Contabilidade do futuro: nós já chegamos lá!

people in the office
Neste conteúdo abordamos quais são os passos que o contador precisa dar em direção a uma contabilidade cada vez mais digital!

Compartilhe

Muito falamos sobre o futuro das organizações e como elas têm se encaixado em um mercado competitivo digitalmente. E é claro que cada vez mais acreditamos que a nossa era de conexão traz a necessidade de processos mais dinâmicos e dados mais assertivos.

Toda e qualquer transformação precisa de ideias inovadoras e ferramentas estratégicas para apoiarem esse movimento rumo ao futuro – que já chegou.

A contabilidade do futuro é digital e nós podemos provar isso!

Antigamente, os processos contábeis como um todo (composições de saldos, fechamento contábil, etc.) sempre foram extremamente burocráticos, diminuindo a produtividade dos times financeiros. Atividades manuais, informações financeiras descentralizadas e tempo perdido em tarefas repetitivas são, infelizmente, muito comuns dentro dos departamentos financeiros das empresas.

Entretanto, não podemos deixar de destacar um ponto muito importante: a digitalização dos processos contábeis veio para agregar valor à rotina dos contadores e não ameaçar seus empregos, como muitos podem pensar. Na verdade, a automação contábil e a contabilidade digital possibilitam novas oportunidades para que os profissionais exerçam papéis mais relevantes.

Por isso, a contabilidade do futuro nada mais é do que a busca por novas formas de se alcançar processos contábeis mais ágeis e assertivos, melhorando cada vez mais a conexão entre o contador, seu trabalho e o ganho para a empresa. 

Portanto, o contador pode olhar para a contabilidade do futuro como uma estratégia fundamental para seu crescimento e se manter competitivo e atualizado no mercado.

O futuro da profissão contábil

Nos últimos anos, algumas pesquisas têm mostrado que algumas profissões podem acabar e/ou sofrerem profundas alterações conforme o mundo se torna mais digital.

Então isso quer dizer que devemos nos preocupar? Não! Mas isso chama a atenção para a contabilidade e como ela é feita hoje em dia, ou seja, ela está perdendo espaço junto com processos burocráticos e atividades manuais e morosas.

Com isso, os contadores não se tornarão profissionais sem valor, mas atualizações e estudos precisam acontecer para que eles acompanhem o mercado.

at the office

Por que a contabilidade precisou mudar?

A Contabilidade, geralmente, acompanha as mudanças que acontecem na sociedade como um todo, fazendo adaptações ao longo do tempo de acordo com as demandas que surgem. E não é de hoje que a profissão passa por mudanças; a contabilidade sempre tentou acompanhar o mercado, visando as necessidades deste.

Por isso, conforme aparecem novas tecnologias e relações do colaborador com seu trabalho,  é compreensível que os departamentos também precisam fazer modificações na sua forma de trabalhar.

Ou seja, a contabilidade muda porque a sociedade também está mudando.

Futuro da Contabilidade: a Contabilidade 4.0

O que encontramos muito atualmente é o termo Contabilidade 4.0, que nada mais é do que uma forma de identificar todas as mudanças que estão acontecendo nas Ciências Contábeis e no mercado.

Dessa forma, quando falamos sobre a Contabilidade 4.0, estamos falando de novas tecnologias que envolvem automação e transformação digital. Ou seja, dos dois principais pilares que têm transformado a maneira como os profissionais estão trabalhando.

Ou seja, a transformação digital veio para substituir as atividades manuais e que consomem muito tempo dos contadores, permitindo que eles atuem de forma mais analítica. Ou seja, o contador pode começar a ser um profissional muito mais ativo nas ações e tomadas de decisões mais estratégicas dentro das empresas.

Quais habilidades serão exigidas na Contabilidade 4.0?

A partir da Contabilidade 4.0 – a contabilidade do futuro – algumas novas habilidades começarão a figurar entre as principais exigências para os contadores já que seus papéis serão cada vez menos burocráticos e mais analíticos.

Visão estratégica para o futuro da contabilidade

A partir do momento em que se tem disponível ferramentas de automação, o trabalho manual e burocrático diminui. É aí que o contador assume o papel que ele precisa: de um consultor e detentor de conhecimento capaz de gerar insights valiosos para a empresa.

Ou seja, além de olhar para as atividades rotineiras que compõem os ciclos contábeis, o profissional de contabilidade precisa ter uma capacidade analítica e estratégica, buscando constantemente por oportunidades assertivas e tomadas de decisões que sejam estratégicas para a organização. 

Já que a tecnologia cresce em alta velocidade e de forma exponencial, novas soluções estão sendo disponibilizadas para que essa mudança seja realidade nas empresas e para seus profissionais de contabilidade. Por isso, é essencial que os contadores se atualizem o tempo todo.

E esse é o real desafio! O profissional que for atrás e desenvolver essas habilidades, com certeza, terá destaque no mercado de trabalho. 

close up businessman hand moving the king in a chess game for w

E como a Dattos pode contribuir para a contabilidade do futuro?

A Dattos nasceu para empoderar pessoas a lidarem com problemas complexos de dados, ou seja, estamos atuando na raiz dos maiores problemas das grandes empresas: dados incorretos, processos manuais e tarefas repetitivas e passíveis de erros.

Por isso, acreditamos que processos mais rápidos, pessoas mais produtivas e decisões financeiras mais assertivas são fatores chave para o sucesso corporativo.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO e descubra como a Dattos pode ajudar a sua empresa a ser uma embaixadora da contabilidade do futuro!