Como aumentar a colaboração do seu time no processo de fechamento financeiro

young employees sitting in the office at the table and using a laptop, a team work brainstorming meeting concept.
Ainda que a equipe financeira de uma organização seja bem estruturada, se ela encontrar atividades morosas dentro do fechamento financeiro, provavelmente ficará atrás das equipes que tem uma plataforma que faça o gerenciamento do fechamento como um todo.

Compartilhe

Engajar os times contábeis durante o fechamento é uma das tarefas mais importantes e difíceis de se realizar. No meio desse desafio, existem diversas situações que estressam e desmotivam os colaboradores: processos burocráticos, prazos curtos, atividades repetitivas e longas jornadas de trabalho.

Dentro de tantas tarefas para as equipes contábeis, o fechamento financeiro como um todo é o ponto mais crítico. Ainda que a equipe financeira de uma organização seja bem estruturada, se ela encontrar atividades morosas dentro do fechamento financeiro, provavelmente ficará atrás das equipes que tem uma plataforma que faça o gerenciamento do fechamento como um todo.

Somado a essas dificuldades, o mercado aponta constantemente para uma necessidade de mudança. O que antes se escutava apenas como “novas tecnologias” aplicadas a outros setores das grandes empresas, hoje os times contábeis também participam ativamente da transformação digital. 

A realidade das grandes empresas

Muitas vezes, o que se encontra na maioria das empresas são departamentos engessados e burocráticos; com certeza, esse cenário só encaminha os colaboradores para um caminho mais desmotivador.

Entretanto, no mercado já existem ferramentas completas, que podem conciliar todos os exercícios contábeis, analisar os planos de contas e ainda permitir que as os times se concentrem em atividades mais analíticas, otimizando o que antes eram longas jornadas para realizar todo o fechamento financeiro.

Aqui na Dattos acreditamos que times contábeis mais engajados podem ser um dos pontos de mudança mais eficazes dentro das grandes empresas. Com o Dattos Close™,, por exemplo, as equipes contábeis podem gerenciar o fechamento contábil com velocidade e precisão, através de um método simplificado de conciliação e composição de saldos, dando visibilidade a todos os envolvidos.

business people meeting conference discussion corp jxk5epd

A importância de ter um bom alinhamento com os times contábeis

A comunicação entre os times que fazem parte do fechamento contábil pode ser, muitas vezes, ineficaz. É muito importante mostrar a importância do trabalho das equipes contábeis para o crescimento da empresa que eles fazem parte. 

Faça reuniões para ajudar com as divisões das tarefas, alinhe prazos e promova a importância que os times têm dentro da organização. Infelizmente, é muito comum encontrar casos em que os responsáveis pelo fechamento financeiro não conhecem 100% o modelo de negócio.

A Solução da Dattos

Com o Dattos Close™,, as equipes contábeis têm visibilidade de como o fechamento contábil está progredindo em relação aos prazos definidos para as conciliações contábeis e fluxos de aprovação. 

Além disso, é possível identificar tarefas pendentes em um único dashboard e garantir que os membros da equipe cumpram os prazos e identifiquem oportunidades de realocar recursos para garantir que o fechamento seja concluído em tempo hábil, todos os meses.

Se os times contábeis estão bem armados para realizar o fechamento contábil, os ganhos são enormes: 

    • Confiança nos dados contábeis e redução de risco e fraudes 
    • Aumento no nível de governança e compliance 
    • Redução do prazo de fechamento e empoderamento do time para identificar os pontos que precisam ser melhorados e atender ao período de fechamento, formando uma equipe de boa performance.

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.