Os benefícios da Transformação Digital para a Conciliação Contábil

Equipe vendo planilhas sobre os benefícios da transformação digital

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Vivemos em um mundo rodeado por inovações tecnológicas. O conceito de disrupção (processo de criação de soluções acessíveis que desenvolve novos mercados e altera os rumos de um segmento) tomou conta do cenário econômico e, com isso, startups e empresas de todos os portes buscam lançar produtos cada vez mais inovadores, atendendo as demandas de consumidores exigentes e antenados com as tendências da tecnologia. Dentro deste contexto, observamos a necessidade da transformação digital e como incorporá-la à conciliação contábil.

 

Mas você sabe, de fato, como ocorre o movimento da transformação digital e de que modo esta ideia gera impactos na realidade das empresas e de nossa vida diária?

 

Neste artigo, abordaremos tudo que você precisa saber sobre o tema e de que forma ele impulsiona a competitividade de um departamento financeiro ou contábil.

O que é Transformação Digital?

De modo bastante objetivo, transformação digital se refere ao processo de implementar em um negócio soluções tecnológicas avançadas visando a melhoria de operações, a otimização na entrega de resultados e, consequentemente, o crescimento da empresa como um todo.

 

Pense, por exemplo, na realidade de empresas anteriores ao boom do mundo digital e da internet.

Ações que hoje podem ser realizadas com baixo custo operacional, de modo automatizado, ágil, e com risco reduzido ou mesmo nulo de falhas, antigamente demandavam o esforço de várias equipes, altos investimentos em atividades que, não necessariamente, eram o foco central do negócio, tempo e ainda podiam conter inconsistências que exigiam o retrabalho nos processos.

 

Neste sentido, a transformação digital passou a ser encarada por empresas mais atentas às tendências de inovação, como uma ferramenta de diferenciação de mercado e uma verdadeira oportunidade para que seus colaboradores possam se concentrar em ações criativas e no próprio desenvolvimento da inovação, deixando atividades operacionais a cargo de ferramentas e soluções mais eficientes.

 

Apesar disso, o processo de transformação digital ainda precisa se expandir consideravelmente para que possamos contar com um ambiente de negócios mais inovador. Para se ter uma ideia, segundo levantamento recente, apenas 3% das companhias globais implementaram um movimento de informatização e transformação digital completo em seus negócios.

 

Se sua empresa ainda não se preparou para a transformação digital, não perca tempo. Busque implementá-la antes que seja tarde e sua organização acabe ficando para trás em matéria de processos mais dinâmicos, ágeis e mentalidade inovadora.

Inovação Tecnológica e Conciliação Contábil

A boa notícia é que a rota da transformação digital já chegou para os principais setores de uma empresa, fator que permite empresas de todos os portes contem com o poder da automação para a gestão de suas operações.

 

No campo da conciliação de dados, por exemplo, é possível contar com soluções que automatizam todos os processos de conciliação contábil e ativos, batimento de impostos e organização da rotina fiscal, e, até mesmo questões de custódia, como termos de ações, proventos de Bolsa e BTC.

Pensando, especificamente, no âmbito contábil, é possível contar com ferramentas capazes de conciliar todos os seus exercícios contábeis, analisando seu plano de contas por meio de interfaces dinâmicas e sem a necessidade que você concentre equipes em longas jornadas para o fechamento de períodos contábeis.

 

Com a Dattos, você conta com tudo isso, e ainda a possibilidade de bater movimentos contábeis de contas com os movimentos de sistemas legados, tudo isso, eliminando a possibilidade erros manuais. Vale lembrar que, segundo levantamento da EY reconciliações manuais podem aumentar em até 59% os custos de um departamento financeiro.

 

Por sua vez, com uma solução automatizada, é possível reduzir em até 70% os gastos com processos de conciliação, incluindo aí o âmbito contábil. Todos estes benefícios em conjunto se traduzem em maior eficiência financeira para o seu negócio e uma oportunidade de direcionar seus esforços para criação de projetos inovadores.

As vantagens da automação para o processo de conciliação contábil

Para finalizar, separamos um quadro resumo com os principais benefícios que a automação motivada pela transformação digital pode trazer para a conciliação contábil em seu negócio:


  • Processos mais ágeis e automatizados;
  • Redução de custos operacionais (Em processos de reconciliação de dados como um todo, estes gastos podem cair em até 70%);

  • Padronização nas operações de conciliação dos exercícios contábeis;
  • Eliminação da possibilidade erros manuais e redução exponencial do retrabalho;
  • Controle preciso de informações;
  • Ganhos em eficiência e aproveitamento do tempo;
  • Possibilidade de direcionar suas equipes para o core business do negócio.

E então, o que você está esperando para transformar as rotinas de seu negócio?