A transformação digital na contabilidade está redefinindo a maneira como as empresas gerenciam suas finanças. Adotar tecnologias digitais pode otimizar processos, melhorar a precisão dos dados e proporcionar insights valiosos para a tomada de decisões. Neste artigo, vamos explorar como você pode implementar essa transformação em sua empresa.
Transformação digital na contabilidade: qual o panorama atual?
O mercado financeiro, nos últimos anos, também se tornou um dos protagonistas de diversas transformações. O que antes se escutava apenas como “novas tecnologias” aplicadas aos setores mais variados das empresas, hoje o setor financeiro também participa ativamente dessa tal transformação digital.
Atualmente, o setor tem procurado mudar seu mindset em relação à adesão de novas tecnologias, ao uso de dados complexos para melhorar os relatórios e ao uso do tempo das equipes financeiras para trazer respostas mais eficazes e assertivas.
Quando falamos de contabilidade, especificamente, já é possível encontrar ferramentas completas, que podem conciliar todos os exercícios contábeis, analisar os planos de contas e ainda permitir que as os times se concentrem em atividades mais analíticas, otimizando o que antes eram longas jornadas para realizar todo o fechamento financeiro.
Como começar a organizar a transformação digital na contabilidade?
Nós montamos um checklist com os 04 pilares para você dar os primeiros passos na transformação digital da sua empresa e as 12 perguntas que vão dar o direcionamento que você precisa:
Certamente, para cada questão, é necessário levantar muitos outros pontos que são atrelados aos diversos desafios que cada setor possui. Entretanto, os passos para a transformação digital precisam dessa análise cuidadosa e as respostas para essas perguntas precisam ser trabalhadas em conjunto com os times financeiros.
Qual a relação entre o continuous accounting e a transformação digital na contabilidade?
Traduzida do inglês, o Continuous Accounting – ou “Contabilidade Contínua” – é um abordagem mais recente com o objetivo de gerenciar e otimizar o ciclo contábil, o que pode ser um ponto chave para transformar o papel das funções contábeis mais estratégicas dentro das organizações.
Dentro da transformação digital, o Continuous Accounting incorpora automação, controle de tarefas e resultados mais assertivos para a contabilidade. Essa mudança de processo transforma a maneira como o negócio funciona, enfatizando que a organização é capaz de tornar o setor financeiro em um aliado poderoso para análises mais profundas e estratégicas que podem fortalecer os negócios da empresa.
O resultado é uma contabilidade mais eficiente, finanças mais precisas e uma organização mais eficaz.
A seguir, confira como o continuous accounting contribui para a eficiência dos times contábeis e fiscais.
Processos
Processos otimizados e automatizados ajudam a reduzir o risco, a melhorar a precisão das informações financeiras e aumentam a eficiência, beneficiando as áreas de contabilidade e finanças.
Equipes financeiras
A redução das cargas de trabalhos manuais libera os membros das equipes financeiras para serem mais analíticos, tornando-os mais produtivos e com abertura para transformarem suas habilidades em atividades focadas no negócio.
Tecnologia para a transformação digital na contabilidade
O uso da tecnologia para a automação dos processos mais complexos é extremamente benéfico para a organização. Sem a adoção das novas tecnologias disponíveis para o setor financeiro, não há transformação.
Assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil implementar o continuous accounting em sua empresa!
Qual o resultado para as empresas?
Não apenas transformação, mas revolução em toda a empresa. O fechamento financeiro mais ágil, assertivo e dentro do prazo, resulta na obtenção de relatórios financeiros precisos que possibilitam decisões mais estratégicas de investimento.
Como falamos no começo do texto, a prática exige concentração de grandes esforços para aplicar todos esses pontos nas rotinas contábeis. Sabe-se que problemas de qualidade dos dados são a causa raiz da maior parte das rotinas repetitivas que agregam pouco valor ao restante da empresa.
Por isso, é necessário estabelecer uma cultura de melhoria contínua, definir métricas e analisar o desempenho com frequência, para que a transformação seja prioridade.
Começando o Continuous Accounting no Fechamento Financeiro
Não existe fórmula secreta para a transformação digital na contabilidade. Existe preparo, trabalho duro e uma cultura bem estabelecida. Por isso, as equipes financeiras têm um papel muito maior do que se pensa.
Para se aplicar o Continuous Accounting, por exemplo, é necessário ter pessoas prontas e engajadas para comandarem essa transformação que, até aqui, ainda é sustentada por processos manuais morosos e complexos.
Da mesma forma, conforme a transformação digital avança, as áreas financeiras das organizações poderão voltar seu olhar também para o negócio. A partir dessas transformações, o que antes eram números jogados em planilhas, agora podem se tornar evidências fundamentadas e objetivas para a tomada de decisões da organização.
O olhar que é voltado para o mundo das finanças sofrerá grandes alterações nos próximos anos: as empresas vão ter que se reinventar e adotar medidas para se manterem relevantes para os negócios. Mesmo que seja um grande desafio, essas mudanças serão bem-vindas no futuro.