Automação de Conciliação de Meios de Pagamento: o que é e como fazer?

close up businessman hand moving the king in a chess game for wi
Neste conteúdo abordamos porque é importante fazer a automação das conciliações relacionadas aos meios de pagamentos, ajudando a garantir uma transparência financeira para as empresas.

Compartilhe

O que são meios de pagamentos?

O pessoal da Vindi definiu os meios de pagamentos como formas de pagar e receber dinheiro, fazer transações e comercializar produtos e serviços. 

Aqui no Brasil temos diversas opções de meios de pagamentos e, quando falamos sobre o lado financeiro de uma organização, é essencial entender se de fato todos os dados estão corretos e refletem a verdadeira saúde financeira.

Conciliação de Meios de Pagamentos

Para sabermos se todas as transações financeiras estão de fato corretas, é preciso realizar a conciliação dos meios de pagamentos existentes dentro da empresa. 

Essa é uma prática extremamente básica e necessária, já que através dela conseguimos identificar todas as transações de vendas realizadas através de meios digitais, como as famosas maquininhas de cartão, Pix, e-commerce, QR Code, entre outros. 

 Esse tipo de conciliação ajuda a garantir a transparência e assertividade financeira, já que dessa forma todas as vendas podem ser registradas e averiguadas de forma correta, com uma fonte de informação segura. Além disso, é muito importante a empresa saber exatamente se o que ela vendeu está sendo recebido corretamente.

Se a sua empresa ainda não faz a conciliação de meios de pagamentos, você pode usar esse material como guia para te ajudar a começar essa implantação desses processos no dia-a-dia da organização.

Você já percebeu que a conciliação de meios de pagamentos é extremamente importante para a saúde e gestão financeira  de qualquer empresa, né?

Além dessa importância latente, fazer a conciliação de meios de pagamentos passou a ser ainda mais necessário em virtude da demanda crescente por diferentes formas de se pagar as contas. 

O PIX (pagamentos instantâneo), por exemplo, já movimentou quase R$ 7 bilhões desde sua criação. E a partir desses novos meios de pagamentos, o volume de transações (vendas) realizadas é cada vez maior.

Ou seja, ter o controle de todas as vendas e os valores envolvidos nela é imprescindível para que o negócio continue rodando. E é por isso que a conciliação de meios de pagamentos é tão importante.

Os desafios da conciliação de meios de pagamento

Mesmo falando de controle financeiro assertivo, geralmente, os donos, diretores financeiros e contábeis de grandes empresas (e de estabelecimentos no geral) acham que a conciliação de meios de pagamentos pode ser muito complexa. E nem se leva em conta o tempo gasto se elas forem feitas manualmente através de planilhas. Isso pode levar semanas ou até meses – além de grandes chances de erros e manipulações.

Por isso, ainda que o time financeiro seja bem estruturado, atividades manuais e conciliações feitas a partir de informações incorretas certamente trarão custos muito altos e problemas com a transparência financeira.

accounting

Os dados financeiros no centro da conciliação

Por causa do grande volume de informações oriundas dos processos de conciliação de meios de pagamentos, muitas vezes as empresas acabam saturando as equipes financeiras com várias demandas manuais. 

Pensando nisso, fica cada vez mais inviável mensurar de fato o esforço gasto e, ainda por cima, existe um risco enorme de se obter informações equivocadas e não receber de fato tudo aquilo que foi vendido.

Ou seja, se a organização não tiver nenhuma plataforma que ajude no processo de conciliação de meios de pagamentos, os times vão fazer todas as atividades manualmente. E isso, além de estressante, é perigoso e custoso!

Então, podemos concluir que a conciliação de meios de pagamentos é extremamente necessária e estratégica para a empresa obter, de fato, dados financeiros assertivos e uma gestão completa de suas entradas.

Evitando fraudes através da conciliação

Fraude financeira é algo que, com certeza, as empresas evitam. Cobranças indevidas e falta de controle de recebimentos também é outro ponto que pode ser crucial para a organização. 

Se os dados das transações (seja de cartão de crédito, PIX, débito, etc.) não forem registrados e conciliados corretamente, o retrato financeiro da empresa não será verdadeiro. E isso abre diversas possibilidades de fraudes e perdas de dinheiro.

A automação de conciliação de meios de pagamentos

Automação é o que defendemos. Se a organização utilizar uma solução de automação de conciliações, é garantido que todos os meios de pagamentos vão ser conciliados de forma completa e correta.

A automação de conciliação também permite que a complexidade em volta dessa atividade acabe; ou seja, não precisa se gastar muito tempo nesse processo, garantindo que não ocorra nenhuma perda ou divergência de informações no meio do caminho

Se você tem todo o controle de todas as particularidades que envolvem as transações dos meios de pagamento, já é um grande passo para uma gestão financeira mais assertiva. A conta é simples: 

Research

conciliações automatizadas

Bar Chart

produtividade da equipe

Invoice

garantia de recebimentos

Alarm

economia de tempo

Protection

segurança financeira

Como a Dattos pode ajudar a automatizar sua conciliação

Com uma solução que abrange toda a conciliação de meios de pagamentos é possível garantir que esses pontos citados acima sejam realidade. Aqui na Dattos temos o Dattos Recon, uma solução poderosa que ajuda grandes empresas a processar reconciliações críticas e com grandes volumes de dados financeiros.

Dentro do Dattos Recon, conseguimos atender as demandas pelas conciliações de meios de pagamentos de forma simples, completa e assertiva!

Agende uma demo!