Como as grandes empresas podem tornar o Fechamento Contábil menos estressante

woman analyzing problem with a document 3fqmas3
Nesta postagem descrevemos algumas práticas recomendadas para tornar o Fechamento Contábil menos estressante.

Compartilhe

Mesmo com os avanços tecnológicos, o Fechamento Contábil pode ser um processo estressante, que gera retrabalho e muitas horas gastas em rotinas repetitivas e morosas para o time contábil.

As empresas há muito buscam maneiras de agilizar os processos para que as equipes contábeis possam gastar menos tempo coletando dados e mais tempo fazendo análises para o benefício da organização. 

Realizar um fechamento contábil rapidamente dá aos colaboradores a oportunidade de encontrar erros e exercer ações corretivas o mais rápido possível. Isso resulta em eficiência e, por sua vez, economia de custos. Além disso, também libera o departamento de contabilidade para dedicar mais tempo ao fornecimento de melhores informações à administração da empresa.

Apesar das melhorias disponíveis que os departamentos contábeis podem fazer, o processo de fechamento contábil ainda provoca estresse considerável. Em 2017, uma pesquisa da FloQast relatou que 88% dos profissionais de contabilidade e finanças foram impactados negativamente pela pressão de realizar .

Existem muitos obstáculos que impedem um processo de fechamento contábil mais rápido e menos estressante. Entre eles estão:

    • A complexidade dos padrões contábeis e regulamentações fiscais
    • Dificuldade de obtenção de informações fora do departamento de contabilidade
    • Trabalhar em plataformas de software legadas incompatíveis

O aumento da velocidade e da necessidade de se obter boa precisão no fechamento pressiona ainda os funcionários que já podem ficar estressados. Na pesquisa, 82% dos profissionais de contabilidade e finanças relataram um impacto pessoal negativo quando o assunto é trabalhar em um processo de fechamento. Encontrar o equilíbrio certo entre velocidade, precisão e necessidades dos colaboradores é fundamental.

Logo abaixo, descrevemos algumas práticas recomendadas para tornar o Fechamento Contábil menos estressante:

Melhore e unifique seus processos

É extremamente importante que os departamentos contábeis conheçam e tenham controle sobre os seus processos contábeis. Processos unificados podem tornar os departamentos responsáveis pelo fechamento muito mais assertivos e otimizados. Conforme os dados chegam de forma rápida e correta até as equipes, o fechamento contábil da empresa vai sendo otimizado, eliminando o retrabalho e ganhando produtividade.

Entretanto, para que a integração e padronização desses processos realmente dê certo, é preciso ter uma plataforma de gestão de fechamento contábil que faça essa centralização e gestão. Com o Dattos Close™, é possível fazer uma gestão do fechamento contábil que engloba as rotinas de composição de saldos suportes e conciliação de contas, centralizando as atividades e documentos envolvidos no processo de fechamento. Tudo isso traz mais segurança e credibilidade para o fechamento contábil, liberando as equipes a serem mais estratégicas para o crescimento do negócio.

group of successful businesspeople feeling happy t w89fgrl

Use a tecnologia a seu favor

A integridade e a velocidade dos dados aumentam conforme os processos manuais, como planilhas, são substituídos por plataformas mais completas. Embora as planilhas sejam uma ferramenta útil, elas podem estar sujeitas a erros e não têm como rastrear as alterações feitas nelas.

Hoje, melhorar a produtividade de qualquer negócio e/ou equipe contábil sem o auxílio da tecnologia é praticamente impossível (principalmente na rotina de grandes empresas). Com a adoção de tecnologias, o gerenciamento do fechamento contábil se torna muito mais produtivo. O Dattos Close™ é uma solução que, através de um método simplificado para verificar a exatidão e adequação de seus balanços, dá poder ao time contábil para investigar discrepâncias, anexar documentação suporte e tomar as ações necessárias em um espaço de trabalho unificado e intuitivo.

Sobre a Dattos

Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.