Continuos Accounting e o Fechamento Contábil

pensive businesswoman looking at chart 9rf4e4x
Neste contexto, geralmente, as seguintes perguntas são feitas: “Como o contador executa o continuous accounting e como isso realmente funciona?” “Qual é a diferença entre o continuous accounting e o fechamento contábil?”

Compartilhe

A metodologia do continuous accounting (contabilidade contínua) é uma abordagem para o gerenciamento dos ciclos contábeis de uma empresa que abrange os avanços da tecnologia da informação e redefine as operações e o papel das finanças na estrutura corporativa.

Neste contexto, geralmente, as seguintes perguntas são feitas: “Como o contador executa o continuous accounting e como isso realmente funciona?” “Qual é a diferença entre o continuous accounting e o fechamento contábil?” 

Primeiro, vamos analisar a realidade. Diminuir a loucura do fechamento contábil e estruturá-lo melhor ainda não está ao alcance da maioria das empresas. 

Entretanto, nos âmbitos contábeis e fiscais já é possível encontrar ferramentas completas, que podem conciliar todos os exercícios contábeis, analisar os planos de contas e ainda permitir que as os times se concentrem em atividades mais analíticas, otimizando o que antes eram longas jornadas para realizar todo o fechamento financeiro.

A primeira coisa a fazer é repensar o paradigma interno da contabilidade, ajustando a mentalidade para considerar o processo como uma melhoria contínua. O objetivo é otimizar o processo de contabilidade em uma tarefa por vez e depois replicar esse processo para todo o fechamento.

Ao incorporar automação e precisão no processo de contabilidade, as equipes contábeis podem eliminar o tempo que, geralmente, é usado em atividades redundantes e correção de erros. Nesta viagem, a tecnologia automatizada é uma ferramenta para atingir os fins; não é o começo da jornada.

Grandes coisas são possíveis uma vez que uma filosofia de contabilidade contínua esteja em vigor. Em vez de trazer todos os dados em um processo em lote como antes, o lote é dividido em uma série de tarefas menores. 

As tarefas são definidas o mais cedo possível e incorporadas ao fluxo de trabalho diário dos times contábeis. Ao quebrar as tarefas em partes menores, a conclusão desses elementos se torna uma rotina que segue o exemplo do desenvolvimento ágil de software. 

working with business analytics nk3brg2

Continuous Accounting em ação

Como podemos ver, a contabilidade contínua é uma abordagem filosófica e não somente tecnológica. Os times contábeis e fiscais precisam olhar para a tecnologia e também para uma mudança de comportamento. 

Nos últimos anos, o setor financeiro tem procurado mudar seu mindset em relação à adesão de novas tecnologias, ao uso de dados complexos para melhorar os relatórios e ao uso do tempo das equipes financeiras para trazer respostas mais eficazes e assertivas. 

O que antes se escutava apenas como “novas tecnologias” aplicadas aos setores mais variados das empresas, hoje o setor financeiro também participa ativamente do movimento da transformação digital. 

Por exemplo, um ciclo de fechamento contábil eficiente, preciso e mais rápido, pode dar base para avaliação do desempenho dos negócios, apoio em decisões organizacionais e satisfazer exigências de relatórios externos. 

Dentro de tantas tarefas para as equipes contábeis, o fechamento é um dos pontos mais críticos. Quando a automação está no DNA do time, o fechamento pode ser parte de uma nova estratégia de crescimento.