Implementação do continuous accounting: confira 5 dicas

13 de agosto de 2021
5 minutos de leitura
passos-implementar-continuous-accounting
Tópicos

A implementação do continuous accounting pode transformar a forma como sua empresa lida com a contabilidade, otimizando processos e melhorando a precisão. Neste artigo, oferecemos 5 dicas rápidas para implementar essa metodologia eficazmente. Acompanhe!

Implementação do continuous accounting: por que fazer?

A forma de se fazer uma boa gestão financeira vem criando forças nos últimos anos. Trata-se de uma transformação digital no financeiro das organizações, baseada nos pilares da tecnologia e análise de dados que entregam cada vez mais insights para o crescimento das empresas.

Quando uma empresa passa por uma transformação nos departamentos contábeis e financeiros, o centro das operações do negócio passa a ser otimizado. Por isso, quanto menos ele se basear em operações manuais, repetitivas e pouco direcionadas, melhor para a saúde da organização..

Traduzida do inglês Continuous Accounting, a “Contabilidade Contínua” é uma metodologia que vem ganhando força no mercado estrangeiro e que tem o objetivo de gerenciar e otimizar o ciclo contábil, o que pode ser um ponto chave para transformar as funções contábeis em um papel mais estratégico dentro das organizações.

Desse modo, a implementação do continuous accounting é fundamental para as grandes empresas.

Como fazer a implementação do continuous accounting?

O conceito de continuous accounting incorpora automação, controle de tarefas e resultados mais assertivo, baseando-se nos seguintes princípios fundamentais:

1 – Análise do estado atual e projeção do futuro

Procure identificar quais são processos contábeis e fiscais mais complexos, ineficientes e arriscados. Alguns exemplos de processos ineficientes que são comumente citados são os processos manuais de geração de relatórios, rotinas de reconciliação em planilhas e captura de notas fiscais.

Depois, imagine qual seria o futuro ideal e desenhe seu plano. Comece com o processo mais simples de ser corrigido e quais as áreas com alta exposição ao risco. Depois, identifique os pontos críticos para revisão e investigação contínua.

2 – Automação de processos contábeis repetitivos e manuais

O continuous accounting implementa novas tecnologias que permitem automatizar tarefas repetitivas. No entanto, a abordagem não pretende automatizar todos os processos, mas todas as tarefas possíveis.

A automação ajuda a otimizar os dados contábeis, uma vez que os problemas de qualidade dos dados podem ser a causa raiz da maior parte das rotinas repetitivas que agregam pouco valor ao restante da empresa.

3 – Implementação do continuous accounting para atividades centralizadas e orientadas para o negócio

A implementação de novas tecnologias permite diminuir as cargas de trabalho ao longo dos períodos contábeis. Uma plataforma como a Dattos que é especializada em soluções para gestão do fechamento financeiro e automação de processos oferece a oportunidade de realizar várias transações contábeis, como reconciliações e alocações, diariamente ou semanalmente, em vez de concluir todas as transações no final de um ciclo contábil (por exemplo, final do mês).

A distribuição mais uniforme da carga de trabalho reduz o estresse dos funcionários e elimina erros desnecessários. Além disso, os relatórios passam a fornecer informações financeiras atualizadas aos gerentes da empresa. Assim, os gestores podem identificar rapidamente oportunidades ou abordar problemas.

4 – Monitoramento de métricas e resultados

Aproveite a atividade contínua para revisar constantemente a produção e investigar alertas de análise de fluxo, exceções e problemas. Além disso, é possível fazer os ajustes necessários em tempo real. Reveja constantemente os resultados de sua jornada de Continuous Accounting e identifique processos e lacunas que podem ser melhoradas.

5 – Estabeleça uma cultura de Continuous Accounting

A implementação do continuous accounting não é possível sem a criação de uma cultura adequada. A abordagem requer um ambiente dinâmico que tenha como objetivo principal a melhoria contínua. A introdução de uma nova cultura é necessária para superar a inércia e a consistência permanente que se atribuem ao funcionamento dos departamentos contábeis.

Certamente, a implementação do continuous accounting traz benefícios inegáveis para as empresas. A transição para esse método contábil é um grande salto estratégico dentro das grandes organizações, que pode ajudá-las a obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e se posicionarem em constante crescimento no mercado.

Assista ao vídeo abaixo e confira mais dicas valiosas sobre a implementação do continuous accounting!

Tainara Carvalho é graduada em Ciências Contábeis, com MBA em IFRS e Contabilidade Tributária. Com experiência em escritórios de contabilidade e grandes empresas, atualmente atua como Analista de Negócios na Dattos S.A., integrando expertise contábil com visão estratégica.

Publicações relacionadas

Como garantir uma preparação de dados mais eficiente com ETL?
10 de outubro de 2024
15 minutos de leitura
Fechamento contábil: o guia completo
12 de setembro de 2024
14 minutos de leitura
O que é LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e como elaborar sem erros?
10 de setembro de 2024
11 minutos de leitura
Tópicos

Receba nossas atualizações direto no seu e-mail