Contabilidade de nicho: entenda tudo sobre a personalização dos serviços contábeis!

21 de novembro de 2022
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Contabilidade de nicho: considerando o impacto da tecnologia, profissionais contábeis acompanham o cenário de inovações e as diversas mudanças para atender à complexidade das operações empresariais, do governo e da legislação.

Dessa maneira, a atividade contábil evolui com alternativas para otimizar e garantir a confiabilidade das informações e dados tratados em seus relatórios, entregas de obrigações acessórias, gerenciamento dos tributos e na elaboração das demonstrações financeiras.

Nesse contexto, o empresário contábil, para ganhar destaque no mercado, precisa acompanhar as tendências e implementar estratégias a fim de captar clientes e garantir a continuidade do seu negócio.

Portanto, entender a contabilidade de nicho é muito importante nesse aspecto. Continue a leitura e confira detalhes sobre o mercado de serviços contábeis!

Contabilidade de nicho: o que é?

A contabilidade é uma ciência muito antiga. Inclusive, existem relatos de que as primeiras atividades contábeis tiveram início por volta de 2000 a.C., sendo associadas à necessidade do homem em mensurar seu patrimônio, analisar e controlar as movimentações da época. Assim como também estipular os valores para as trocas de mercadorias, tais como eram realizadas as operações mercantis.

No Brasil, em 22 de setembro de 1945, foi criado o primeiro curso de Ciências Contábeis, sendo comemorado nessa data o Dia do Contador. Além disso, em 26 de março de 2011 foi aplicado o 1º Exame de Suficiência, com a finalidade de verificar as competências técnicas dos profissionais de contabilidade ingressantes no mercado contábil.

Hoje, o profissional contábil possui ampla área de atuação. Ele pode trabalhar com assessoria, auditoria, consultoria, perícia, entre outras opções. Da mesma forma, há a possibilidade de atuar em empresas públicas ou privadas.

Ainda, a contabilidade é uma atividade comum presente no cotidiano, sendo possível atender desde pessoas físicas até jurídicas e de quaisquer setores: serviços, comércio e/ou indústria.

Ao abrir um negócio ou escritório contábil, alguns empresários atuam no mercado de maneira geral, oferecendo serviços para todos os portes, setores e tipos de atividades.

Por outro lado, outros profissionais, acompanhando as tendências do mercado, escolhem algum nicho. Ou seja, prestam serviços para um grupo específico, a fim de atuar em uma determinada atividade, região, tributação ou porte de empresa. O que é chamado de contabilidade de nicho.

Porém, para isso, é preciso captar clientes com características similares para conseguir desenvolver serviços e soluções para um grupo em comum.

Quais as vantagens da contabilidade de nicho?

A competitividade do mercado faz com que as empresas desenvolvam estratégias para garantir a saúde e a continuidade da organização. Nesse contexto, a contabilidade de nicho personaliza produtos ou serviços contábeis, direcionando a atenção para um grupo de clientes

Assim, para definir o nicho é preciso analisar alguns aspectos, conforme listado a seguir:

Saiba como definir uma contabilidade de nicho

  • Geográfico: é importante considerar a região de atendimento – empresa situada em determinada cidade, estado ou região;
  • Porte de empresa: analisar qual é o tamanho da empresa para qual será direcionado o atendimento, verificando a demanda dos serviços e dados como valor do faturamento, quantidade de funcionários, documentos fiscais emitidos no período etc.;
  • Setor de atuação: analisar qual é a atividade exercida pela empresa, o tipo do serviço ou produto oferecido, a fim de compreender o cenário de obrigações a que a empresa estará sujeita e o nível de complexidade.
  • Estágio: definir quais tipos de serviços serão oferecidos e em qual nível de funcionamento da empresa: apenas processos de abertura, licenciamentos ou alterações societárias específicas, por exemplo: fusão, cisão e/ou incorporação.

Nos casos em que a organização ou empresa contábil tenha uma carteira de cliente em ramo de atuação diverso, torna-se interessante analisar o histórico das empresas ativas, com o objetivo de direcionar e garantir um nível de especialização necessário para atendê-las. 

Isso porque a qualidade e a especialidade nas atividades podem garantir o posicionamento no mercado, ganhando destaque com o conhecimento e facilidade para prestar ou executar serviços para atividades específicas.

Quais são os pontos de atenção da contabilidade de nicho?

Para definir o nicho contábil, é preciso ter em mente quais serviços a sua empresa ou organização contábil está preparada para executar ou, ainda, qual é o intuito de desenvolver o conhecimento específico. 

Ainda, é necessário acompanhar o mercado para decidir qual direcionamento será dado à organização contábil, com relação ao nicho de atendimento e à estratégia para captar clientes.

Além disso, manter a atualização profissional relacionada à legislação, bem como aplicar ferramentas e sistemas em apoio às rotinas operacionais, é essencial para contribuir com a qualidade na prestação dos serviços e garantir o destaque da organização no mercado.

Conforme destacado acima, a contabilidade possui uma ampla área de atuação, sendo os serviços fundamentais para manter a regularidade e contribuir com informações aos gestores para auxiliar nas tomadas de decisão e na saúde financeira da empresa.

Sendo assim, entre os serviços prestados, garantir a qualidade, a fim de ser reconhecido como referência nos serviços executados, deve ser uma das principais atividades de uma empresa contábil.

Tainara Carvalho é graduada em Ciências Contábeis, com MBA em IFRS e Contabilidade Tributária. Com experiência em escritórios de contabilidade e grandes empresas, atualmente atua como Analista de Negócios na Dattos S.A., integrando expertise contábil com visão estratégica.

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