Como realizar o Fechamento Contábil

Mulher realizando o fechamento financeiro
O fechamento contábil não é só necessário para “acumular” informações financeiras e “dar trabalho” para as equipes contábeis. Ele é uma ferramenta estratégica e poderosa.

Compartilhe

O fechamento contábil é, em resumo, uma análise de todas as informações geradas pelos processos contábeis, fiscais, trabalhistas e financeiros que acontecem dentro da empresa em um determinado período (geralmente mensal). Na prática, funciona como uma demonstração de como está a saúde da empresa, funcionando como um insight valioso para tomadas de decisões.

Reunir todos esses dados oriundos de diversos departamentos pode ser  um processo lento e pouco produtivo. Ainda que essa seja a realidade de muitas empresas, é indicado que busquem maneiras de centralizar o processo de fechamento e ganhar agilidade no mesmo.

Qual a importância do fechamento contábil?

O fechamento contábil não é só necessário para “acumular” informações financeiras e “dar trabalho” para as equipes contábeis. Ele é uma ferramenta estratégica e poderosa, que possibilita:

    • Identificar os possíveis problemas financeiros
    • Fazer as projeções da empresa para os meses seguintes
    • Orientar novas estratégias para melhorar os resultados do negócio
    • Atender às obrigações fiscais e/ou regulatórias
    • Mapear os departamentos da empresa em suas individualidades
    • Informações confiáveis para a tomada de decisões;
    • Uso mais eficiente dos recursos da empresa
Mulher trabalhando, conferindo contas pagas

Quem é responsável pelo fechamento contábil?

Um fechamento contábil depende da sinergia entre vários departamentos das organizações. Entretanto, nos times contábeis é que se concentram a maioria das atividades, com participação também do departamento financeiro.

Insights valiosos através do fechamento contábil

Dados financeiros assertivos  para a tomada de decisões nascem de um processo confiável de fechamento contábil. Garantir a qualidade dessas informações é importante quando pensamos em atender tanto aos órgãos regulatórios quanto aos interesses dos sócios e tomadores de decisões da empresa.

Vale a pena reforçar: o fechamento contábil é uma ferramenta estratégica e não apenas um amontoado de informações que foram colhidas sem propósito. 

Abaixo separamos um resumo e um checklist para um fechamento contábil de sucesso!

    1. Defina os responsáveis por reunir as informações de cada área
    2. Estabeleça uma data de entrega de todas as informações
    3. Organize os documentos necessários para o fechamento
    4. Faça a conciliação contábil dos saldos de caixa, contas-correntes e investimentos
    5. Documente também os insights encontrados e compartilhe-os
Homem e mulher analisando post it em uma parede de vidro

Obtenha um fechamento contábil otimizado

Com esses passos definidos, você pode começar a dividir as tarefas entre os membros da equipe. Com a ajuda de uma plataforma de fechamento contábil, você pode centralizar e ganhar produtividade no fechamento contábil concluindo as tarefas no período atual, liberando tempo dos times para verificar a exatidão e adequação de seus balanços, investigar discrepâncias e tomar ações necessárias.

Como a Dattos pode te ajudar

Através do Dattos Close, os times contábeis encontram uma solução para gestão do fechamento contábil que engloba as rotinas de composição de saldos suportes e conciliação de contas, centralizando as atividades e documentos envolvidos no processo de fechamento. Além disso, com o Dattos Close, acabam os problemas de prazo e falta de padronização no processo do fechamento contábil.