5 Cenários em que o Dattos Tasklist pode ser útil para o seu negócio

Time conhecendo o task list da plataforma Dattos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A adoção de tecnologias para otimização e melhorias em procedimentos internos tornou-se imprescindível para qualquer empresa que busca crescimento e qualidade nos seus processos.

Dentro desse conjunto, pensar e executar uma gestão eficaz é vital para garantir uma rotina corporativa saudável e produtiva. Analisando de forma mais profunda nessa necessidade, um ponto muito importante é saber gerenciar os fluxos de trabalho das equipes e integrar as tarefas de acordo com suas relevâncias, trazendo benefícios significativos para as organizações, tais como:

 

  • Gestão efetiva de tarefas das equipes;
  • Análises financeiras mais assertivas;
  • Tempo de fechamento otimizado;
  • Tomada de decisões mais confiáveis.

Pensando em como organizar as informações, acompanhar os processos e ganhar tempo também no gerenciamento das tarefas das equipes financeiras, o Dattos Task List vem ao encontro da necessidade de otimizar esses processos. Abaixo, listamos cinco cenários em que o Dattos Task List pode se tornar um poderoso aliado do seu negócio. 

1- Controle de Tarefas e Gestão de Fechamento

Os departamentos financeiros e contábeis lidam diariamente com um grande volume de tarefas que envolvem diversas áreas da empresa e vão desde a coleta e ajuste de informações, até a organização e entrega de documentos legais. As rotinas são intensas e, se não houver organização e controle de tarefas, o trabalho torna-se estressante. Nesse cenário, fazer um checklist de tudo o que precisa ser feito pode ajudar e muito o processo. 

 

Além de ajudar as equipes a direcionarem seus fluxos de trabalho, o módulo de gestão de tarefas da plataforma Dattos pode proporcionar uma gestão muito mais completa de todas as atividades do departamento e dos seus processos como um todo, garantindo que as demandas que são essenciais para o fechamento contábil sejam entregues no prazo.

 

Outra utilidade importante de um software de gestão de tarefas é melhorar o direcionamento e segregação de tarefas do dia a dia. Por isso, através do Dattos Tasklist é possível atribuir responsáveis por cada etapa da contabilização e centralizar as tarefas de fechamento, sinalizando prazos e níveis de importância.

Gestor passando tarefa para o funcionário sem o task list da Dattos

2- Gestão de calendário fiscal

Sabe-se que o Brasil é um país que possui uma extensa lista de obrigações fiscais. Por isso, o desafio no dia a dia é, justamente, garantir que todas elas estejam em dia.

 

O Dattos Tasklist pode ajudar a organizar todas as atividades voltadas para a apuração de impostos, geração de guias de recolhimento, gestão do fechamento fiscal mensal e prestação de contas com o Fisco. Dentro da plataforma, pode-se designar os responsáveis por cada etapa deste processo e por cada imposto específico.

 

Além disso, através do Dattos Tasklist, é possível criar e gerenciar um calendário fiscal com todos os documentos, obrigações e prazos a serem cumpridos, podendo os analistas anexar os comprovantes nas tarefas, sejam eles as guias geradas, ou recibos de obrigações acessórias declaradas, por exemplo.

Equipe otimizando tempo usando o task list da Dattos

3- Gestão de lançamentos manuais

Para os casos em que ocorrem lançamentos manuais, a troca de informações é vital. O Dattos Tasklist ajuda a identificar e atribuir cada etapa da contabilização manual, além de centralizar as discussões e justificativas sobre o processo.

 

As atividades dentro do Dattos Tasklist podem ser atribuídas desde a busca de informações e criação de relatórios suporte, até a escrituração do lançamento. Esse tipo de ação pode ajudar as empresas a alcançarem um nível excelente de padronização e organização dos processos manuais, garantindo que as informações sejam inseridas com mais assertividade e segurança.

Equipe feliz após maior assertividade usando o tasklist da Dattos

4- Gestão de investigação contábil

Depois dos passos dados para o fechamento financeiro, é necessário analisar se tudo que foi registrado/contabilizado está correto, se houve algum erro ou movimentação suspeita e se as informações estão conciliadas.

 

Esse processo pode ser extremamente cansativo e cercado por atividades repetitivas. Ao utilizar o Dattos Tasklist para distribuir essas tarefas, a gestão centralizada desse procedimento pode ser otimizada, garantindo que os colaboradores não fiquem sobrecarregados e possam compreender onde estão os eventuais erros e como direcioná-los da melhor forma.

Coordenadora passando atividade dentro do Tasklist da Dattos

5- Gestão de entrega para auditoria

Essa etapa é uma das que mais demanda atenção das equipes, uma vez que é a gestão de todas as tarefas compõem as informações a serem prestadas para a auditoria, ou seja, geração de documentos, entrega de comprovantes, contratos, explicação do processo de contabilização realizado e atendimento aos auditores durante todo o período de auditoria.

 

Por meio do Dattos Tasklist, é possível designar responsáveis por este acompanhamento e, também, visualizar como está a execução das tarefas solicitadas pelo auditor, bem como a realização de ajustes sugeridos pelo mesmo.

Auditoria com os dados certos e objetivos extraídos da plataforma Dattos

O benefício da automação e gestão de tarefas

Como falamos logo no começo deste texto, a adoção de tecnologias que transformem os processos das organizações é fundamental para o crescimento destas. Por isso, através do Task List, a Dattos continua entregando soluções que ajudem a tornar a gestão de processos mais centralizada e aumentar a produtividade das equipes financeiras.