Como revolucionar o fechamento contábil da sua empresa!

programmer working in a software developing company
Este conteúdo aborda a importância do fechamento contábil desde sua origem, seus principais desafios e como ele pode se tornar um processo estratégico dentro das grandes empresas.

Compartilhe

Revolucionando a Conciliação no Fechamento Contábil

Em resumo, o fechamento contábil é um processo que tem o objetivo de avaliar a mutação patrimonial de uma empresa em um determinado período de tempo. É um momento em que são produzidos dados estratégicos de grande relevância para a administração do negócio, e que dão suporte para as decisões de negócio.

Se o fechamento contábil for conduzido corretamente e com assertividade, pode ser essencial para o sucesso de uma empresa. E é por isso que o fechamento contábil não pode ser feito simplesmente dentro de uma lista de tarefas e em uma planilha do Excel.

Nunca é demais lembrar que a precisão na entrega do fechamento contábil possui grande importância estratégica. E o motivo é simples: para a tomada de decisões, o empresário necessita conhecer, no detalhe, todas as informações referentes à situação patrimonial do negócio.

De forma surpreendente, ainda existem empresas que deixam os indicadores dos fechamentos contábeis em segundo plano. E isso é um grande erro.

annoyed arab man looking at documents, sitting at desk with laptop, having problem in online work at office
Muitas vezes, isso acontece porque a própria área contábil não dá a relevância que realmente deve ter dentro de uma organização empresarial e as maiores causas para que esse cenário são atrasos ou problemas no fechamento contábil.
Nesses casos, é comum que sejam criados departamentos específicos para criação e monitoramento de KPIs. São áreas inteiras que serão criadas, direta ou indiretamente, porque a morosidade, os erros ou a desorganização da área contábil efetivamente impedem que seja um departamento estratégico.

Devolvendo a importância estratégica aos times contábeis e ao Fechamento Contábil

É fato que o fechamento contábil está muito longe de ser uma entrega apenas contábil. Na realidade, ele deve ser visto como um recurso estratégico. Outro ponto importante é que o fechamento contábil precisa incluir os dados financeiros que acontecem em todos os departamentos da empresa, ou seja, o fechamento contábil também é um momento de produção e coleta de dados que precisa de atenção.
E é justamente essa necessidade de reunir dados e informações de diferentes departamentos que pode tornar o fechamento contábil um desafio para as equipes envolvidas. 

Geralmente, as empresas precisam recorrer às planilhas e às intermináveis reuniões de acompanhamento para buscar garantir que tudo seja visto, verificado e registrado a tempo para fechamento contábil.

Na prática, contudo, à medida que a complexidade aumenta, confiar em planilhas e no controle manual, torna-se um equívoco estratégico bastante relevante.

A conciliação é fundamental no Fechamento Contábil

Para que a contabilidade reflita fielmente a posição patrimonial da empresa, é fundamental que os saldos contábeis estejam perfeitamente conciliados com as informações de origem externa. Agora, a eventual falta de conciliações pode gerar desconfianças quanto às entregas da área contábil.

modelo social

Colocando o Excel em seu devido lugar

Na rotina do contador, existem três certezas: sempre haverá divergências a serem tratadas, sempre existirão novas normas fiscais para se incorporar nas rotinas do departamento, e sempre haverá planilhas em Excel. 

Essa ferramenta é, há décadas, efetivamente o pano de fundo para diversas atividades, funções e análises do contador. O grande problema é o input manual, o que torna seu uso arriscado para controle de tarefas, ou para o compartilhamento de informações entre departamentos.

Isso não significa que o Excel tenha se tornado obsoleto. Muito pelo contrário: para integrar todas as informações necessárias para o fechamento, você pode arquivar e contextualizar suas planilhas no Dattos Close™, nossa solução para o gerenciamento do fechamento contábil com velocidade e precisão, através de um método simplificado de conciliação e composição de saldos, dando visibilidade a todos os times.

Dessa forma, reunimos o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e a versatilidade do Excel, com a segurança e a abrangência de uma ferramenta de controle de última geração.

O desafio de organizar o Fechamento Contábil x Solução

Com o Dattos Close™, estão reunidos em um só lugar todos os checklists de fechamento, possibilitando ainda interface com sistemas e área para armazenagem de arquivos pertinentes para cada tarefa proposta.

Mas o Dattos Close™ vai além: enquanto os checklists representam os passos necessários para a conciliação e o fechamento, integramos com o seu ERP para efetivamente buscar os dados necessários para suas análises – enquanto evidenciamos todas as divergências que, à luz dos princípios contábeis, impedem o encerramento do período. 

Além disso, a plataforma de fechamento contábil permite atribuir tarefas a executores e revisores, com a programação de prazos e atualizações em tempo real do andamento do processo – tudo através de uma interface intuitiva e completa.

Por isso, à medida que automatizam esse processo de controle que, de outra forma, seria manual, garantimos inteligência: no fechamento contábil, nos entregáveis envolvidos e nos prazos das atividades que fazem parte do fechamento contábil como um todo.

Quer experimentar nossa Solução para Fechamento Contábil Gratuitamente?

Logo Dattos