Continuous Accounting: um caminho para contabilidade do futuro

business people with startup rocket 2021 04 02 19 48 22 utc
O impacto na estratégia e nas decisões de negócios pode ser enorme. Em vez de apenas relatar o passado, as equipes contábeis podem orientar o futuro.

Compartilhe

Apesar dos avanços da tecnologia, muitos profissionais dos times contábeis continuam a lutar com processos de fechamento altamente manuais e ineficientes. Os desafios dessas equipes são altos e caros. A conclusão das atividades do fechamento contábil no final de um período não fornece um tempo necessário para uma análise mais aprofundada.

Conforme aumenta a pressão para concluir o fechamento, as atividades apressadas aumentam o risco de erros. Horas longas de trabalho são vias rápidas para o desgaste dos colaboradores e, em última análise, para toda a performance das equipes.

A boa notícia é que esse cenário pode mudar. O continuous accounting é uma metodologia que incorpora automação, controle de tarefas e processos mais estruturados. Ao adotar uma estrutura de continuous accounting, os times contábeis podem aumentar a qualidade, a precisão e a eficiência de suas atividades.

Adotando o fechamento contábil virtual

Como é possível, então, realizar todo um fechamento contábil remotamente? Para as organizações que adotaram o modelo do continuous accounting, a resposta é: ”’muito possível”. 

A abordagem do continuous accounting propõe que cargas de trabalho sejam distribuídas uniformemente ao longo do período contábil e não concentradas no final do mês apoiando-se em três princípios: automação de processos contábeis repetitivos, eliminação dos gargalos e estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua.

A capacidade de capturar, validar e analisar dados continuamente de maneira precisa e de distribuir a carga de trabalho ao longo do fechamento pode significar a diferença entre um fechamento contábil preciso e assertivo, mesmo com as equipes espalhadas por todo o mundo.

Benefícios do continuous accounting

2business graphs and statistics review 2021 04 05 21 31 56 utc

Na verdade, os benefícios do continuous accounting podem ser sentidos além dos benefícios de um fechamento mais rápido e menos horas de trabalho; um processo de continuous accounting pode fornecer informações mais precisas ​​para a liderança da empresa, liberando um tempo valioso para os profissionais contribuírem de forma mais estratégica para os negócios. 

A capacidade de executar tarefas em partes menores com mais frequência suaviza as cargas de trabalho, ajudando a avaliar a integridade das informações a qualquer momento e permitindo o monitoramento contínuo de erros, fraudes e ineficiências.

O continuous accounting é uma combinação de pessoas, processos e tecnologia. 

Pessoas

Embora pareça haver um consenso geral de que contabilidade e finanças têm os conjuntos de habilidades necessários para conduzir a estratégia de negócios, elas são geralmente subutilizadas. Para permitir que os times contábeis brilhem, as empresas precisam automatizar o trabalho de contabilidade manual que consome tanto tempo e esforço.

Quando a automação do processo elimina as tarefas rotineiras e manuais, os resultados são eficiência e precisão. O continuous accounting capacita as equipes de contabilidade e finanças a atuarem como líderes de negócios proativos. Para o CFO e para os times contábeis, menos tempo gasto no fechamento significa mais tempo fornecendo análises de valor agregado que a empresa pode usar para tomar decisões importantes.

Processos

Os processos manuais, junto com os altos volumes de dados, evitam que as finanças sejam uma extensão estratégica do negócio. A primeira etapa essencial para a melhoria do processo é identificar os gargalos, que normalmente se originam de procedimentos manuais.

Depois disso, é preciso adotar uma abordagem para a análise e a melhoria contínua desses processos. Se eles não forem alterados, a adoção da metodologia do continuous accounting não consegue continuar caminhando.

Tecnologia

Aqui, a automação é a chave. O fechamento automatizado permite a elaboração de uma estratégia eficaz para o crescimento corporativo. Ainda que a equipe financeira de uma organização seja bem estruturada, se ela realiza reconciliações manualmente, provavelmente ficará atrás das equipes daqueles que estão realizando o processo por meio de plataformas automatizadas.

Isso ocorre porque as reconciliações financeiras realizadas de forma manual são demoradas, caras e sujeitas a erros humanos. Por isso, a qualidade do fechamento precisa estar incorporada às estratégias de crescimento da empresa, trazendo dados financeiros mais inteligentes para a tomada de decisões.

Atingindo o futuro das finanças

Os negócios modernos exigem que cada parte da empresa seja voltada para o futuro e seja estratégica. A adoção de tecnologia, a melhoria de processos e a capacitação de pessoas devem trazer benefícios claros e tangíveis para a organização.

O resultado é uma visibilidade incrível. Um CFO pode entrar em qualquer reunião e fornecer informações financeiras atualizadas em tempo real. O impacto na estratégia e nas decisões de negócios pode ser enorme. Em vez de apenas relatar o passado, as equipes contábeis podem orientar o futuro.

businesswoman working on laptop computer sitting a 2021 07 06 20 02 46 utc

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.