Dattos Close: Saldos Contábeis dos seus Grupos Sintéticos e repositório de evidências para auditoria em um único lugar!

organizational chart of a company. hierarchy concept.
O Dattos Close™ é capaz de criar registros históricos para consulta durante o período de auditoria, facilitando ainda mais esse processo.

Compartilhe

O Plano de Contas é o registro dos fatos contábeis de uma empresa que se distribuem em um conjunto de contas estabelecidas de acordo com o tipo de negócio. 

Um Plano de Contas bem estruturado atende, principalmente:

    1. as necessidades de informação da saúde financeira da empresa
    2. a compatibilidade com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis 

Dentro do plano de contas, existem grupos e subgrupos que compõem as informações de ativos, caixa, banco, estoque, etc. Quando falamos de grupos sintéticos, podemos resumir como aquelas em que o saldo contábil é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas – contas que representam um maior grau de detalhamento.

business people conference and meeting in modern office

Com o Dattos Close™ é possível, em um grupo sintético, visualizar em um só lugar todas as contas daquele grupo específico. Por isso:

    • O analista contábil consegue ter a visualização completa do grupo de contas, facilitando, inclusive, o processo de conciliação
    • O gestor contábil não precisa abrir conta a conta, validando o grupo sintético direto no balancete
    • Uma visão geral é distribuída ao gestor, possibilitando insights e tomadas de decisão muito mais rápidas e assertivas

Além disso, o Dattos Close™ oferece uma estrutura transparente para o repositório de evidências para auditoria. No nosso post sobre Melhores Práticas para composição de Saldos Contábeis, falamos da importância de ter dados contábeis rastreáveis e corretos.

O Dattos Close™ dá visibilidade ao grupo sintético direto do balancete e oferece um método simplificado para verificar a exatidão e adequação dos saldos contábeis, a transparência e a segurança são outros pontos extremamente importantes.

Quando a contabilidade das grandes organizações identifica divergências, através das justificativas de diferenças, ela pode coletar informações e arquivos de diversos formatos e guardá-las para comprovar o motivo daquela justificativa em questão. Esses arquivos podem ser, planilhas, e-mails, PDF, etc.

Com o Dattos Close™, o gestor tem uma visão da conta original, a conta com a justificativa e arquivos suporte. E, ao saber a natureza da justificativa, é possível passar uma visão correta e segura da saúde da empresa aos investidores, por exemplo.

Ou seja, com o Dattos Close™, as empresas podem fornecer uma contabilidade bem vista e preparada para auditoria, trazendo informações claras e transparentes. O Dattos Close™ é capaz de criar registros históricos para consulta durante o período de auditoria, facilitando ainda mais esse processo.