05 benefícios da automação contábil

Os benefícios da automação
O principal objetivo deste texto é reforçar a importância da automação contábil para que o fechamento contábil seja mais assertivo para os times financeiros e para as grandes empresas.

Compartilhe

O setor financeiro vem caminhando em direção à necessidade de mudanças na adesão de novas tecnologias e na forma de analisar o crescente volume de dados complexos. 

As tecnologias baseadas em automação podem ajudar as equipes contábeis e fiscais a se tornarem mais estratégicas dentro das grandes empresas, podendo oferecer inteligência financeira, em tempo real, para os executivos.

Você vai ver nesse post porque automatizar os seus processos contábeis pode ser a chave de sucesso para o setor contábil da sua empresa!

1 – O fechamento financeiro automatizado
2 – Atendendo as demandas por informações mais rápidas e precisas no fechamento 
3 – O desafio da automação contábil para as grandes empresas
4 – Os 5 benefícios da automação contábil para o fechamento

O fechamento financeiro automatizado

O fechamento financeiro automatizado permite a elaboração de uma estratégia eficaz para o crescimento corporativo. A qualidade do fechamento é incorporada ao objetivo de agir estrategicamente, por isso os dados financeiros devem trazer inteligência para a tomada de decisões.

Ainda que a equipe financeira de uma organização seja bem estruturada, se ela realiza reconciliações manualmente, provavelmente ficará atrás das equipes daqueles que estão realizando o processo por meio de plataformas automatizadas. Isso ocorre porque as reconciliações financeiras realizadas de forma manual são demoradas, caras e sujeitas a erros humanos.

Equipe sem ferramentas de Automação contábil

Atendendo as demandas por informações mais rápidas e precisas no fechamento

Os executivos C-level exigem uma visão precisa e imediata do desempenho financeiro das empresas, e os órgãos reguladores esperam que as empresas revisem seus livros contábeis e divulguem as declarações de lucros rapidamente. 

Os processos de registro das informações estão no centro das operações financeiras, fornecendo os insights necessários sobre o desempenho estratégico, operacional e financeiro de uma empresa, permitindo que ela possa relatar como está sua saúde financeira.

As empresas capazes de automatizar seus processos financeiros estão mais preparadas para atender a esses desafios do mercado, buscando recursos aprimorados de fechamento financeiro e controle de custos.

As empresas capazes de automatizar seus processos financeiros estão mais preparadas para atender a esses desafios do mercado, buscando recursos aprimorados de fechamento financeiro e controle de custos.

Diminuir o tempo de fechamento é uma meta para quase todos os CFOs, Controllers e equipes contábeis. Realizar fechamentos com mais rapidez significa um processo mais eficiente, mais tempo para gerar insights e reduzir os custos gerais – desde que a assertividade do fechamento permaneça alta. 

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte com 600 líderes financeiros globais, as empresas gastam quase metade de seu tempo criando e atualizando relatórios de fechamento, e apenas uma fração desse tempo dedicado a descobrir insights nos dados – insights que podem ser vitais para os negócios.

O desafio da automação contábil para as grandes empresas

A reconciliação de dados é um componente crítico de grandes empresas, muitas organizações ainda dependem de processos manuais sujeitos a erros financeiros e a baixa produtividade das equipes. Os custos associados à reconciliação manual podem totalizar milhões, tornando o aumento da automação uma meta operacional e financeira extremamente importante.

Para as grandes empresas a reconciliação manual resulta em atrasos no fechamento financeiro, baixa qualidade de dados e equipes contábeis e fiscais preocupadas com atividades morosas e com pouco potencial analítico.   

Eliminar tarefas manuais, caras e demoradas do processo de conciliação não é tão fácil quanto parece. Os obstáculos principais são:

    • Dados imprecisos ou inconsistentes transmitidos pelos diversos setores da organização
    • Diferentes formatos de arquivo e vários sistemas que podem ou não ser interligados


Embora os padrões tenham ajudado, muitas transações ainda não podem ser reconciliadas automaticamente devido a dados incorretos ou ao fornecimento de dados não estruturados.

Research

Dados imprecisos ou inconsistentes transmitidos pelos diversos setores da organização

Backup

Diferentes formatos de arquivo e vários sistemas que podem ou não ser interligados


Embora os padrões tenham ajudado, muitas transações ainda não podem ser reconciliadas automaticamente devido a dados incorretos ou ao fornecimento de dados não estruturados.

Na prática, quais são os 5 benefícios da automação contábil que vão mudar suas rotinas de fechamento financeiro?

1 - Redução do tempo de fechamento usando automação

Para as equipes contábeis e fiscais, as soluções de automação reduzem o tempo e os recursos necessários para o fechamento. Estima-se que, em média, as grandes empresas perdem desnecessariamente de 3 a 5 dias para fechar a cada mês quando o processo de reconciliação é feito manualmente, por exemplo.

2 - Única fonte de informações em tempo real, integrando sistemas distintos

As empresas possuem diversos sistemas que não estão integrados. Com uma plataforma de conciliação contábil automatizada é possível integrar todos estes sistemas, centralizando a gestão e análise de reconciliações em um único lugar.

3 - Com a automação contábil use cada vez menos as planilhas e controles manuais

Os processos de conciliação de dados feitos em planilhas não possuem padronização e por isso sua empresa está sujeita a erros financeiros e a baixa produtividade das equipes contábeis e fiscais.

4 - Transparência nas informações financeiras

Ao automatizar e centralizar as informações financeiras, duas coisas são certas: redução do tempo total do fechamento e aumento da confiança nos dados financeiros. A transparência financeira é o principal sustento de uma organização e trabalhar com dados íntegros provenientes de sistemas automatizados é um dos pontos chaves para tomadas de decisões mais assertivas.

5 - Especialistas financeiros disponíveis para análises que agreguem valor ao negócio

É extremamente importante para as empresas construírem equipes contábeis e fiscais estratégicas. Quando as atividades e as rotinas do fechamento financeiro são automatizadas, é possível liberar o tempo da equipe para análises que agreguem real valor ao negócio.

Conclusão

Um fechamento financeiro automatizado permitirá que as equipes contábeis e fiscais respondam às mudanças e atendam às demandas dos stakeholders por relatórios mais rápidos, precisos e transparentes. Organizações com fechamento automatizado inspiram confiança em seus funcionários, clientes e investidores. 

Em última análise, um processo simplificado pode ajudar as organizações a concentrar seu tempo em análise estratégica para encontrar novas oportunidades de crescimento, como mudar ou criar novos modelos de negócios.