DEPARTAMENTO PESSOAL

Reduza riscos trabalhistas e aumente a produtividade do departamento pessoal

at work rafiki

O departamento pessoal lida com toda a burocracia de cálculos e pagamento de salários, benefícios, férias e décimo terceiro de funcionários durante e após seu vínculo empregatício.

O departamento pessoal é a área responsável pela administração dos funcionários da empresa, e suas atribuições vão desde a admissão, permeando rotinas como férias, folha de pagamentos e benefícios, até a demissão dos colaboradores, incluindo seu pagamento rescisório.

As atividades do departamento pessoal são operacionais, porém dinâmicas. Assim como os demais departamentos de back-office das empresas, os processos devem ser concluídos observando prazos e legislação. Esses, geralmente, são lentos, uma vez que são feitos em planilhas, e demandam retrabalho, pois qualquer erro pode aumentar os riscos da empresa lidar com um processo trabalhista no futuro.

Para conseguir planejar, pagar e reportar todos os detalhes da folha de pagamentos, o departamento pessoal realiza cálculos que exigem, além de atenção, conhecimento das regras legais e internas, bem como olhar crítico diante dos processos. Somados aos registros internos, existe uma série de relatórios de terceiros (vale-transporte, vale-refeição, despesas aéreas, etc) que o departamento deve conseguir verificar e consolidar, com o objetivo de garantir a exatidão das informações de folha de pagamentos e obrigações acessórias. 

Com a Dattos, vamos tornar os processos do departamento pessoal mais eficientes e assertivos, com soluções que abrangem desde a automação de conciliação de folha de pagamentos até a validação de obrigações acessórias. Fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração.

CASOS DE USO

Confira nossos casos de uso!

Reunimos a gestão do fechamento contábil, automação das reconciliações de transações financeiras, unificação e normalização de dados, gestão de atividades e atribuição de responsáveis em uma única plataforma. 

Conciliação de Folha de Pagamentos e Obrigações Acessórias

As conciliações de folha de pagamentos e validação de obrigações acessórias feitas manualmente em planilhas podem ser alguns dos processos mais demorados e ineficientes do departamento pessoal, pois geram retrabalho e aumentam o risco de processos trabalhistas ou erros na entrega de obrigações acessórias.