Ciclo de composição de saldos é um aspecto fundamental da contabilidade que impacta diretamente na saúde financeira de uma empresa. Neste post, vamos explicar o que é o ciclo de composição de saldos, por que é tão importante para a gestão financeira e como gerenciar efetivamente este processo em seu negócio. Acompanhe!
Ciclo de composição de saldos: o que é?
O principal objetivo da contabilidade é refletir a posição patrimonial da empresa de forma autêntica e fiel. Por isso, é muito importante que os saldos contábeis estejam perfeitamente conciliados com as informações de origem externa que os suportam.
Uma verdade comum para os contadores e os auditores externos é: toda contabilidade precisa ter um suporte para validação. Dentro desse contexto, a composição de saldo de contas contábeis é uma tarefa extremamente importante para a contabilidade e o ciclo do fechamento.
Nas grandes empresas, não é atípico encontrar poucos processos bem definidos de governança, seguidos por auditorias que encontram erros na contabilidade. Geralmente, os processos de conciliações não são mapeados corretamente e isso pode trazer grandes prejuízos para as organizações.
Para que a contabilidade reflita fielmente a posição patrimonial da empresa, é fundamental que os saldos contábeis estejam perfeitamente conciliados com as informações de origem externa.
A eventual falta de conciliações irá fatalmente gerar desconfianças quanto às entregas da área contábil. E esse pode não ser o maior problema: o lançamento de informações imprecisas pode levar a estimativas de lucros e apurações de impostos diretos sobre bases erradas. E isso pode ocasionar multas para a empresa.
Quando falamos do ciclo de composição de saldos contábeis, os melhores modelos são aqueles em que passam por workflow de aprovações e validações, uma vez que se o time consegue assegurar a veracidade da composição, é mais fácil encontrar possíveis erros e ajustá-los rapidamente.
Para um correto ciclo de composição de saldos, fundamental para a realização do fechamento contábil, é preciso que a documentação-suporte seja reunida de forma completa. Nesse sentido, são necessários:
- Movimentação trabalhista
- Recibos de pagamentos de salários, férias, benefícios e outras despesas
- Movimentação fiscal
- Comprovantes de recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais
- Movimentação financeira comprovando despesas e receitas
- Controles de caixa e de recebíveis
- Controles referentes a estoque
Nesse cenário, já é possível contar com ferramentas que garantem movimentações financeiras refletidas nos registros contábeis da empresa, com praticidade e segurança, garantindo que o ciclo de composição de saldos seja feito de forma completa e sem erros, tornando o fechamento contábil mais preciso e assertivo.
Para isso, é preciso apostar na automatização do ciclo de composição de saldos.
O Dattos Close™ é uma solução voltada para gestão do fechamento e conciliação contábil, que traz visão do processo de conciliação, status das contas contábeis, workflow de aprovações, composição de saldos para ajuste, capa de conciliação e gerenciador de tarefas e um repositório de arquivos para anexo das evidências do processo.
A solução Dattos Close™ centraliza todas as contas, atividades e documentos suportes envolvidos no processo de fechamento contábil. Com o Dattos Close™, é possível também tornar os times contábeis mais produtivos, obtendo uma visão holística de todo o processo de fechamento, com atualizações em tempo real de seu andamento – tudo através de uma interface intuitiva e prática.
Sobre a Dattos
Criada em 2018, a Dattos é uma plataforma de gestão de fechamento e automação de conciliações que empodera times financeiros a tomarem decisões mais assertivas, sendo sua fonte de informações confiáveis. Nosso propósito é integrar pessoas e dados com o objetivo de otimizar processos financeiros, promovendo agilidade, confiabilidade e inteligência para tomadas de decisão em tempo real.