O que é Conciliação Contábil?
A Conciliação Contábil é o processo de comparação entre informações internas e informações externas com precisão contábil. Este processo de conciliação é a checagem, com precisão contábil, no qual as empresas fazem para garantir que as demonstrações contábeis espelham a realidade da entidade dentro dos princípios, convenções e postulados contábeis.
O objetivo da Conciliação Contábil é simples: garantir que todas as informações financeiras das empresas estejam corretas. É a garantia que os times contábeis, fiscais e financeiros possuem ao informar o Balanço Patrimonial, que os saldos contábeis das empresas estão corretos – não negligenciando qualquer dever contábil ou tributário – e que a realidade financeira é aquela transmitida.
Em resumo: os saldos contábeis (débito e crédito) das empresas são averiguados através do processo de Conciliação Contábil que tem como objetivo periciar qualquer erro ou falha destes saldos que pode refletir no Balanço Patrimonial das empresas.
É função – em grandes empresas – que os times contábeis, fiscais e financeiros, garantam que todos os saldos contábeis e financeiros estejam corretos, sem nenhum negligenciamento (principalmente tributário), refletindo a realidade da empresa.