As informações do fechamento financeiro são parte integrante das demonstrações financeiras. Permite que as equipes relatem números precisos que auxiliam nas decisões estratégicas de negócios para o crescimento organizacional. Esses resultados chegam aos contadores, que compilam e processam as informações.
Atualmente, as áreas contábeis e financeiras das organizações estão passando por processos de fechamento remoto. Isso levanta a questão: é possível realizá-lo com confiança durante essa crise?
A resposta é sim. É possível um fechamento virtual preciso. Mas, para conseguir tal feito, é preciso começar com a mudança dos processos para que estes se tornem mais assertivos.
O que é fechamento financeiro remoto?
O fechamento financeiro remoto é o monitoramento e execução dos processos de fechamento financeiro feito em um ambiente virtual e distribuído entre os colaboradores que estão executando suas atividades remotamente.
Isso significa que as equipes financeiras podem unificar dados e processos em sistemas diferentes mesmo trabalhando em suas casas, com visibilidade e relatórios de todas as atividades.
Por que as equipes de contabilidade precisam de processos virtuais de fechamento
Considere a carga de trabalho de sua equipe financeira hoje, mesmo com o mínimo de automação. Para muitas organizações, o fechamento atual continua a incluir tarefas com muita mão-de-obra que ainda dependem de listas de verificação contrastantes, departamentos descentralizados, longos e-mails, muitas reuniões, reconciliações de contas, tarefas de fechamento e muito mais.
Agora, considere as horas gastas nessas atividades e como elas podem ser melhor alocadas para atividades de maior valor agregado nas suas funções financeiras e contábeis.
Igualmente importantes são os gargalos no processo, como:
- Atrasos na obtenção de informações críticas de outros departamentos da empresa
- Vários sistemas ERP e ERPs caindo em momentos inoportunos
- Nenhuma visibilidade no calendário e status de fechamento contábil
- Sendo insuficiente
- Silos criados em todas as suas equipes de finanças e contabilidade
Então, por onde começamos? Como podemos permitir um fechamento remoto eficiente e contínuo, a partir de onde as equipes estão trabalhando?
Um fechamento financeiro remoto eficiente
Considere o objetivo principal da contabilidade: fornecer uma análise precisa e em tempo real do desempenho financeiro geral da organização. No entanto, muitas equipes ainda lutam com processos de décadas e tarefas manuais demoradas, que se tornaram ainda mais complicadas com uma força de trabalho distribuída remotamente.
A eficiência do fechamento virtual oferece um processo mais rápido, mais assertivo e unificado. Essa abordagem moderna incorpora automação, controles e tarefas de final de período nas atividades diárias, permitindo que o rígido calendário contábil espelhe mais de perto os negócios mais amplos.
Ele transforma a maneira como os processos de negócios funcionam, enfatizando o processamento em tempo real e análises mais profundas. O resultado é um fechamento mais eficiente, finanças mais precisas e uma organização mais eficaz.
Construindo sua base para uma transformação virtual próxima
Se você não estiver pronto para iniciar uma transformação financeira digital em sua organização, como a criação de um processo virtual de fechamento, poderá começar a criar uma base – e isso será particularmente crítico, pois continuamos a ajustar o trabalho e o fechamento remotamente .
Concentre-se em seus contadores e nas tarefas de final de mês e pergunte-se: quais tarefas estão prontas para automação? Quais tarefas podem ser feitas no início do mês?
Execute algumas tarefas semanalmente, converse constantemente com sua equipe, envolva-a no processo e ofereça oportunidades de reequilíbrio. Quando estiver pronto para a automação completa, você já terá uma base firme.
Leia a Parte 2 desta série para aprender três maneiras essenciais de permitir um fechamento virtual mais inteligente, além de capacitar seus colaboradores.