Descubra 4 maneiras de melhorar a eficiência do time contábil e fiscal de grandes corporações

business marketing team discussion corporate concept

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Sem dúvidas, vivemos tempos imprevisíveis e que vêm exigindo que as grandes empresas estejam sempre um passo à frente. Por isso, o diferencial de muitas organizações está em valorizar o capital humano e – dentro do contexto dos departamentos contábeis e fiscais – buscar otimizações contínuas dos seus processos internos.

 

As equipes contábeis e fiscais não estão livres de situações estressantes. Burocracias, prazos apertados, atividades que demoram 2 ou 3 semanas para serem entregues, informações incompletas, entre tantas outras rotinas cansativas. 

 

Pensando nisso, separamos 4 dicas importantes que podem ser adotadas para potencializar a produtividade dos times contábeis!

1. INVISTA EM MELHORIAS DE PROCESSOS

 

Os colaboradores precisam entender quais são os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. Elaborar um mapeamento dos atuais processos, detalhá-los e automatizá-los  ajuda a reduzir o risco, a melhorar a precisão das informações financeiras e a aumentar a eficiência da equipe é um excelente caminho.

O time precisa entender que há um caminho claro na entrega de resultados, agregando valor real às atividades realizadas. Ao fazer isso, você precisa, junto com o time, levantar todos os processos que podem ser automatizados, evitando erros e liberando tempo para que a equipe seja muito mais analítica do que operacional.

2. AUTOMATIZE AS TAREFAS REPETITIVAS

 

Como citamos no ponto acima, em muitos segmentos, a automação pode elevar a produtividade das equipes contábeis e fiscais. Dentro de um fechamento financeiro, por exemplo, existem inúmeras atividades que despendem muito do tempo operacional dos times. Essa repetição é contraprodutiva e limitadora. 

 

Com o uso de plataformas de automação inteligente, as atividades manuais diminuem e os colaboradores podem ter tempo para identificar erros e tendências nos dados com mais facilidade, agilidade e rapidez.

3. INVISTA EM  NOVAS TECNOLOGIA

 

Novas tecnologias são essenciais para aumentar a eficiência da gestão do time contábil e fiscal.  Se uma organização investe em boas ferramentas tecnológicas, há maiores chances de tudo funcionar de forma rápida e segura.

 

Quando falamos de departamentos contábeis e fiscais, existem novas tecnologias disponíveis no mercado que apoiam a evolução do time. Se os colaboradores entenderem que a empresa apoia a evolução dos departamentos contábeis e fiscais, isso motivará a sentimento de pertencimento ao negócio, bem como aumentará a produtividade. Quanto mais a equipe está alinhada aos objetivos da empresa, mais ela estará capacitada para aproveitar todos os dados e gerar insights importantes a partir deles, tornando-se cada vez mais estratégicas para os negócios.

4. TRABALHE COM AUTONOMIA ENTRE OS COLABORADORES

 

Procure dar autonomia para que o time contábil e fiscal participe, planeje e busque melhorar todas as demandas que surgirão a partir dessa tentativa de melhorar a eficiência do time. Mostre para os colaboradores a direção que a empresa quer seguir e dê liberdade para que eles participem opinando sobre quais caminhos o departamento contábil e fiscal imagina seguir para que a empresa cresça.

 

Ajude-os a estabelecer indicadores de desempenho e pontos de melhoria contínua. Uma equipe com autonomia será capaz de enxergar como os processos podem ser otimizados, trazendo relevância para os negócios como um todo.

Dattos como parceira na transformação digital dos times contábeis e fiscal

Se você se interessa por esse tema e quer complementar a sua leitura, veja nosso e-book Times Financeiros mais ágeis e estratégicos para sua empresa.  Aqui no nosso blog, você encontra muitos outros conteúdos exclusivos que podem te ajudar a transformar o departamento contábil da sua empresa!

Automatização para tornar seu time contábil e fiscal mais produtivo

 

A plataforma Dattos automatiza todas as reconciliações de dados financeiros, contábeis e fiscais da sua empresa. Reconcilie, compare e consolide qualquer tipo de informação, automaticamente, em poucos minutos. Simplifique a gestão das rotinas de fechamento financeiro e conciliação de dados.

 

Agende uma demonstração e fale com um de nossos especialistas