5 dicas rápidas para implementar o Continuos Accounting na sua empresa

five businesspeople having meeting in boardroom praes8j
A transição para esse método contábil é um grande salto estratégico dentro das grandes organizações, que pode ajudá-las a obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e se posicionarem em constante crescimento no mercado .

Compartilhe

A forma de se fazer uma boa gestão financeira vem criando forças nos últimos anos. Trata-se de uma transformação digital no financeiro das organizações, baseada nos pilares da tecnologia e análise de dados que entregam cada vez mais insights para o crescimento das empresas.

Quando uma empresa passa por uma transformação nos departamentos contábeis e financeiros, o centro das operações do negócio passa a ser otimizado. Por isso, quanto menos ele se basear em operações manuais, repetitivas e pouco direcionadas, melhor para a saúde da organização..

Traduzida do inglês Continuous Accounting, a “Contabilidade Contínua” é uma metodologia que vem ganhando força no mercado estrangeiro e que tem o objetivo de gerenciar e otimizar o ciclo contábil, o que pode ser um ponto chave para transformar as funções contábeis em um papel mais estratégico dentro das organizações.

O conceito de continuous accounting incorpora automação, controle de tarefas e resultados mais assertivo, baseando-se nos seguintes princípios fundamentais:

1 - Análise do estado atual e projeção do futuro

Procure identificar quais são processos contábeis e fiscais mais complexos, ineficientes e arriscados. Alguns exemplos de processos ineficientes que são comumente citados são os processos manuais de geração de relatórios, rotinas de reconciliação em planilhas e captura de notas fiscais.

Depois, imagine qual seria o futuro ideal e desenhe seu plano. Comece com o processo mais simples de ser corrigido e quais as áreas com alta exposição ao risco. Depois, identifique os pontos críticos para revisão e investigação contínua.

1

2 - Automação de processos contábeis repetitivos e manuais

O continuous accounting implementa novas tecnologias que permitem automatizar tarefas repetitivas. No entanto, a abordagem não pretende automatizar todos os processos, mas todas as tarefas possíveis.

A automação ajuda a otimizar os dados contábeis, uma vez que os problemas de qualidade dos dados podem ser a causa raiz da maior parte das rotinas repetitivas que agregam pouco valor ao restante da empresa.

3

3 - Atividades centralizadas e orientadas para o negócio

A implementação de novas tecnologias permite diminuir as cargas de trabalho ao longo dos períodos contábeis. Uma plataforma como a Dattos que é especializada em soluções para gestão do fechamento financeiro e automação de processos oferece a oportunidade de realizar várias transações contábeis, como reconciliações e alocações, diariamente ou semanalmente, em vez de concluir todas as transações no final de um ciclo contábil (por exemplo, final do mês).

A distribuição mais uniforme da carga de trabalho reduz o estresse dos funcionários e elimina erros desnecessários. Além disso, os relatórios passam a fornecer informações financeiras atualizadas aos gerentes da empresa. Assim, os gestores podem identificar rapidamente oportunidades ou abordar problemas.

4

4 - Monitoramento de métricas e resultados

Aproveite a atividade contínua para revisar constantemente a produção e investigar alertas de análise de fluxo, exceções e problemas. Além disso, é possível fazer os ajustes necessários em tempo real. Reveja constantemente os resultados de sua jornada de Continuous Accounting e identifique processos e lacunas que podem ser melhoradas.

5

5 - Estabeleça uma cultura de Continuous Accounting

A continuous accounting não pode ser implementada sem a criação de uma cultura adequada. A abordagem requer um ambiente dinâmico que tenha como objetivo principal a melhoria contínua. A introdução de uma nova cultura é necessária para superar a inércia e a consistência permanente que se atribuem ao funcionamento dos departamentos contábeis.

Certamente, a metodologia do continuous accounting traz benefícios inegáveis ​​para as empresas. A transição para esse método contábil é um grande salto estratégico dentro das grandes organizações, que pode ajudá-las a obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e se posicionarem em constante crescimento no mercado.

2