Como o continuous accounting pode ajudar os departamentos contábeis no trabalho remoto

young woman working at home home office wwmgpr8
Agora é o momento certo para as organizações considerarem a mudança para o modelo do continuous accounting? Sem dúvida, é um momento tão bom quanto qualquer outro.

Compartilhe

Para as equipes contábeis, os primeiros meses de 2020 foram extremamente fora da curva. Com a chegada da pandemia causada pelo COVID-19, as grandes empresas se encontraram com uma necessidade até então desconhecida: o trabalho remoto.

Mesmo com o trabalho mudando do espaço físico para o virtual, as responsabilidades comuns que envolvem um fechamento contábil não pararam; pelo contrário, a pressão por entregas ficou maior.

Adotando o fechamento contábil virtual

Como é possível, então, realizar todo um fechamento contábil remotamente? Para as organizações que adotaram o modelo do continuous accounting, a resposta é: ”’muito possível”. 

A abordagem do continuous accounting propõe que cargas de trabalho sejam distribuídas uniformemente ao longo do período contábil e não concentradas no final do mês apoiando-se em três princípios: automação de processos contábeis repetitivos, eliminação dos gargalos e estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua.

A capacidade de capturar, validar e analisar dados continuamente de maneira precisa e de distribuir a carga de trabalho ao longo do fechamento pode significar a diferença entre um fechamento contábil preciso e assertivo, mesmo com as equipes espalhadas por todo o mundo.

Visões contábeis importantes

O continuous accounting também pode ser uma boa saída para empresas que precisam de visibilidade detalhada e atualizada de suas posições financeiras. Ser capaz de extrair insights de dados atualizados é uma fonte de vantagem competitiva em tempos normais. Durante o período atual de incerteza induzida pelo coronavírus, é uma grande ajuda para os executivos que precisam tomar decisões estratégicas rapidamente.

Preparando-se para um futuro contínuo

paper stickers with business strategy and laptop o 3pv78mw

Agora é o momento certo para as organizações considerarem a mudança para o modelo do continuous accounting? Sem dúvida, é um momento tão bom quanto qualquer outro. 

A jornada pode começar simplesmente revisando os processos do fechamento, para identificar itens que podem ser otimizados desde o começo. Distribuir essas tarefas com bastante antecedência pode ajudar os líderes a manter suas equipes remotas trabalhando de maneira constante e a manter a organização no caminho certo para um fechamento dentro do prazo. 

A pandemia de coronavírus trouxe um foco renovado para os benefícios de automatizar as muitas tarefas manuais do fechamento contábil, além dos benefícios óbvios de implementar tecnologias baseadas em nuvem para fazer isso.

Se utilizada uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações, os dados contábeis passam a ser centralizados e prontamente acessíveis de acordo com as funções e permissões dos colaboradores. 

A base de tudo isso é uma cultura forte e contínua que incentiva a colaboração entre os departamentos contábeis e as demais áreas da empresa. Cada pessoa deve compreender como sua função afeta o processo como um todo e ter autonomia para sugerir melhorias.

Maior qualidade de vida no trabalho

O continuous accounting aproveita os fluxos de trabalho criados para garantir um calendário de fechamento consistente e um período de fechamento tranquilo.

Quando as tarefas do fechamento são organizadas diariamente e o trabalho mais tedioso é automatizado, o time contábil pode se concentrar nas divergências, bem como identificar pontos que farão o processo funcionar com mais tranquilidade.

A adoção de tecnologias permite que os processos contábeis contínuos se tornem uma das melhores etapas de preparação que a equipe contábil pode realizar. Isso garante que os funcionários possam conduzir seus trabalhos com segurança e eficiência e que a empresa possa continuar funcionando e se transformando.

cheeful confident young businessman wears white sh 2021 04 06 03 43 09 utc

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.