Contabilidade Inteligente: o que é e como aplicar?

happy successful businesspeople, man and woman, after signing ag
Criamos esse conteúdo para mostrar como a Contabilidade Inteligente pode ser importante para as empresas e como aplicá-la de forma assertiva, transformando a forma dos times financeiros trabalharem.

Compartilhe

Contabilidade Inteligente: o que é isso?

Futuro e tecnologia: nunca se falou tanto sobre essas duas palavras. E claro que dentro do mundo financeiro elas também têm o seu peso, trazendo à reflexão como serão os próximos passos desse setor.

Mesmo sendo de grande importância, nem sempre os departamentos financeiros, contábeis e de backoffice como um todo têm a atenção que precisam, já que “a velha maneira de se fazer as coisas” ainda vibra fortemente dentro das empresas. 

Pensando nisso, vamos olhar mais profundamente para uma peça essencial: a contabilidade. Toda empresa precisa de processos bem definidos, controles precisos, estratégias assertivas e segurança para a tomada de decisões e evolução da organização.

Primeiro, vamos responder a pergunta: o que a contabilidade faz?

De forma resumida, o pessoal do Portal Contábeis define a contabilidade como um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física. Em uma visão macro, é uma ciência que registra e avalia como e quão bem a entidade utilizou os recursos.

E por trás da contabilidade, existem profissionais que não apenas projetam números e balancetes, mas também podem ser um agente multiplicador de conhecimento e informações valiosas para a empresa.

Como tornar a contabilidade mais assertiva?

Uma das respostas possíveis para essa pergunta é: aplicando a contabilidade inteligente. Mas o que é isso?

Apesar da grande importância da projeção de números e das obrigações acessórias, a contabilidade pode ser muito mais. Por meio da Contabilidade Inteligente é possível que a empresa organize as informações financeiras do seu negócio de forma potencializadora, buscando insights e resultados mais precisos, transformando-os em informações de valor.

Mas, para que a contabilidade inteligente tenha espaço nas empresas, os profissionais precisam atuar de forma contínua nessa mudança. O trabalho do contador do futuro precisa urgentemente ir além das tarefas manuais e morosas; é preciso focar em atividades estratégicas.

Nesse vídeo do SevilhaContabilidade você encontra um conteúdo bem completo sobre as habilidades para os contadores do futuro:

Os ganhos com a contabilidade inteligente

A Contabilidade Inteligente, de modo geral, é uma ferramenta poderosa para oferecer mais segurança e transparência nos departamentos fiscais, contábeis, pessoais, entre outros.  Através da contabilidade inteligente, os gestores passam a ter mais confiança em seus dados e conseguem ser mais ponderados ao tomarem decisões financeiras para o negócio.

E como isso é possível? Vamos separar em 02 principais ações:

Informações financeiras assertivas e seguras

A Contabilidade Inteligente tem como uma das principais vantagens o fornecimento de informações assertivas, seguras, no momento oportuno e, principalmente, transparentes. Já defendemos muitas vezes em nossos conteúdos que a maioria dos dos problemas das grandes empresas estão nas tomadas de decisão sem embasamento em dados corretos.

Por isso, essa etapa da Contabilidade Inteligente é tão importante; se as informações financeiras refletem de fato a realidade e saúde financeira do negócio, com certeza os próximos passos da empresa serão dados de forma segura. Além disso, os gestores e os colaboradores serão motivados a buscar cada vez mais a assertividade em seus trabalhos.

Sucesso nos indicadores de desempenho

Além das informações financeiras bem estruturadas para tomada de decisão assertiva, o gestor terá, de fato, indicadores de desempenho que realmente dizem algo sobre o time e sobre o negócio. Métricas incorretas podem levar um negócio à falência!

Por isso, com base em indicadores reais e assertivos, o empresário enxerga seu negócio de forma completa, observando os pontos de melhoria e já pensando nos próximos passos a serem potencializados, impactando diretamente no crescimento do negócio.

alternative risk and strategy in business, business woman's hand

A força da contabilidade inteligente

Agora, vamos chegar a uma conclusão: a Contabilidade Inteligente deveria ser realidade em todas as empresas, não é? Independentemente do segmento e do tamanho da organização, ter uma boa gestão financeira é o mínimo necessário para que as empresas continuem a operar e a crescer.

Como implementar a contabilidade inteligente nas empresas?

O primeiro passo – e um dos mais importantes – é investir em ferramentas que de fato sejam parceiras nessa transformação. Tarefas manuais e processos descentralizados podem ser problemas sérios para qualquer empresa.

Por isso, defendemos que soluções como a Dattos podem empoderar os times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis.

Através da plataforma Dattos, os times financeiros e o contador do futuro podem garantir a precisão de seus dados contábeis para tomar decisões estratégicas em tempo real e gerir  relatórios personalizados para insights de alta qualidade!

Agende uma demo e descubra como a Dattos pode ajudar a sua empresa a ser mais estratégica através de uma Contabilidade mais Inteligente e assertiva!