestores podem ter acesso a dados contábeis transparentes, assertivos e em tempo real. Ou seja, a automação de conciliações não é simplesmente uma mudança necessária; ela pode ser a chave para o futuro das grandes empresas.
E sem estes dados contábeis assertivos, as tomadas de decisões ficam comprometidas e podem se basear em informações inconsistentes que acarretará em problemas para o futuro da empresa.
E o que é a conciliação contábil?
Nesse vídeo, você vai ver uma definição bem completa que o nosso time trouxe:
Mas como promover automação de conciliações dentro do CSC?
Geralmente, um CSC – Centro de Serviços Compartilhados – é composto pelos departamentos mais estratégicos dentro das empresas: financeiro, administrativo, tecnologia, entre outros. Quando falamos de automação de conciliações, um CSC estruturado para receber processos automatizados pode ser muito mais assertivo.
Pensando em uma transformação digital que de fato traga resultados, um dos passos mais importantes para um CSC é automatizar as rotinas mais operacionais da área contábil, incluindo a etapa de conciliação contábil, conforme comentamos anteriormente.
Entretanto, não basta apenas automatizar processos, é preciso escolher as melhores soluções do mercado, que estejam realmente à altura para auxiliar na transformação digital das informações contábeis de um negócio.
Com a Dattos, é possível implementar toda a automação de suas conciliações contábeis, contando ainda com interfaces dinâmicas e a possibilidade de analisar, de modo minucioso, cada movimento contábil das suas contas contábeis.
E por meio da automação de conciliações, o CSC pode reduzir custos e eliminar as chances de erros manuais em processos repetitivos, tornando suas operações mais ágeis e ainda ampliando o potencial de crescimento do negócio.
Como ter um CSC automatizado ?
Se você chegou até aqui, certamente quer ver como isso funciona na prática. Antes de te mostrar nosso case, separamos algumas dicas para te ajudar na automação de reconciliações dentro do CSC da sua empresa:
Mapeamento dos processos e a automação de conciliações
O primeiro passo – e o mais importante – é mapear todos os processos contábeis do seu negócio, analisando quais rotinas serão mais potencializadas com a automação no primeiro momento.
Planejamento de todos os processos contábeis
Em seguida, é preciso que seja criado um planejamento bem estruturado, avaliando qual o será o ganho de custos com a automação, e, principalmente, de que modo o time contábil do CSC será preparado para essa nova cultura.
Soluções que transformem digitalmente seus processos contábeis
Neste momento, é a hora de escolher as soluções que vão dar a base para o mapeamento e o planejamento, executando, enfim, a automação dos processos contábeis da empresa. Busque por soluções especializadas e com reconhecimento no mercado!
A partir desses três passos, você obtém um primeiro panorama para adotar a automação de conciliações de uma empresa. Com isso, você pode ter dois exemplos dos possíveis impactos da automação na área contábil do CSC:
- Profissionais com potencial liberado para trabalhar na tomada de decisões
- Maior autonomia e direcionamento de equipes para o core business do negócio
- Economia de até 75% com gastos sobre reconciliações contábeis
- Redução do tempo de trabalho necessário para reconciliar as contas contábeis
- Eliminar erros custosos devido aos erros humanos
COFCO: Automação de Reconciliações Contábeis no CSC
Aqui na Dattos nós temos uma parceria muito legal com a COFCO, uma empresa estatal chinesa de negócios agrícolas com operação em 35 países. Com mais de US$31 bilhões de receita global, a COFCO movimenta 114 milhões de toneladas de grãos ao ano e conta com mais de 10 mil colaboradores.
Através do Dattos Recon, as informações do financeiro e da contabilidade – oriundas do ERP TOTVS Datasul e demais controles internos como o Portal de Atendimento do CSC – são carregadas na plataforma e, a partir daí, todos os procedimentos de tratamento de dados (limpeza, cálculos matemáticos e dicionários de de-para) e conciliação dos lançamentos, ocorrem de forma automatizada e em poucos minutos, mesmo para reconciliações com milhares de transações.
Atualmente, a COFCO realiza parte das conciliações contábeis mais analíticas já dentro do período de fechamento contábil, fugindo do padrão encontrado no mercado, já que nesse mesmo período, geralmente, as equipes estão ocupadas com as atividades manuais.
No vídeo abaixo, você pode entender melhor os benefícios que nossa plataforma trouxe à COFCO.
Garantia da qualidade das informações contábeis
A plataforma Dattos Recon foi implementada para conciliar de maneira analítica, comparando linha a linha os relatórios, garantindo a qualidade dos mais de 2 milhões de registros que são inseridos na plataforma todos os meses. A automação de conciliações é realidade dentro do CSC da COFCO.
E agora? Vamos automatizar as conciliações contábeis do seu CSC? Clique no botão abaixo e agende uma demonstração da nossa plataforma!
Agende uma demo!