Como fazer seu Fechamento Financeiro Remoto?

Fechamento financeiro remoto

As informações do fechamento financeiro são parte integrante das demonstrações financeiras. Permite que as equipes relatem números precisos que auxiliam nas decisões estratégicas de negócios para o crescimento organizacional. Esses resultados chegam aos contadores, que compilam e processam as informações. 

 

Atualmente, as áreas contábeis e financeiras das organizações estão passando por processos de fechamento remoto. Isso levanta a questão: é possível realizá-lo com confiança durante essa crise?

A resposta é sim. É possível um fechamento virtual preciso. Mas, para conseguir tal feito, é preciso começar com a mudança dos processos para que estes se tornem mais assertivos.

O que é fechamento financeiro remoto?

O fechamento financeiro remoto é o monitoramento e execução dos processos de fechamento financeiro feito em um ambiente virtual e distribuído entre os colaboradores que estão executando suas atividades remotamente.

Isso significa que as equipes financeiras podem unificar dados e processos em sistemas diferentes mesmo trabalhando em suas casas, com visibilidade e relatórios de todas as atividades.

Por que as equipes de contabilidade precisam de processos virtuais de fechamento

Considere a carga de trabalho de sua equipe financeira hoje, mesmo com o mínimo de automação. Para muitas organizações, o fechamento atual continua a incluir tarefas com muita mão-de-obra que ainda dependem de listas de verificação contrastantes, departamentos descentralizados, longos  e-mails, muitas reuniões, reconciliações de contas, tarefas de fechamento e muito mais.

 

Agora, considere as horas gastas nessas atividades e como elas podem ser melhor alocadas para atividades de maior valor agregado nas suas funções financeiras e contábeis.

 

Igualmente importantes são os gargalos no processo, como:

 

      • Atrasos na obtenção de informações críticas de outros departamentos da empresa
      • Vários sistemas ERP e ERPs caindo em momentos inoportunos
      • Nenhuma visibilidade no calendário e status de fechamento contábil
      • Sendo insuficiente
      • Silos criados em todas as suas equipes de finanças e contabilidade

Então, por onde começamos? Como podemos permitir um fechamento remoto eficiente e contínuo, a partir de onde as equipes estão trabalhando?

Um fechamento financeiro remoto eficiente

Considere o objetivo principal da contabilidade: fornecer uma análise precisa e em tempo real do desempenho financeiro geral da organização. No entanto, muitas equipes ainda lutam com processos de décadas e tarefas manuais demoradas, que se tornaram ainda mais complicadas com uma força de trabalho distribuída remotamente.

 

A eficiência do fechamento virtual oferece um processo mais rápido, mais assertivo e unificado. Essa abordagem moderna incorpora automação, controles e tarefas de final de período nas atividades diárias, permitindo que o rígido calendário contábil espelhe mais de perto os negócios mais amplos. 

Ele transforma a maneira como os processos de negócios funcionam, enfatizando o processamento em tempo real e análises mais profundas. O resultado é um fechamento mais eficiente, finanças mais precisas e uma organização mais eficaz.

Construindo sua base para uma transformação virtual próxima

Se você não estiver pronto para iniciar uma transformação financeira digital em sua organização, como a criação de um processo virtual de fechamento, poderá começar a criar uma base – e isso será particularmente crítico, pois continuamos a ajustar o trabalho e o fechamento remotamente .

Concentre-se em seus contadores e nas tarefas de final de mês e pergunte-se: quais tarefas estão prontas para automação? Quais tarefas podem ser feitas no início do mês?

 

Execute algumas tarefas semanalmente, converse constantemente com sua equipe, envolva-a no processo e ofereça oportunidades de reequilíbrio. Quando estiver pronto para a automação completa, você já terá uma base firme.

 

Leia a Parte 2 desta série para aprender três maneiras essenciais de permitir um fechamento virtual mais inteligente, além de capacitar seus colaboradores.

Conheça o nosso Blog

Nós acreditamos que o conhecimento é importante para todos! Por isso, desenvolvemos diversos conteúdos no Blog Dattos para que todos tenham acesso às informações e consigam aprimorar cada dia mais o mercado. Confira abaixo: