Como modernizar o setor financeiro em 3 etapas

Como modernizar o setor financeiro em 3 etapas?

Por Mario Spicciati
Traduzido e adaptado por Aline Bresciani

As expectativas em relação à modernização vêm aumentando no mundo financeiro, e uma onda de tecnologias para as áreas da contabilidade e finanças chegou ao mercado como resposta a essas necessidades. Mas existe uma lacuna crescente entre as expectativas elevadas e a tecnologia financeira disponível de verdade para as equipes financeiras.

 

Revitalizar as tecnologias contábeis e financeiras pode parecer intimidador. Além da migração, existem os desafios de priorização do projeto e da continuidade de uso. Qualquer atualização requer um plano que identifique os problemas, os caminhos para resolvê-los, por onde começar e qual estratégia geral da organização pode ser adotada nesse momento.

Primeiro, corrija o fechamento financeiro

A maior oportunidade de mudança nas organizações financeiras é encontrada, geralmente, no fechamento financeiro. A automação desse processo pode reduzir o esforço manual de algumas tarefas em até 50% do tempo. Por meio desses dados, pode-se dizer que se o olhar da empresa se voltar para essas possibilidades, as organizações se concentrarão em aprimorar seus processos financeiros.

 

A automação ajuda as organizações a migrar para a contabilidade moderna, unificando seus dados e processos, automatizando o trabalho repetitivo e direcionando a responsabilidade pela assertividade das informações.

Em seguida, seja estratégico

Com os recursos liberados e o risco contábil diminuído graças à automação, as organizações contábeis podem passar para o passo dois, direcionando as estratégias futuras por meio de planejamento e análise.

 

 A automação ajuda os contadores a fazerem o que os levou à escolha da profissão em primeiro lugar: analisar exceções e divergências em vez de passar o dia tentando encontrá-las. Além disso, a automação ajuda o profissional a fornecer relatórios em tempo real que sejam realmente relevantes para as decisões da organização.

 

Análise eficazes e planejamentos assertivos dependem de dados de qualidade. Também é essencial abordar esse processo de maneira integrada, vinculando a estratégia do setor ao plano financeiro da empresa, garantindo o alinhamento e a colaboração entre as equipes.

Por fim, renove o coração do processo

Para evitar que a organização tenha qualquer interrupção durante a utilização do ERP, uma solução baseada em nuvem é o último passo no caminho para uma atualização das tecnologias para o departamento financeiro.

 

Mover o ERP para a nuvem é um passo essencial para organizações. Essa ação permitirá que as equipes com menos recursos obtenham atualizações automáticas, reduzam a dependência do TI interno e eliminem a necessidade de complementar o processo com planilhas via o uso de integrações nativas via web (APIs).

Reunindo tudo

A automação financeira é a chave para garantir que processos mais efetivos sejam implementados. A tecnologia oferecida para as áreas de contabilidade e finanças traz benefícios poderosos e com a adoção da nuvem, por exemplo, são mais viáveis do que nunca. O desafio é integrar e sequenciar as atualizações para garantir que todas as peças se encaixem e agreguem valor umas às outras dentro das equipes.

 

O valor não está apenas nos sistemas e sim como eles trabalham juntos e os pontos de integração entre eles. Com a necessidade dos líderes financeiros de tomar decisões mais rápidas e estratégicas, o uso das tecnologias disponíveis para mercado financeiro nunca foi tão importante.

Fale com os nossos consultores e conheça o Dattos Task List

Conheça o nosso Blog

Nós acreditamos que o conhecimento é importante para todos! Por isso, desenvolvemos diversos conteúdos no Blog Dattos para que todos tenham acesso às informações e consigam aprimorar cada dia mais o mercado. Confira abaixo: